
Dadi Janki, presidente da Brahma Kumaris, que morreu em 2020, a comemorar o seu 100º aniversário, em 2016. Foto: Direitos reservados
São quatro pilares para alcançar as 36 virtudes divinas e é a eles que a Brahma Kumaris dedica as quatro conferências que assinalam os 40 anos da fundação, em Portugal, daquela Academia para um Mundo Melhor. O ciclo começa já neste domingo, dia 10, e prolonga-se até 29 de Maio.
“A consciência é a fundação” é o título da primeira conferência. Seguem-se os temas “Conhecer Deus, quem Ele é e como Ele é” (24 de Abril), “Actuar conhecendo os três aspectos do tempo” (15 de Maio) e “Servir a humanidade, doando as joias das virtudes” (29 de Maio). Os encontros decorrem sempre a partir das 18h, de forma presencial (na sede da associação, na Rua do Guarda Joias, 52, em Lisboa) ou através da página da Academia na internet.
A Brahma Kumaris (BK) pretende ajudar as pessoas interessadas, através do yoga e de oficinas de meditação sobre valores (cooperação, paz, harmonia, amor, felicidade etc), no processo de descoberta do seu mundo interior, reencontrando “os tesouros ilimitados dos valores inerentes à alma, o ser, o viajante eterno”
Em Portugal, a Brahma Kumaris conta com mais de 100 alunos em várias zonas do país (Lisboa, Odivelas, Samora Correia, Torres Novas, Porto, Covilhã, Beja e Faro) que, de forma voluntária, promovem a realização de actividades da BK. Mas, além desses, passam pelas suas realizações várias centenas de pessoas, explica ao 7MARGENS a directora nacional, Mara Gomes. O canal da associação no YouTube é outra das formas com que a BK chega a eventuais interessados.
Além das actividades realizadas nos seus diferentes centros, a BK tem também proposto outras em escolas e hospitais, num leque que abrange cursos ou sessões sobre auto-ajuda, pensamento positivo, bons relacionamentos, como vencer o stress, a arte como forma de expressão espiritual ou outros temas de espiritualidade.
A Brahma Kumaris é uma filosofia de vida que tem por meta oferecer ferramentas para o crescimento interior, equilíbrio e bem-estar de cada ser independentemente da sua idade, cultura, religião, etc.”, diz Mara Gomes.
Fundada em Lisboa em 1982, a BK representa em Portugal a Brahma Kumaris – World Spiritual University (Universidade espiritual mundial), fundada na Índia em 1937, e tem por objectivo “transmitir uma educação baseada em valores humanos e espirituais, para que todos os participantes, independentemente das suas idades, credos ou situação social, possam ir ao encontro do que há de melhor em si mesmos”.
Nas sessões que assinalam os 40 anos em Portugal, a BK contará com a participação de antigos professores da escola e responsáveis dos centros BK no país, que desenvolverão cada tema. Cada sessão prevê também uma actividade artística.