
Um dos cemitérios, o de St Benedict, em que sepulturas foram vandalizadas.
Três cemitérios católicos de localidades próximas na Pensilvânia, Estados Unidos, foram vandalizados, com várias sepulturas a serem pintadas com suásticas. A polícia deste Estado americano está a investigar a profanação destes locais, segundo uma notícia da Associated Press, divulgada pelo jornal Crux.
Na quinta-feira, dia 24, as autoridades policiais foram chamadas ao cemitério de St. Benedict, em Plymouth Township, na região de Filadélfia. Depois foram encontradas mais suásticas em lápides no cemitério Old St. Matthew, em Conshohocken, e no cemitério St. Matthew, em Whitemarsh Township, todos num raio de poucos quilómetros. Segundo as primeiras investigações, terá sido utilizada a mesma tinta nos três locais.
A maioria das sepulturas vandalizadas contém os restos mortais de veteranos da guerra. A polícia encontrou muitas bandeiras americanas pisadas e os suportes dessas bandeiras partidos, explicaram funcionários do condado de Montgomery.
Segundo a mesma fonte, o condado oferece “porta-bandeiras” gratuitos para campas de veteranos desde a década de 1920.
Estes cemitérios têm túmulos de imigrantes polacos, muitos deles fugidos dos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. “Estamos chocados com este ato desprezível de cobardia na nossa comunidade, em que símbolos de ódio profanaram túmulos e monumentos”, sublinharam responsáveis do condado, em comunicado.