AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

autores - Júlia Costa

[Dicionário particular]

“b” de brutalista

| 28/02/2025

O filme O Brutalista está nomeado para dez óscares da Academia de Hollywood e está em cartaz há cerca de um mês em Portugal. Do elenco consta o ator principal do inesquecível O Pianista, de Roman Polanski, Adrien Brody – para sempre na lembrança a cena daquela figura alta e esguia, sozinha a caminhar por entre os destroços – que vem, uma vez mais, cruzar-se com a segunda guerra mundial, desta vez no pós-guerra.

No início do ano, nos Globos de Ouro, quando ouvi o nome do filme, a primeira ideia que me ocorreu foi que a temática seria sobre uma qualquer criatura humana abrutalhada e violenta. Não é – ou se calhar é, há que ver o filme. Não fazia ideia de que o Brutalismo, do francês béton-brut, é um estilo arquitetónico que emergiu no pós II guerra mundial, na sequência da necessidade urgente de reconstrução e da escassez de materiais. Caracterizado por construções que parecem inacabadas, em bruto, onde predomina o cinzento do betão. (E, já agora, para quem, como eu, não sabia: há Brutalismo no centro de Lisboa! Trata-se da Igreja do Sagrado Coração de Jesus que, de resto, sempre achei ligeiramente “abrutalhada”.)

A arquitetura dos edifícios aponta para a estética do filme: uma espécie de alegoria – humanos que são como os edifícios, as rodas das cadeiras e o tempo, passado e presente – um conjunto metafórico, um vaivém emocional entre as complexas relações humanas das personagens e as características arquitetónicas de um ambiente urbano, muitas vezes opressivo, perante o qual é impossível fugir a uma reflexão sobre verdade e superficialidade, sobre a existência humana e a sua transformação: “- Eu não sou quem eu esperava…”

Pelo meio cruzamo-nos com o totalitarismo, frio e de linhas geométricas, igual às construções; com o sonho americano e o seu lado sombrio, que contraria a perspetiva romântica da imigração para um país de promessas, onde “correrá leite e mel”, entenda-se riqueza e poder; com o capitalismo pós-guerra, corrosivo, a destruir as almas; a religião, o combustível que faltava para atear a chama do preconceito, da intolerância e da violência. Aliás, esta é a temática de uma das cenas mais revoltantes da história.

 Adrien Brody vem, uma vez mais, cruzar-se com a segunda guerra mundial, desta vez no pós-guerra. Imagem de divulgação.

O filme é divido em duas partes, tem um intervalo incluído, o que não é habitual, que funciona, mais ou menos, como um acordar para a realidade, uma espécie de passagem de sonho a pesadelo, da expetativa à realidade.

O Brutalista convence, transformando a história em momentos intimistas e imersivos, é profundamente enigmático e, a páginas tantas, parece ser a história de alguém conhecido. Esta dinâmica leva a diferentes interpretações dos factos, o que foi certamente muito inteligente para que se tornasse ainda mais interessante.

Para uma opinião mais pessoal só vendo o filme, para quem já viu, a pergunta, em modo “brutalistometafórico”: quem será, afinal, o brutalista? Será o personagem principal, o país que escolheu para viver ou nenhum dos dois?

 

Júlia Costa é cristã na essência, católica por tradição. Ligada à paróquia da Amadora, na Pastoral Juvenil e na Promoção da Comunidade. Mãe de uma filha, avó de três netos. Profissionalmente na área da contabilidade, embrenhada em números, mas desde sempre fascinada pela palavra.

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Perseu declara-se vítima

Testemunho

Perseu declara-se vítima novidade

Escrevo como sobrevivente de abuso sexual na Igreja. Estive calado trinta e seis anos. Sou acompanhado há mais de oito. Não escrevo para defender a instituição, e nada lhe devo. Defendo duas coisas apenas: os sobreviventes e a Graça. [Testemunho de um sobrevivente de abuso sexual na Igreja Católica].

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.