
Capa do novo livro de Esther Mucznik.
O que nos diz a história de quase dois mil anos de presença judaica no território que é hoje Portugal? Partindo desta pergunta, a investigadora em temas judaicos Esther Mucznik escreveu um livro que pretende mostrar como “a vida dos judeus portugueses é indissociável da história de Portugal”. A obra, com o título Judeus Portugueses – Uma história de luz e sombra (ed. Manuscrito), será apresentada nesta terça-feira, 28, às 18h30, no espaço cultural do El Corte Inglés, de Lisboa.
“Contrariamente aos seus irmãos de fé na Europa cristã, sucessivamente expulsos dos mais diversos países e novamente readmitidos ao sabor da necessidade dos seus préstimos, os judeus na Península Ibérica aqui permaneceram quase sem interrupção durante mais de 1500 anos”, verifica a autora no seu novo livro.
Uma nota da editora refere-se ao judaísmo português como “resultado de uma longa história: umas vezes trágica, outras vezes mais serena, mas sempre muito rica”, que incluiu “momentos, episódios e personalidades inesquecíveis”, como “financeiros e médicos, filósofos e exegetas, matemáticos e astrónomos”. Essas pessoas “contribuíram para o desenvolvimento económico, cultural, científico e filosófico de Portugal” e tal contributo foi tanto maior quanto maior era a liberdade, a tolerância e a interacção social e política entre os diferentes povos”.
Neste livro, Esther Mucznik cruza a história dos judeus e a história de Portugal em momentos e episódios concretos e através da vida de personalidades que mostram essa relação íntima, “feita de convivência e de perseguição, de amor e de ódio, de desterro e de saudade, de reencontro e de reconciliação, de luz e de sombra”.

Esther Mucznik a falar numa conferência. Foto Direitos Reservados
A autora publicou já, além de artigos de imprensa e catálogos, vários livros como a biografia de Grácia Nasi (2010), Portugueses no Holocausto (2012), Auschwitz, Um Dia de Cada Vez (2015) e A Grande Epopeia dos Judeus no Século XX (2017). Nascida em Lisboa, filha de pais judeus polacos, Mucznik viveu em Israel e Paris, onde estudou Língua e Cultura Hebraicas e Sociologia (na Sorbonne). Foi também co-coordenadora do Dicionário do Judaísmo Português (2009), é co-fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Judaicos e fundadora da Associação Memória e Ensino do Holocausto – MEMOSHOÁ, da qual é presidente. Fundou também o Museu Judaico de Lisboa, que está em preparação.