Crianças em risco

Papa alerta para “grave crise” de fome no Tigré

| 14 Jun 2021

massacre tigre etiopia Foto Tigrai Media House

Papa preocupado com situação dos habitantes da região do Tigré, na Etiópia.

 

O Papa Francisco alertou neste domingo, 13, para a “grave crise” na região etíope do Tigré, onde há milhares de crianças em risco de morrer à fome. “Há carestia, hoje, há fome”, afirmou, após a recitação do Angelus.

Perante centenas de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, o Papa afirmou que a região do Tigré é “atingida por uma grave crise humana, que expõe os mais pobres à carestia”.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou esta sexta-feira que cerca de 30 mil crianças subnutridas correm o risco de morrer à fome, na Etiópia.

“Rezemos juntos para que cesse imediatamente a violência, que sejam garantidas a todos a assistência alimentar e sanitária e se retome, o mais rapidamente possível, a harmonia social”, apelou Francisco.

A este propósito, o Papa agradeceu a todos os que trabalham para “aliviar os sofrimentos” da população.

O Vatican News, portal de notícias do Vaticano, que cita missionários católicos no terreno, diz que o cenário no Tigré é marcado por “escolas destruídas ou ocupadas por pessoas deslocadas e famílias desaparecidas”.

Um conflito entre o exército e as forças locais rebentou há sete meses e mais de 90% da população do Tigré precisa de assistência alimentar neste momento, segundo o Programa Alimentar Mundial da ONU.

O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, lançou uma ofensiva militar contra as forças leais ao ex-partido do governo local, Frente de Libertação do Povo Tigré (TPLF), após meses de tensões com o governo central da Etiópia.

 

E quando o Papa nos ler sobre o Sínodo?

E quando o Papa nos ler sobre o Sínodo? novidade

  O surgir da hipótese sinodal (com as características anunciadas para este caminho 2021-23) apareceu-nos como que o acender de um facho de luminoso gás (Ar-Sopro-Espírito) na imensa escuridão das noites desiludidas, por comuns pseudo-vivências, afinal queridas...

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Autonomia, protagonismo e concorrência

[Debate 7M: A Igreja e os média–7]

Autonomia, protagonismo e concorrência novidade

É evidente que nem sempre a relação entre a hierarquia católica e os jornalistas leva em consideração o papel fundamental que estes profissionais desempenham no atual contexto de desinformação em massa. Isso não invalida que se reconheça uma melhoria na forma de projetar a comunicação, com maior profissionalismo nas estruturas católicas, apesar da sistemática dispersão de recursos e ausência de sinergias significativas.

Bispo impedido de entrar na Cúria da sua diocese, na Nicarágua

Pressões para calar Igreja

Bispo impedido de entrar na Cúria da sua diocese, na Nicarágua novidade

O bispo de Matagalpa, Nicarágua, Rolando Alvarez, que se tinha refugiado numa paróquia dos arredores de Manágua, no dia 19 de maio, devido a perseguição de forças policiais e que, nos dias seguintes, foi impedido de entrar na Cúria da sua diocese, reatou já a atividade pastoral normal. O bispo conseguiu sair na última segunda-feira, 23, para a sua diocese na parte noroeste do país, mas deparou com a sede da Cúria diocesana bloqueada, pelo que foi obrigado a alojar-se no seminário local.

Os jacarandás já estão em flor

[Nas margens da filosofia – XLV]

Os jacarandás já estão em flor novidade

Nos noticiários que diariamente nos informam da guerra não vemos campos de trigo nem flores – vemos feridos, famílias destroçadas, crianças e adolescentes que viajam sozinhos. Um dos meus netos que foi à Ucrânia buscar refugiados levou-os à praia, quando chegaram a Portugal. Vou sugerir que os leve a ver os jacarandás em flor pois, como diz o poeta (que traduzo livremente), “tudo quanto é belo é uma fonte perene de alegria.”

Agenda

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This