Papa avisa contra notícias falsas e louva a Bíblia como “história de histórias”

| 24 Jan 20

O Papa Francisco considera que a Bíblia é uma “história de histórias”, que apresenta um Deus “simultaneamente criador e narrador”. Na sua mensagem para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que a Igreja Católica assinala em Maio, o Papa desenvolve o tema “‘Para que possas contar e fixar na memória’ (Ex 10, 2). A vida faz-se história”.

O texto, divulgado nesta sexta-feira pelo Vaticano, parte do livro bíblico do Êxodo para dizer que a experiência ali relatada ensina “que o conhecimento de Deus se transmite sobretudo contando, de geração em geração, como Ele continua a tornar-se presente” e acrescenta que também Jesus falava “não com discursos abstratos, mas com as parábolas, breves narrativas tiradas da vida de todos os dias”.

O documento alerta ainda contra as narrativas “falsas” e “devastadoras” que marcam a comunicação atual, apelando a um maior espaço para “boas histórias”.

“Quase não nos damos conta de quão ávidos nos tornamos de bisbilhotices e intrigas, de quanta violência e falsidade consumimos”, avisa Francisco, que alerta para as histórias que “narcotizam” as pessoas.

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Share This