AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Entre Margens

Deus também habita na cidade

| 31/08/2025

 

Costumamos pensar a cidade como o lugar onde tudo acontece… menos Deus. Durante décadas, repetiu-se que a cidade era o túmulo da fé. Lugar da pressa, da fragmentação, do ruído, da indiferença, parecia que Deus não encontrava, ali, espaço. A religião era coisa do passado, do campo, das aldeias, da tradição dos nossos avós. Mas hoje, esse diagnóstico mostra-se incompleto. O barulho, a pressa, o individualismo, o consumismo, a fragmentação. Não parece haver espaço para o silêncio, para o mistério, para o sagrado. Mas será mesmo assim?

A cidade não é apenas o lugar da pressa, do ruído e da dispersão. É também o lugar do encontro, da sede de sentido, da procura de pertença. Deus não mora apenas nos templos antigos ou nas paisagens rurais onde outrora se ergueram procissões e igrejas. Deus mora, hoje, também no meio do trânsito, dos centros comerciais, dos bairros esquecidos e das praças iluminadas.

O humano concreto, esse homem e essa mulher urbanos, com a sua biografia feita de fragilidades e sonhos, com as suas perguntas e rotinas, tornou-se o lugar onde Deus escolhe habitar. Não é um Deus de abstrações, mas de encarnação. Não é um Deus distante, mas vizinho. Não é um Deus do passado, mas do agora.

“É por isso que a cidade se torna hoje, para a fé cristã, um lugar teológico: um espaço onde a revelação de Deus pode acontecer, onde o Evangelho se pode encarnar, onde o Espírito já atua, muitas vezes longe dos modelos tradicionais de pertença religiosa.” Foto: Grafite na cidade do Recife, Museu da Pessoa (Brasil)

É por isso que a cidade se torna hoje, para a fé cristã, um lugar teológico: um espaço onde a revelação de Deus pode acontecer, onde o Evangelho se pode encarnar, onde o Espírito já atua, muitas vezes longe dos modelos tradicionais de pertença religiosa. “Deus não está ausente dos lugares em que se vive. Está presente como um apelo discreto, uma hospitalidade disponível, uma escuta que não impõe”.[1]

O teólogo Christoph Theobald desafia-nos a olhar para a cidade como um lugar teológico: um lugar onde Deus continua a falar, a agir e a habitar, mesmo que de formas inesperadas [2]. A cidade, com toda a sua complexidade e contradições, é hoje um dos principais cenários da experiência espiritual contemporânea. É nela que se jogam muitas das grandes questões humanas: o sentido da vida, a justiça, a pertença, a esperança.

As ruas, os cafés, os transportes públicos, as universidades, os bairros, os parques, tudo isso pode tornar-se espaço de revelação, se tivermos olhos para ver. “O lugar de Deus hoje é o humano concreto”, diz José Tolentino Mendonça, “e isso inclui a cidade, com as suas feridas e desejos” [3]. Deus não se deixou ficar nos campos, nem se refugiou nos altares: caminha connosco no meio das multidões, escuta os silêncios escondidos nos apartamentos, habita os becos e as rotinas.

E, no entanto, é verdade: a fé urbana nem sempre é visível. Ela muitas vezes oculta-se nas margens, nos pequenos gestos, nas comunidades discretas. Já não se apresenta como tradição imposta, mas como escolha pessoal, procura interior, pertença voluntária. Como observa o sociólogo francês Jean-Pierre Bastian, a religiosidade urbana atual é marcada pela mobilidade, pela criatividade e pela pluralidade de pertenças [4].

Nas grandes cidades portuguesas, surgem hoje formas novas de viver o Evangelho: jovens que se reúnem em oração ao fim da tarde, movimentos que anunciam Cristo nas ruas, paróquias que se tornam espaços de escuta e encontro, comunidades que celebram a fé de modo festivo e acolhedor. Em tudo isto, o cristianismo urbano mostra-se capaz de dialogar com a modernidade, sem perder a sua raiz evangélica.

“É preciso chegar onde se formam os novos relatos e paradigmas; é aí que se joga a fé. Isso exige audácia missionária, porque a cidade pode tornar-se lugar de uma nova síntese cultural, de uma nova espiritualidade.” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium 74).

Evangelizar a cidade não significa adaptar-se ao mundo, mas ler os sinais dos tempos à luz do Evangelho. Significa acolher as perguntas dos nossos contemporâneos com escuta e discernimento. Significa fazer da cidade um espaço de hospitalidade espiritual, onde todos possam encontrar Deus, mesmo sem O nomear.

Talvez a pergunta hoje não seja “como levar Deus às cidades?”, mas sim: “como reconhecer o Deus que já está presente nelas?”

Porque, no fundo, Deus nunca abandonou a cidade. Está lá. No meio do trânsito, da solidão, das festas, dos bairros esquecidos, das praças iluminadas, das rotinas mais simples. A cidade é Sua morada. E talvez, se escutarmos com atenção, consigamos ouvir o som de passos divinos a caminhar connosco na calçada.

 

[1] Christoph Theobald, Transmitir um Evangelho de liberdade (São Paulo: Paulinas, 2010), 75.
[2] CF. Theobald, Transmitir um Evangelho de liberdade, 57.
[3] José Tolentino Mendonça, O Hipopótamo de Deus (Lisboa: Quetzal, 2016), 119.
[4] Jean-Pierre Bastian, Sociologia da Religião (São Paulo: Paulinas, 2003), 98.

 

Pedro Mangana é padre católico e frade da Ordem dos Pregadores (Dominicanos)

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This