Papa em encontro inter-religioso pela Paz promovido por Sant’Egídio

| 20 Out 2020

Cartaz da iniciativa, na página digital da Comunidade de Sant’Egídio.

 

O Papa Francisco e vários outros líderes religiosos participam, neste terça-feira, 20, num encontro inter-religioso de oração pela paz no espírito de Assis, promovido pela Comunidade de Sant’Egídio, em Roma. Sob o lema “Ninguém se salva sozinho – Paz e Fraternidade”, o encontro, que pode ser seguido através das plataformas digitais, prevê diversos tempos de oração em diferentes locais de Roma, consoante o credo de cada pessoa, informa o Vatican News.

No caso dos cristãos, onde estarão Francisco, o patriarca ortodoxo Bartolomeu e representantes das várias igrejas ortodoxas e protestantes, esse momento de oração ecuménica decorre na Basílica de Santa Maria em Aracoeli, a partir das 15h de Lisboa. Os judeus estarão na Sinagoga, e os muçulmanos, budistas e representantes das religiões orientais nos Museus Capitolinos.

Entre os participantes, além de Francisco e Bartolomeu, estarão também o rabino-chefe (judeu) de França, Haim Korsia, o secretário-geral do Comité Superior da Fraternidade Humana (muçulmano), Mohamed Abdelsalam Abdellatif, e o budista Shoten Minegishi.

Uma hora depois, todos convergem para a Praça da Prefeitura, no Capitólio, onde estará também o Presidente italiano, Sergio Mattarella, prevendo-se vários discursos. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, unir-se-á também através de videomensagem.

Após a leitura do Apelo pela Paz 2020, este será entregue por um grupo de crianças aos embaixadores e a representantes políticos, acrescenta a Ecclesia. No final, será assinalado um minuto de silêncio em memória das vítimas da pandemia e de todas as guerras após o que os líderes religiosos acenderão o candelabro da paz.

Este encontro decorre normalmente, em cada ano, numa cidade europeia – em 2000, foi em Lisboa e no ano passado em Madrid – e pretende dar sequência ao encontro de Assis, de 1986, que juntou o Papa João Paulo II a dezenas de líderes religiosos na cidade de São Francisco.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

podcast

“Estado social: as crises são todas iguais?”

“Estará o Estado Social a definhar? Como reagiu o nosso Estado Social à crise financeira de 2010? E à pandemia? Como responderam o nosso e o dos outros? Qual das duas crises ‘infetou’ mais o Estado Social português?”

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This