
Este ano, o congresso “de grande dimensão” das Testemunhas de Jeová regressa ao Estádio do Restelo, em Lisboa. Foto © Testemunhas de Jeová.
Após um intervalo de três anos devido à pandemia de covid-19, as Testemunhas de Jeová retomam este ano a “tradição” de realizar um congresso anual “de grande dimensão”, em Lisboa. O encontro, de participação gratuita e aberto a todos os interessados, arranca esta sexta-feira, 30 de junho, e decorre até domingo, 2 de julho, no Estádio do Restelo, onde são esperadas mais de 13 mil pessoas.
O tema do congresso deste ano, “Seja Paciente”, foi escolhido porque “na sociedade atual, há cada vez mais desafios que solicitam o exercício desta qualidade que todos os cristãos desejam demonstrar na sua vida diária, quer no contexto de procurar atingir os seus objetivos pessoais, quer no sentido de melhorar relacionamentos com amigos, família e todos aqueles que se cruzam connosco”, adianta ao 7MARGENS José Alberto Catarino, porta-voz das Testemunhas de Jeová na região de Lisboa.
Este tema será debatido com recurso a exemplos bíblicos e estará também refletido num filme inédito que os participantes no congresso poderão ver em duas partes – a primeira na tarde de sábado e a seguinte no domingo – produzido com o contributo de diversas congregações das Testemunhas de Jeová em todo o mundo. Intitulado Entrega o Teu Caminho a Jeová, “conta como uma família de Testemunhas de Jeová enfrenta instabilidade política e conflitos violentos, que ameaçam a sua paz, o seu sustento e até a sua vida”, revela José Alberto Catarino.
O programa completo do congresso, que inicia todos os dias pelas 9h20, pode ser consultado online e não é necessária inscrição prévia para participar. “Convidámos diretamente os 13 mil membros ativos das Testemunhas de Jeová da região da Grande Lisboa, e todos foram incentivados a levar amigos, familiares e conhecidos”, assinala o responsável.
O porta-voz das Testemunhas de Jeová destaca que muitos convites foram também distribuídos nas “visitas de casa em casa”, retomadas em setembro do ano passado. Este “regresso à atividade face a face”, incluindo a presença de membros nas ruas com os expositores móveis, tem sido, segundo José Alberto catarino, muito positivo. “As pessoas têm-nos recebido com muito carinho, dizem-nos que já tinham saudades de receber as nossas visitas, de nos ver, de podermos conversar, mesmo aquelas que possam até ter pontos de vista diferentes do nosso”, partilha.

“Além disso, – acrescenta – quando regressámos às visitas de casa em casa da forma como fazíamos antes da pandemia, propusemos a experiência de um pequeno curso bíblico com três temas, gratuito e interativo, e a aceitação foi muito positiva. Há congregações na zona de Lisboa em que o número de pessoas a fazer este curso duplicou comparativamente ao período anterior à pandemia”.
As expetativas para o nível de participação neste encontro no estádio do Restelo são, assim, bastante elevadas, depois da pausa de três anos, em que os congressos foram substituídos por um único congresso mundial realizado virtualmente em mais de 500 línguas. “Aqueles que não puderem vir aos três dias completos, podem participar apenas a uma parte. A entrada e a saída são livres”, reforça José Alberto Catarino.
Para além deste grande encontro, foram planeados outros 32 congressos mais pequenos em dez cidades do país (Angra do Heroísmo, Elvas, Funchal, Lisboa, Oeiras (Carnaxide), Ponta Delgada, Portimão, Santarém, Valongo e Viseu), que começaram a 2 de junho e vão terminar a 24 de setembro. Além da língua portuguesa, haverá sessões em Língua Gestual Portuguesa (LGP), Espanhol e Inglês. Só este ano, estão planeados cerca de seis mil congressos das Testemunhas de Jeová em todo o mundo.