"Preocupação e tristeza"

Papa apela ao diálogo para pacificação da Nicarágua

| 21 Ago 2022

Imagem de arquivo (2018) do Papa Francisco na alocução do Angelus. Foto © Paris Orlando, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons.

Imagem de arquivo (2018) do Papa Francisco na alocução do Angelus. Foto © Paris Orlando, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

 

O Papa veio manifestar a sua “preocupação e tristeza” pela situação que se vive na Nicarágua, depois de a polícia ter invadido a cúria episcopal de Matagalpa, no norte do país, e ter prendido o bispo Rolando Alvarez, vários padres e alguns leigos.

Francisco disse acompanhar “de perto com preocupação e tristeza a situação que se criou na Nicarágua, que envolve pessoas e instituições”. 

Na alocução do Angelus, este domingo, na Praça de São Pedro, no Vaticano, citado pela agência Vatican News, o Papa Francisco deixou ainda um apelo, sem personalizar, dirigido a “todos” neste país da América Central: “Gostaria de expressar a minha convicção e a minha esperança de que, através de um diálogo aberto e sincero, se possam encontrar as bases para uma convivência respeitosa e pacífica. Peçamos ao Senhor, por intercessão da Puríssima, para que inspire esta vontade concreta no coração de todos.”

Na referida alocução, o Papa saudou ainda várias comunidades romanas e de peregrinos de diferentes regiões da Itália, instando por exemplo os jovens do Caminho da Via Lucis a seguirem o exemplo dos santos da “porta ao lado” e encontrarem os pobres que vivem nas estações ferroviárias.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

O aumento da intimidação católica

O aumento da intimidação católica novidade

A intimidação nos meios católicos está a espalhar-se por todos os Estados Unidos da América. No exemplo mais recente, a organização Word on Fire, do bispo de Minnesota, Robert Barron, ameaçou a revista Commonweal e o teólogo Massimo Faggioli por causa de um ensaio de Faggioli, “Será que o Trumpismo vai poupar o Catolicismo?”

“Desmasculinizar a Igreja?”

Pré-publicação

“Desmasculinizar a Igreja?” novidade

“Desmasculinizar a Igreja?” – Análise crítica dos “princípios” de Hans Urs von Balthasar” é o título do livro que será publicado pela Paulinas Editora e que será apresentado na Feira do Livro de Lisboa, no próximo domingo, dia 2 de junho, às 18 horas.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This