CNE reúne em livro 24 intervenções

Identidade pessoal, afetividade e sexualidade em debate a 16 de novembro na UCP

| 9 Nov 2023

livro Lugares da Afetividade e da Sexualidade na Configuração da Identidade Pessoal

No debate da próxima quinta-feira, intervêm o padre José Frazão, SJ, Susana Costa Ramalho, e o padre Luís Marinho, cabendo a moderação a Jorge Wemans.

 

Contribuir para iluminar “a zona de sombra” em que as questões da afetividade e da sexualidade são deixadas nos meios católicos é o objetivo do debate que terá lugar na próxima quinta-feira, dia 16 de novembro, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, por ocasião do lançamento do livro “Lugares da Afetividade e da Sexualidade na Configuração da Identidade Pessoal”.

O livro reúne textos de 24 autores escutados pelos dirigentes do Corpo Nacional de Escutas (CNE) ao longo do projeto Entre Linhas, desenvolvido entre 2020 e 2023, para “aprofundar, na complementaridade das diversas dimensões constitutivas da condição humana, uma reflexão cristã acerca da afetividade e da sexualidade no programa educativo do Corpo Nacional de Escutas” [ver 7MARGENS].

Como explicou ao 7MARGENS o padre Luís Marinho, coordenador daquele projeto: “Reconhecemos as dificuldades dos educadores para trazerem à luz estas dimensões que, no entanto, fazem parte da construção de um projeto de vida feliz das crianças e jovens que acompanhamos”. Parte dessas dificuldades têm origem no facto dos educadores do CNE serem católicos e, por isso, “serem levados a pensar que já está tudo dito pelo ensino oficial da Igreja nesta matéria”.

Ora, “os desafios que a vivência da afetividade e da sexualidade levantam nos dias de hoje” exigem, como propõe o documento final da assembleia-geral do sínodo dos bispos realizada este outubro, “que se promovam iniciativas que permitam um discernimento partilhado sobre questões doutrinais, pastorais e éticas que são controversas, à luz da Palavra de Deus, do ensinamento da Igreja, da reflexão teológica e valorizando a experiência sinodal”.

Antes mesmo de se ter iniciado a dinâmica de preparação do sínodo sobre a sinodalidade, já o CNE se apercebera da necessidade de aprofundar estes temas, decisão que constituiu “um processo muito desafiador”, relembra o padre Luís Marinho, pois os membros da equipa que coordenou o projeto “partiram de posições muito diferentes” e “cresceram ao longo do processo”, para chegar a um documento que, “tendo caráter orientador”, não pretende encerrar a reflexão, mas antes “estimular a escuta, reafirmando que cada pessoa deve ser acolhida e respeitada na sua dignidade, independentemente da própria orientação sexual”.

No debate da próxima quinta-feira, intervêm o padre José Frazão, SJ, Susana Costa Ramalho, coordenadora do Instituto de Ciências da Família da Universidade Católica Portuguesa, e o próprio padre Luís Marinho, cabendo a moderação a Jorge Wemans, editor do 7MARGENS.

Na Brotéria, revista que dirige, o padre José Frazão “tem apresentado reflexão teológica de grande valor e de clareza de linguagem sobre alguns destes temas, nomeadamente sobre a homossexualidade”, enquanto Susana Costa Ramalho trará à conversa “a reflexão de como na academia, sobretudo na área das ciências humanas, estes temas são tratados”.

A apresentação tem lugar no dia 16 de novembro, a partir das 18h30, na livraria da Universidade Católica Portuguesa, localizada no piso 0 do Edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II, em Lisboa.

 

Lugares da Afetividade e da Sexualidade na Configuração da Identidade Pessoal – Américo Pereira, coordenador; Universidade Católica Editora – novembro 2023; 296 pág. PVP: €19,90

 

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe

Nove dias após a sua morte numa prisão russa

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe novidade

O corpo do líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi entregue à sua mãe, informou ontem, sábado, Ivan Zhdanov, diretor da Fundação Anti-Corrupção de Navalny e um dos seus principais assessores na sua conta de Telegram. O responsável agradeceu a “todos” os que apelaram às autoridades russas para que devolvessem o corpo de Navalny à sua mãe, citado pela Associated Press.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos

Como preparação para a segunda sessão do Sínodo

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos novidade

Os bispos católicos da Bélgica enviaram às dioceses e comunidades locais do seu país uma carta no dia 16 de fevereiro sugerindo a reflexão sobre dois temas ministeriais, a ordenação sacerdotal de homens casados e a instituição de mulheres diaconisas, como forma de preparação dos trabalhos da segunda sessão do Sínodo dos Bispos, que decorrerá em Roma em outubro próximo.

Cristo Cachorro, versão 2024

Cristo Cachorro, versão 2024 novidade

Invejo de morte a paixão que os cartazes da Semana Santa de Sevilha conseguem despertar. Os sevilhanos importam-se com a sua cidade, as festas e com a imagem que o cartaz projecta, se bem que com o seu quê de possessivo, mas bem melhor que a apatia. Não fossem frases como “É absolutamente uma vergonha e uma aberração” e as missas de desagravo e o quadro cartaz deste ano teria passado ao lado.

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This