Bielorrússia, Mancha, Mediterrâneo

Papa denuncia instrumentalização dos migrantes

| 28 Nov 21

refugiados migrantes mediterraneo foto naeblys

Migrantes continuam a perder a vida no Mediterrâneo. Foto © naeblys

 

O Papa Francisco condenou este domingo, no Vaticano as mortes de migrantes “às portas da Europa” e apelou às autoridades que façam prevalecer o diálogo sobre “qualquer tipo de instrumentalização” daqueles que enfrentam “perigos gravíssimos”.

Falando a partir da janela do apartamento pontifício após a oração do Ângelus, o Papa fez presentes nas suas palavras as crises que nos últimos dias se agravaram no Mediterrâneo, onde no dia 20 morreram pelo menos 75 pessoas, no Canal da Mancha, onde esta semana se registaram 27 mortos, e na fronteira polaca-bielorussa, onde se encontram famílias inteiras, incluindo crianças pequenas, no limiar da sobrevivência e onde também já morreram algumas pessoas.

Sobre os que tentam atravessar o Mediterrâneo, denunciou: “Tanta dor ao pensar neles. Dos que são repatriados para o Norte da África, capturados por traficantes, que os transformam em escravos: vendem as mulheres, torturam os homens…”

O Papa agradeceu a todas as instituições, “católicas e outras, especialmente as Cáritas nacionais e todos os que estão empenhados para aliviar estes sofrimentos” e dirigiu-se “aos migrantes que se encontram nestas situações de crise”, assegurando-lhes a sua proximidade.

Recordando que é preciso “rezar e fazer”, Francisco recordou que, no dia anterior, sábado, se encontrou com membros de associações e grupos de migrantes e de pessoas que, “em espírito de fraternidade, partilham a sua caminhada.

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This