Papa em encontro inter-religioso pela Paz promovido por Sant’Egídio

| 20 Out 20

Cartaz da iniciativa, na página digital da Comunidade de Sant’Egídio.

 

O Papa Francisco e vários outros líderes religiosos participam, neste terça-feira, 20, num encontro inter-religioso de oração pela paz no espírito de Assis, promovido pela Comunidade de Sant’Egídio, em Roma. Sob o lema “Ninguém se salva sozinho – Paz e Fraternidade”, o encontro, que pode ser seguido através das plataformas digitais, prevê diversos tempos de oração em diferentes locais de Roma, consoante o credo de cada pessoa, informa o Vatican News.

No caso dos cristãos, onde estarão Francisco, o patriarca ortodoxo Bartolomeu e representantes das várias igrejas ortodoxas e protestantes, esse momento de oração ecuménica decorre na Basílica de Santa Maria em Aracoeli, a partir das 15h de Lisboa. Os judeus estarão na Sinagoga, e os muçulmanos, budistas e representantes das religiões orientais nos Museus Capitolinos.

Entre os participantes, além de Francisco e Bartolomeu, estarão também o rabino-chefe (judeu) de França, Haim Korsia, o secretário-geral do Comité Superior da Fraternidade Humana (muçulmano), Mohamed Abdelsalam Abdellatif, e o budista Shoten Minegishi.

Uma hora depois, todos convergem para a Praça da Prefeitura, no Capitólio, onde estará também o Presidente italiano, Sergio Mattarella, prevendo-se vários discursos. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, unir-se-á também através de videomensagem.

Após a leitura do Apelo pela Paz 2020, este será entregue por um grupo de crianças aos embaixadores e a representantes políticos, acrescenta a Ecclesia. No final, será assinalado um minuto de silêncio em memória das vítimas da pandemia e de todas as guerras após o que os líderes religiosos acenderão o candelabro da paz.

Este encontro decorre normalmente, em cada ano, numa cidade europeia – em 2000, foi em Lisboa e no ano passado em Madrid – e pretende dar sequência ao encontro de Assis, de 1986, que juntou o Papa João Paulo II a dezenas de líderes religiosos na cidade de São Francisco.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Caminhar juntos, lado a lado, na mesma direcção

Caminhar juntos, lado a lado, na mesma direcção novidade

Vem aí o Sínodo, cuja assembleia geral será em outubro de 2023, já depois da Jornada Mundial da Juventude, a realizar em Lisboa, no verão anterior. O tema é desafiante: Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão. O documento preparatório veio a público a 7 de setembro e lança as bases de um caminho a percorrer juntos.

Vacinas, negacionistas, aborto e uniões homossexuais – e a missão de “proximidade” dos bispos

Papa regressou da Eslováquia

Vacinas, negacionistas, aborto e uniões homossexuais – e a missão de “proximidade” dos bispos novidade

O aborto é homicídio, mas os bispos têm de ser próximos de quem defende a sua legalização; os Estados devem apoiar as uniões de pessoas do mesmo sexo, mas a Igreja continua a considerar o sacramento do matrimónio apenas entre um homem e uma mulher; e as vacinas têm uma “história de amizade” com a humanidade, não se entendem por isso os negacionismos. Palavras do Papa a bordo do avião que o levou da Eslováquia de regresso a Roma.

Ator Mel Gibson cada vez mais contra a Igreja e o Papa

Enredado em movimentos tradicionalistas

Ator Mel Gibson cada vez mais contra a Igreja e o Papa

São visíveis na Igreja Católica dos Estados Unidos da América, em especial nos últimos anos, movimentações de setores conservadores e tradicionalistas que, embora não assumindo o cisma, se comportam objetivamente como cismáticos. São numerosas as organizações que contam com o apoio de figuras de projeção mediática e que ostensivamente denigrem o Papa e uma parte dos bispos do seu país. Um nome aparece cada vez mais como elemento comum e de suporte: Carlo Maria Viganò, o arcebispo que foi núncio em Washington e que exigiu, em 2018, a demissão do Papa Francisco. Mais recentemente, outra figura de grande projeção pública que vem surgindo nestas movimentações é a do ator e realizador Mel Gibson.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This