Encontro quinta de manhã no Vaticano

António Costa com o Papa para agradecer JMJ em Portugal

| 27 Set 2023

António Costa, papa Francisco

Encontro do Papa com o primeiro-ministro António Costa, na nunciatura do Vaticano em Lisboa, em Agosto; nesta quinta-feira, a conversa será no Vaticano. Foto © Clara Azevedo/Gabinete do Primeiro-Ministro.

 

Um agradecimento ao Papa pela realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa é o que motiva a viagem de António Costa ao Vaticano, na manhã desta quinta-feira, 28. O primeiro-ministro português encontra-se com Francisco a sós, a partir das 9h (8h em Lisboa), após o que se juntam a ele, para a troca de presentes e apresentação de cumprimentos, o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que teve a tutela da organização da JMJ.

“As audiências realizam-se a pedido do primeiro-ministro, em agradecimento pela escolha de Portugal para a realização da Jornada Mundial da Juventude e pela visita do Francisco ao nosso país”, informou o gabinete de António Costa, numa nota enviada à comunicação social.

Da delegação portuguesa fazem parte ainda o embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Domingos Fezas Vital, o assessor diplomático do primeiro-ministro, Fernando Morgado, e a ministra conselheira junto da Embaixada de Portugal na Santa Sé, Lúcia Portugal Núncio.

Após o encontro com o Papa, António Costa será também recebido em audiência pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. Nessa ocasião, estará acompanhado pelos outros dois membros do Governo e pelo embaixador de Portugal. No final, haverá uma curta visita aos Arquivos e à Biblioteca do Vaticano, que até há pouco tempo foram tutelados pelo cardeal português José Tolentino Mendonça.

No final dos actos protocolares no Vaticano, o primeiro-ministo e a sua comitiva deslocam-se à Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, em Roma, onde António Costa prestará declarações aos jornalistas.

Esta será a quinta vez que Costa está com o Papa: antes do encontro por ocasião da JMJ, em Lisboa, e já na qualidade de primeiro-ministro, encontrou-se com Francisco em Fátima, em 13 de Maio de 2017, por ocasião da visita do Papa a Portugal; e na celebração dos 60 anos do Tratado de Roma, em 25 de Março de 2017, quando o Conselho Europeu se reuniu com o Papa na Capela Sistina.

Antes disso, Costa esteve no Vaticano, em 23 de Março de 2015, enquanto presidente da Câmara de Lisboa, numa audiência pública com outros representantes da Rede de Cidades Magalhânicas.

 

Nazila Ghanea: “Espero que aumente a experiência da liberdade de religião ou crença”

Relatora especial da ONU em entrevista

Nazila Ghanea: “Espero que aumente a experiência da liberdade de religião ou crença” novidade

Relacionar a violação da liberdade de religião e de crença com questões como a tortura ou a juventude, por exemplo, são algumas das prioridades da britânica e iraniana Nazila Ghanea, que desde Agosto de 2022 é a Relatora especial das Nações Unidas sobre a Liberdade de Religião e de Crenças. Ghanea trabalha na Universidade de Oxford (Reino Unido) desde há 20 anos, exactamente quando começou a trabalhar o tema da liberdade religiosa, na pesquisa que fez para o seu doutoramento.

800 anos do Presépio de Greccio: Natal, a Festa das Festas

Pré-publicação

800 anos do Presépio de Greccio: Natal, a Festa das Festas novidade

Dois milénios depois de Belém e de Jesus e 800 anos após Greccio e S. Francisco de Assis, o que resta do Natal cristão? E como recuperar o sentido do Presépio? Afinal, no presépio de Greccio não havia Menino, mas apenas o boi, o burro e a manjedoura?… É a perguntas como essas que se propõe responder o livro “De Belém a Greccio –O Presépio de São Francisco de Assis”. Pré-publicação.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

COP28 entre o fracasso e a expectativa de avanços significativos

A cinco dias do fim

COP28 entre o fracasso e a expectativa de avanços significativos novidade

Nenhum participante tem expectativas muito altas em relação ao desfecho da COP28, mas o sentimento mais comum entre os ativistas do clima presentes nos Emirados Árabes Unidos é o de que ainda é possível “dar a volta” e evitar o fracasso total. Islene Façanha, colaboradora da associação ambientalista Zero, falando ao 7MARGENS a partir do Dubai, referiu a “pressão das organizações não governamentais tem sido muito forte” o que mantém em aberto as “possibilidades de avançar”.

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro

No próximo dia 15

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro novidade

O cardeal, poeta e teólogo Tolentino de Mendonça e a exploradora e autora de documentários sobre a biodiversidade Céline Cousteau vão receber o doutoramento honoris causa pela Universidade de Aveiro (UA) durante a cerimónia de comemoração dos 50 anos da Academia, anunciou a instituição. A sessão decorrerá no próximo dia 15 de Dezembro.

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma

Sondagem

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma novidade

Quatro em cada cinco americanos adultos acreditam que as pessoas têm uma alma ou espírito além do corpo físico, revela uma sondagem publicada no dia 7 de dezembro pelo Pew Research Center. O centro de investigação sublinha que “apesar de nas últimas décadas a população residente nos EUA ter vindo a identificar-se cada vez menos com uma religião estabelecida, a crença num reino espiritual além deste mundo continua a ser generalizada”.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This