José Pedro Castanheira

O diálogo entre cristianismo e marxismo antes do 25 de Abril

| 25 Abr 2024

25 Abril capitular, 25Abril, Catarina Castel-Branco, Mendo Castro Henriques

Cartaz 50 anos do 25 de Abril, com desenho de Catarina Castel-Branco e frase de Mendo Castro Henriques, para exposição na Galeria Diferença, a partir de 23 Abril 2024, nos 50 anos do 25 Abril 1974. Imagem cedida pelos autores.

 

 

Era um jovem militante da Juventude Universitária Católica e esteve presente no debate entre o filósofo Mário Sottomayor Cardia e o padre João Resina, meses antes do 25 de abril de 1974 e sem ainda sonhar que o seu futuro passaria pelo jornalismo. A 24 de abril frequentou a última cadeira do curso de Economia, na véspera da sociedade portuguesa mudar e, com ela, a vida de José Pedro Castanheira.

Reformado, mas não retirado, o jornalista coordenou o livro que recuperou o debate de janeiro que queria perceber se um católico poderia militar em partidos de esquerda, socialistas ou mesmo partidos comunistas. O diálogo e a tolerância num debate de ideias mostrava então, como também deve mostrar hoje, que o respeito deve conduzir e chamar diferentes opiniões na construção social.

José Pedro Castanheira. Foto © Ecclesia

 

Uma entrevista de Lígia Silveira na Ecclesia, que pode ser ouvida em Alarga a tua tenda.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This