Iniciado em 2022

Universidade espanhola abandona projeto para capela da autoria de Rupnik

| 18 Jan 2024

Projeto de Rupnik para a capela da Universidade Francisco de Vitoria, em Espanha. Foto UFV

Simulação de como ficaria o interior da capela, de acordo com o projeto criado em estreita colaboração com Rupnik. Foto © UFV

 

A Universidade Francisco de Vitoria (UFV), localizada nos arredores de Madrid (Espanha), cancelou de forma definitiva qualquer colaboração com o artista e ex-jesuíta Marko Rupnik, o qual havia sido apresentado como a “força motriz” por trás do novo projeto de capela do campus, avançou a Catholic News Agency esta quinta-feira, 18 de janeiro.

A instituição, ligada aos Legionários de Cristo, iniciou a construção dessa nova capela em setembro de 2022, altura em que o arcebispo emérito de Madrid, cardeal Carlos Osoro, abençoou a primeira pedra.

O projeto original foi criado em estreita colaboração com Rupnik. Na altura, a universidade afirmou que aquela era “a primeira obra de arquitetura em que Rupnik esteve envolvido em todo o processo de criação do projeto, começando pelos fundamentos teológicos e simbólicos do templo”.

No entanto, apenas três meses após o início da obra, a universidade decidiu “pausar os trabalhos relacionados com o programa iconográfico” e agora anunciou que, “à  luz da informação publicada” sobre os abusos sexuais cometidos por Rupnik, todo o projeto – que previa a colocação de mosaicos do artista no interior e exterior do edifício – foi cancelado.

 

Visite o andar-modelo. Há muitos e bons livros para lembrar Abril

Três obras para ler

Visite o andar-modelo. Há muitos e bons livros para lembrar Abril novidade

Abril, livros mil é o cliché óbvio, e até preguiçoso, para o manancial de edições no mercado livreiro português sobre os 50 anos do 25 de Abril ou que, aproveitando a efeméride redonda da Revolução dos Cravos, se inscrevem na história da ditadura do Estado Novo e da democracia nascida em 1974. O 7MARGENS traz três (breves) propostas. Abril é sinónimo de diversidade e as férias podem ser ocasião para descobrir mais como se fez a democracia que vivemos há cinco décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Jovens bahá’ís dedicam férias de verão ao serviço comunitário

De norte a sul do país

Jovens bahá’ís dedicam férias de verão ao serviço comunitário novidade

O período do verão é muitas vezes utilizado pelos jovens bahá’ís como uma oportunidade para dedicar tempo ao serviço, e este ano não está a ser diferente. A Caravana de Serviço, um projeto que reúne jovens de diversas localidades para atividades de serviço comunitário de norte a sul do país, começou com grande entusiasmo no final de junho com o evento Reconecta, realizado em Monchique, e já em julho com um  acampamento nacional, em Palmela.

Palavras violentas, consequências violentas

Palavras violentas, consequências violentas novidade

Com uma percentagem significativa do país armada, e pelo menos uma percentagem violentamente zangada, temos de concordar que a única esperança para a paz é, como se diz, “reduzir a retórica”. – A reflexão de Phyllis Zagano sobre o panorama atual nos EUA

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This