Papa já recebeu

Um livro do geral dos jesuítas para fazer perguntas sobre Deus e sobre o mundo

| 27 Mai 2021

A versão espanhola de A Caminho com Inácio foi apresentada ao Papa Francisco, ele próprio um jesuíta, no dia 3 de Maio. Foto: Direitos reservados.

 

“Para que a vida religiosa possa continuar a caminhar com ar fresco de profecia, não pode deixar de procurar. Não se pode cansar de fazer perguntas profundas sobre o mundo, sobre Deus, sobre a sua vida e missão”, escreve a irmã Jolanta Kafka, presidente da União Internacional de Superioras Gerais, no prólogo do livro A Caminho com Inácio, que reproduz um conjunto de entrevistas dadas pelo actual superior geral dos jesuítas, padre Arturo Sosa, ao jornalista espanhol Darío Menor, correspondente de vários média em Roma.

O livro surge a propósito da celebração dos 500 anos da conversão do fundador da Companhia de Jesus, cujo início se assinalou no passado dia 20, conforme o 7MARGENS recordou.

A apresentação da edição portuguesa (há já edições em espanhol, italiano, inglês e francês e em breve será editado em tâmil, vietnamita, polaco, holandês e árabe) decorre esta sexta-feira, 28, às 18h30, nos claustros da Universidade de Évora, e será transmitida em directo pelo Ponto SJ, portal dos jesuítas em Portugal. Contará com a presença do actual responsável máximo em Portugal, o padre Miguel Almeida.

A Caminho com Inácio – a capa da edição portuguesa.

“Recordar a conversão de Santo Inácio pode ser motivo suficiente e luz para a vida religiosa em geral, para que possamos conversar, uma vez mais, sobre a nossa presença e missão na Igreja e no mundo”, escreve Jolanta Kafka no prólogo citado. “O desejo grande de Deus, de achar a sua vontade, de o seguir e de o servir foi o norte de Inácio e da vida religiosa, desde os seus inícios; começando pelo monaquismo e chegando até às tão numerosas e tão diversas formas de consagração que existem. Cada novo carisma nasce a partir duma experiência fundante semelhante: a abertura incondicional a Deus, o despojamento interior, escutando-o e buscando-o. Não foi a ‘busca de Deus’, quaerere Deum, o modo como chamavam à vida consagrada, nos seus começos?”

O livro, como explica o próprio padre Arturo Sosa, apresenta as suas reflexões “sobre o mundo de hoje, a Igreja e a Companhia de Jesus” e pretende ser um convite a percorrer “o caminho da aventura de ser cristão neste mundo em mudança”. Entre outros, passam por ele temas como a renovação da Igreja, a actualidade da Companhia de Jesus, a opção pelos mais pobres e descartados do mundo, o acompanhamento dos jovens, a educação jesuíta como fonte de libertação e esperança e o despertar para os problemas ambientais da Casa Comum.

A versão espanhola de A Caminho com Inácio foi apresentada ao Papa Francisco, ele próprio um jesuíta, no dia 3 de Maio.

 

Bispo do Porto antevê “equipas pastorais plurais” no lugar dos párocos tradicionais

Ministérios laicais

Bispo do Porto antevê “equipas pastorais plurais” no lugar dos párocos tradicionais novidade

O futuro da Igreja na Diocese do Porto vai passar por “equipas pastorais dinâmicas e plurais em que a missão da Igreja, em territórios cada vez amplos, seja assumida de forma sinodal e corresponsável por um número variável de padres, diáconos, religiosos/as onde os houver, com os seus carismas, e uma estável equipa ministerial de leigos instituídos, com capacidades efetivas de coordenação e dinamização nos âmbitos respetivos”.

Uma leiga da Irlanda do Norte vai presidir à Fundação AIS

Mudanças no topo da organização

Uma leiga da Irlanda do Norte vai presidir à Fundação AIS novidade

Regina Lynch será, durante os próximos cinco anos, a nova presidente executiva internacional da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), sucedendo, no dia 14 de junho, a Thomas Heine-Geldern. Lynch, nasceu na Irlanda do Norte há 66 anos, é bacharel em literatura e era, desde 2008, diretora de projetos naquela organização que desenvolve em média 6.000 projetos por ano em mais de 140 países.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Terça, 30, às 18h

Legado de Alfredo Bruto da Costa debatido na Feira do Livro

O livro O Que Fizeste do Teu Irmão? – Um Olhar de Fé sobre a Pobreza no Mundo, de Alfredo Bruto da Costa, é o ponto de partida para o debate que, nesta terça-feira, reúne Nuno Alves, economista do Banco de Portugal e membro da direcção da Cáritas Portuguesa, com Margarida Bruto da Costa, filha do autor.

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Comissões de proteção de menores da Igreja ouviram 927 vítimas

Espanha

Comissões de proteção de menores da Igreja ouviram 927 vítimas novidade

A Conferência Episcopal Espanhola divulgou hoje, dia 1 de junho, uma nota intitulada Para dar luz em que comunica ter recolhido depoimentos voluntários de 927 vítimas enquanto menores de crimes sexuais cometidos no interior da igreja por 728 diferentes abusadores. As declarações foram prestadas por iniciativa das vítimas às comissões de proteção de menores da Igreja e não pretendem cobrir a totalidade dos casos ocorridos.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This