Bielorrússia, Mancha, Mediterrâneo

Papa denuncia instrumentalização dos migrantes

| 28 Nov 2021

refugiados migrantes mediterraneo foto naeblys

Migrantes continuam a perder a vida no Mediterrâneo. Foto © naeblys

 

O Papa Francisco condenou este domingo, no Vaticano as mortes de migrantes “às portas da Europa” e apelou às autoridades que façam prevalecer o diálogo sobre “qualquer tipo de instrumentalização” daqueles que enfrentam “perigos gravíssimos”.

Falando a partir da janela do apartamento pontifício após a oração do Ângelus, o Papa fez presentes nas suas palavras as crises que nos últimos dias se agravaram no Mediterrâneo, onde no dia 20 morreram pelo menos 75 pessoas, no Canal da Mancha, onde esta semana se registaram 27 mortos, e na fronteira polaca-bielorussa, onde se encontram famílias inteiras, incluindo crianças pequenas, no limiar da sobrevivência e onde também já morreram algumas pessoas.

Sobre os que tentam atravessar o Mediterrâneo, denunciou: “Tanta dor ao pensar neles. Dos que são repatriados para o Norte da África, capturados por traficantes, que os transformam em escravos: vendem as mulheres, torturam os homens…”

O Papa agradeceu a todas as instituições, “católicas e outras, especialmente as Cáritas nacionais e todos os que estão empenhados para aliviar estes sofrimentos” e dirigiu-se “aos migrantes que se encontram nestas situações de crise”, assegurando-lhes a sua proximidade.

Recordando que é preciso “rezar e fazer”, Francisco recordou que, no dia anterior, sábado, se encontrou com membros de associações e grupos de migrantes e de pessoas que, “em espírito de fraternidade, partilham a sua caminhada.

 

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

Nos 77 anos do ataque atómico

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia novidade

“Apelo a todos os membros” do Parlamento japonês, “bem como aos membros dos conselhos municipais e provinciais” para que se “encontrem com os hibakusha (sobreviventes da bomba atómica), ouçam como eles sofreram, aprendam a verdade sobre o bombardeio atómico e transmitam o que aprenderem ao mundo”, escreve, numa carta lida nas cerimónias dos 77 anos do ataque atómico sobre Nagasaki, por um dos seus sobreviventes, Takashi Miyata.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Padres de Lisboa saem em defesa do patriarca

Abusos sexuais

Padres de Lisboa saem em defesa do patriarca

O Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa saiu em defesa do cardeal patriarca, D. Manuel Clemente, numa nota publicada esta terça-feira à noite no site da diocese. Nas últimas semanas, Clemente tem sido acusado de não ter dado seguimento a queixas que lhe foram transmitidas de abusos sexuais.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This