Bispo nos EUA nomeia mulher leiga para liderar paróquia

| 27 Dez 18 | Boas Notícias, Igreja Católica

Foto cedida pela Paróquia à AP News.

A paróquia católica de Fairfield no Connecticut (EUA) terá oficialmente um novo responsável a partir de janeiro de 2019 – mas a surpresa é que o cargo será preenchido por uma mulher. Eleanor Sauers é leiga, doutorada em teologia e professora de estudos religiosos e será, a partir de agora, será a “coordenadora da vida paroquial”.

Sauers já tinha assumido o cargo, a título provisório, aquando da morte precoce do anterior pároco, em março de 2018. Dois meses após o Sínodo dos Bispos sobre os Jovens, o bispo Frank Caggiano, que chamou para a atenção da importância das mulheres na Igreja (uma ideia que acabou refletida nas conclusões no relatório final da assembleia) considerou que Eleanor seria indicada para o papel.

Num comunicado, o bispo Caggiano clarificou as razões da sua escolha: “As suas responsabilidades, tal como qualquer padre ou diácono que é administrador, é trabalhar com a paróquia para desenvolver a visão e missão pastoral. (…) A sua educação, formação e experiência tornam-na profissionalmente, academicamente e espiritualmente preparada para este papel.” No comunicado, Caggiano agradece ainda a dedicação de Eleanor à paróquia e fala da sua esperança de que isto seja um precedente para que outras dioceses adotem este modelo de liderança pastoral.

Ao site AP News Eleanor afirma que percebe que está a ser vista como alguém que pode exercer influência e espera que as mulheres que se vêm desencorajadas pela natureza patriarcal do catolicismo possam olhar para ela e dar uma nova hipótese à Igreja.

Breves

Boas notícias

É notícia 

Cultura e artes

Uma audição comentada do Livro dos Salmos

Será uma audição comentada do Livro dos Salmos aquela que Alfredo Teixeira proporá nesta quarta-feira, 22 de Maio, a partir das 18h30, na Capela de Nossa Senhora da Bonança (Capela do Rato), em Lisboa (Calçada Bento da Rocha Cabral, 1-B).

Coro do Trinity College de Dublin em Lisboa para concerto e eucaristia

Neste sábado e domingo, 18 e 19 de Maio, Lisboa acolhe dois concertos do Coro da Capela do Trinity College de Dublin (Irlanda). Às 17 horas de sábado, o coro dará um concerto de música sacra na Sé de Lisboa; no domingo, participa na eucaristia dominical na Catedral Lusitana de S. Paulo em Lisboa (Comunhão Anglicana), com início às 11h00 (Rua das Janelas Verdes).

Pessoas

Sete Partidas

A Páscoa em Moçambique, um ano antes do ciclone – e como renasce a esperança

Um padre que passou de refugiado a conselheiro geral pode ser a imagem da paixão e morte que atravessou a Beira e que mostra caminhos de Páscoa a abrir-se. Na região de Moçambique destruída há um mês pelo ciclone Idai, a onda de solidariedade está a ultrapassar todas as expectativas e a esperança está a ganhar, outra vez, os corações das populações arrasadas por esta catástrofe.

Visto e Ouvido

Agenda

Mai
27
Seg
Conferências de Maio – “Os jovens chamados a transformar” – IV – “Os jovens descobrem Deus” @ Centro Nacional de Cultura
Mai 27@18:30_20:00

Participam Alfredo Teixeira, antropólogo e compositor, autor de Religião na Sociedade Portuguesa, Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, e João Valério, arquitecto e músico.

Ver todas as datas

Entre margens

A União Europeia necessita de psicanálise

Importa olhar para o «subconsciente» da União Europeia e tentar perceber a causa de tão grande tormento. Dir-se-ia que a União Europeia necessita de fazer algumas sessões de psicanálise. Queiramos ou não, estejamos ou não de acordo, a realidade é que a União Europeia marcará o nosso futuro coletivo.

Fale connosco