Brahma Kumaris assinala 40 anos

Os quatro pilares para as 36 virtudes divinas

| 9 Abr 2022

Dadi Janki, Presidente da Brahma Kumaris, que morreu em 2020, no seu 100º anivº. Foto: Direitos reservados

Dadi Janki, presidente da Brahma Kumaris, que morreu em 2020, a comemorar o seu 100º aniversário, em 2016. Foto: Direitos reservados

 

São quatro pilares para alcançar as 36 virtudes divinas e é a eles que a Brahma Kumaris dedica as quatro conferências que assinalam os 40 anos da fundação, em Portugal, daquela Academia para um Mundo Melhor. O ciclo começa já neste domingo, dia 10, e prolonga-se até 29 de Maio.

“A consciência é a fundação” é o título da primeira conferência. Seguem-se os temas “Conhecer Deus, quem Ele é e como Ele é” (24 de Abril), “Actuar conhecendo os três aspectos do tempo” (15 de Maio) e “Servir a humanidade, doando as joias das virtudes” (29 de Maio). Os encontros decorrem sempre a partir das 18h, de forma presencial (na sede da associação, na Rua do Guarda Joias, 52, em Lisboa) ou através da página da Academia na internet.

A Brahma Kumaris (BK) pretende ajudar as pessoas interessadas, através do yoga e de oficinas de meditação sobre valores (cooperação, paz, harmonia, amor, felicidade etc), no processo de descoberta do seu mundo interior, reencontrando “os tesouros ilimitados dos valores inerentes à alma, o ser, o viajante eterno”

Em Portugal, a Brahma Kumaris conta com mais de 100 alunos em várias zonas do país (Lisboa, Odivelas, Samora Correia, Torres Novas, Porto, Covilhã, Beja e Faro) que, de forma voluntária, promovem a realização de actividades da BK. Mas, além desses, passam pelas suas realizações várias centenas de pessoas, explica ao 7MARGENS a directora nacional, Mara Gomes. O canal da associação no YouTube é outra das formas com que a BK chega a eventuais interessados.

Além das actividades realizadas nos seus diferentes centros, a BK tem também proposto outras em escolas e hospitais, num leque que abrange cursos ou sessões sobre auto-ajuda, pensamento positivo, bons relacionamentos, como vencer o stress, a arte como forma de expressão espiritual ou outros temas de espiritualidade.

A Brahma Kumaris é uma filosofia de vida que tem por meta oferecer ferramentas para o crescimento interior, equilíbrio e bem-estar de cada ser independentemente da sua idade, cultura, religião, etc.”, diz Mara Gomes.

Fundada em Lisboa em 1982, a BK representa em Portugal a Brahma Kumaris – World Spiritual University (Universidade espiritual mundial), fundada na Índia em 1937, e tem por objectivo “transmitir uma educação baseada em valores humanos e espirituais, para que todos os participantes, independentemente das suas idades, credos ou situação social, possam ir ao encontro do que há de melhor em si mesmos”.

Nas sessões que assinalam os 40 anos em Portugal, a BK contará com a participação de antigos professores da escola e responsáveis dos centros BK no país, que desenvolverão cada tema. Cada sessão prevê também uma actividade artística.

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This