Provocação junto à embaixada da Turquia

Queima do Alcorão azeda relações do Islão com a Suécia

| 22 Jan 2023

Rasmus Paludan a queimar o Corão em 2019, sob proteção policial. Foto © Funkmonk / Wikimedia Commons

Rasmus Paludan a queimar o Corão em 2019, sob proteção policial. Foto © Funkmonk / Wikimedia Commons

 

A Turquia cancelou este domingo, dia 22 de janeiro, a visita do ministro sueco da Defesa àquele país, como resposta à permissão dada pelas autoridades nórdicas à queima de uma cópia do Alcorão junto à embaixada da Turquia em Estocolmo por Rasmus Paludan, líder do partido de extrema-direita dinamarquês Stram Kurs (Linha Dura). O ato decorreu no sábado e Paludan, que durante uma hora discursou contra a imigração islâmica, gozou de proteção policial para o levar a cabo.

Muitos países muçulmanos mostraram-se igualmente indignados com a queima do Alcorão em Estocolmo, tendo Marrocos manifestado a sua “surpresa” com o facto de as autoridades terem permitido que isso ocorresse “diante das forças de ordem suecas”. A Indonésia, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos também condenaram o ato, assim como o Conselho de Cooperação do Golfo e a Organização de Cooperação Islâmica.

“Apesar de todos os nossos avisos, a autorização [para queimar uma cópia do Alcorão] foi infelizmente dada a essa pessoa. Ninguém pode classificar tal ato como um gesto de liberdade de expressão ou de pensamento”, disse Mevlut Cavusoglu, ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, quando comunicou aos jornalistas a decisão turca de cancelar a visita do ministro sueco da Defesa. Citado pelo Muslim News de dia 22 de janeiro, Cavusoglu acrescentou:

“Não permitem a queima de outro qualquer livro, mas quando se trata do Alcorão, o livro sagrado do Islão, [os suecos] acham que isso é um ato de liberdade de expressão e de pensamento”.

De acordo com a versão inglesa do jornal digital Alarabiya de 22 de janeiro, o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, condenou o ato no Twitter:

“Quero expressar a minha solidariedade a todos os muçulmanos que estão ofendidos com o que aconteceu em Estocolmo hoje. A liberdade de expressão é uma parte fundamental da democracia. Mas o que é legal não é necessariamente apropriado. Queimar livros que são sagrados para muitos é um ato profundamente desrespeitoso”. No que foi secundado pelo seu ministro dos Negócios Estrangeiros: “As provocações islamofóbicas são terríveis. A Suécia garante uma ampla liberdade de expressão, mas isso não implica que o Governo sueco, ou eu próprio, apoie as opiniões expressas.”

A Turquia tem sido o obstáculo número um à entrada da Suécia e da Finlândia na NATO, candidatura que marcou a reversão de décadas de neutralidade dos países nórdicos e foi formulada depois da invasão russa da Ucrânia. Embora aqueles dois países tenham obtido a aprovação de 28 membros da NATO faltam os ‘sim’ da Hungria e a Turquia.

Na sua edição de 21 de janeiro, The Guardian lembrava que “em novembro, o presidente da Hungria, Viktor Orbán, disse que o seu Parlamento ratificaria no início de 2023 a adesão da Suécia e a Finlândia à NATO”, mas “a Turquia ainda não se comprometeu definitivamente [com o ‘sim’], exigindo a extradição de pessoas na Suécia que afirma terem ligações ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) – designado como ‘grupo terrorista’ pela Turquia, pela UE e pelos EUA –, ou ao clérigo Fethullah Gülen”.

 

Francisco alerta bispos para o perigo do “carreirismo”

Último dia na RD Congo

Francisco alerta bispos para o perigo do “carreirismo” novidade

Antes de se despedir da República Democrática do Congo (RDC), o Papa visitou na manhã desta sexta-feira, 3 de fevereiro, a sede da Conferência Episcopal do Congo (CENCO), onde se encontrou com os bispos do país. No seu discurso, desafiou-os a serem uma “voz profética” em defesa do “povo crucificado e oprimido”, e alertou-os para a tentação de “ver no episcopado a possibilidade de escalar posições sociais e exercer o poder”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Assembleia continental europeia do Sínodo

Um bispo, um padre e duas leigas na delegação portuguesa novidade

A delegação portuguesa à assembleia continental europeia do Sínodo que vai decorrer em Praga de 5 a 12 de fevereiro é composta pelo bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), pelo padre Manuel Barbosa, secretário da CEP, e por Carmo Rodeia e Anabela Sousa, que fazem parte da equipa sinodal nacional. A informação foi divulgada esta quinta-feira, 2 de fevereiro, em nota enviada às redações.

Estudo decorre até 2028

A morte sob o olhar do cinema e da filosofia

O projeto “Film-philosophy as a meditation on death” (A filosofia do cinema como meditação sobre a morte), da investigadora portuguesa Susana Viegas, acaba de ser contemplado com uma bolsa de excelência do European Research Council, no valor de um milhão e setecentos mil euros, para um trabalho de equipa de cinco anos.

Normas inconstitucionais

Eutanásia: CEP e Federação Portuguesa pela Vida saúdam decisão do TC

O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou a decisão do Tribunal Constitucional (TC), que declarou inconstitucionais algumas das normas do decreto sobre a legalização da eutanásia. “A decisão do TC vai ao encontro do posicionamento da CEP, que sempre tem afirmado a inconstitucionalidade de qualquer iniciativa legislativa que ponha em causa a vida, nomeadamente a despenalização da eutanásia e do suicídio assistido”, disse à agência Ecclesia o padre Manuel Barbosa.

Papa pede aos padres que não se sirvam da sua função para “satisfazer carências”

Encontro com consagrados

Papa pede aos padres que não se sirvam da sua função para “satisfazer carências” novidade

Depois de ter passado a manhã com mais de 80 mil jovens e catequistas, o Papa encontrou-se na tarde desta quinta-feira, 2 de fevereiro, com cerca de 1.200 padres, diáconos, consagrados e seminaristas, na Catedral de Kinshasa. Naquele que foi o terceiro dia da sua viagem apostólica à República Democrática do Congo (RDC), véspera de rumar ao Sudão do Sul, Francisco alertou que o sacerdócio ou qualquer forma de vida consagrada não podem ser vistos como um meio para “satisfazer carências e comodidades” ou para adquirir uma melhor “posição social”.

Americano judeu tenta destruir rosto de Cristo à martelada

Tensão no bairro cristão de Jerusalém

Americano judeu tenta destruir rosto de Cristo à martelada novidade

Um americano judeu de cerca de 40 anos deitou por terra e desfigurou esta terça-feira, 2 de fevereiro, uma imagem de Cristo na capela da Condenação, situada no perímetro da Igreja da Flagelação, na Terra Santa. O ataque deu-se logo de manhã, pelas 8h30, e a destruição só não foi maior porque o porteiro do templo se lançou sobre o atacante e imobilizou-o, tendo os frades chamado a polícia. Esta levou o homem sob prisão para uma esquadra.

Um bispo, um padre e duas leigas na delegação portuguesa

Assembleia continental europeia do Sínodo

Um bispo, um padre e duas leigas na delegação portuguesa novidade

A delegação portuguesa à assembleia continental europeia do Sínodo que vai decorrer em Praga de 5 a 12 de fevereiro é composta pelo bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), pelo padre Manuel Barbosa, secretário da CEP, e por Carmo Rodeia e Anabela Sousa, que fazem parte da equipa sinodal nacional. A informação foi divulgada esta quinta-feira, 2 de fevereiro, em nota enviada às redações.

Lista de padres pedófilos em Itália contém mais de 400 nomes

Casos de abusos nos últimos 15 anos

Lista de padres pedófilos em Itália contém mais de 400 nomes novidade

Nos últimos 15 anos, 164 padres foram condenados por abuso sexual de menores em Itália. A listagem divulgada em conferência de Imprensa pela organização Rete L’ABUSO no dia 1 de fevereiro foi apresentada como “um inventário incompleto” dos clérigos predadores objeto de condenações definitivas, a que se juntam 88 nomes de padres sinalizados pelas suas vítimas, mas cujos casos não foram objeto de investigação criminal por já terem prescrito os crimes de que foram acusados.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This