Pensilvânia, EUA

Suásticas pintadas em cemitérios católicos

| 25 Fev 2022

Um dos cemitérios, o de St Benedict, em que sepulturas foram vandalizadas.

 

Três cemitérios católicos de localidades próximas na Pensilvânia, Estados Unidos, foram vandalizados, com várias sepulturas a serem pintadas com suásticas. A polícia deste Estado americano está a investigar a profanação destes locais, segundo uma notícia da Associated Press, divulgada pelo jornal Crux.

Na quinta-feira, dia 24, as autoridades policiais foram chamadas ao cemitério de St. Benedict, em Plymouth Township, na região de Filadélfia. Depois foram encontradas mais suásticas em lápides no cemitério Old St. Matthew, em Conshohocken, e no cemitério St. Matthew, em Whitemarsh Township, todos num raio de poucos quilómetros. Segundo as primeiras investigações, terá sido utilizada a mesma tinta nos três locais.

A maioria das sepulturas vandalizadas contém os restos mortais de veteranos da guerra. A polícia encontrou muitas bandeiras americanas pisadas e os suportes dessas bandeiras partidos, explicaram funcionários do condado de Montgomery.

Segundo a mesma fonte, o condado oferece  “porta-bandeiras” gratuitos para campas de veteranos desde a década de 1920.

Estes cemitérios têm túmulos de imigrantes polacos, muitos deles fugidos dos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. “Estamos chocados com este ato desprezível de cobardia na nossa comunidade, em que símbolos de ódio profanaram túmulos e monumentos”, sublinharam responsáveis do condado, em comunicado.

 

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik

Para "dar prioridade às vítimas"

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik novidade

Os Cavaleiros de Colombo, maior organização leiga católica do mundo, anunciaram esta quinta-feira,11 de julho, que irão cobrir os mosaicos da autoria do padre Marko Rupnik, acusado de abusos sexuais e de poder, que decoram as duas capelas do Santuário Nacional de São João Paulo II, em Washington, e a capela da sede da organização em New Haven, Connecticut (EUA). A decisão, inédita na Igreja, surge uma semana depois de o bispo de Lourdes ter admitido considerar que os mosaicos do padre e artista esloveno que decoram o santuário mariano francês acabarão por ter de ser retirados.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“E tu, falas com Jesus?”

“E tu, falas com Jesus?” novidade

Em matéria de teologia, tendo a sentir-me mais próxima do meu neto X, 6 anos, do que da minha neta F, de 4. Ambos vivem com os pais e uma irmã mais nova em Londres. Conto dois episódios, para perceberem onde quero chegar. Um dia, à hora de deitar, o X contou à mãe que estava “desapontado” com o seu dia. Porquê? Porque não encontrara o cromo do Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, um dos seus ídolos do futebol; procurou por todo o lado, desaparecera. Até pedira “a Jesus” para o cromo aparecer, mas não resultou. [Texto de Ana Nunes de Almeida]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This