António Barroso

Livros sobre o bispo-missionário apresentados no Porto

| 28 Nov 21

D. António Barroso, aqui ao centro na imagem, sentado, foi bispo do Porto. Foto de Domínio Público 

Dois livros sobre D. António Barroso, bispo do Porto entre 1899 e 1918 (e que antes tinha sido bispo em Moçambique e São Tomé de Meliapor, na Índia), serão apresentados nesta segunda-feira, 29 de Novembro, a partir das 21h, no auditório do Paço Episcopal do Porto.

António Barroso, Memória e Pensamento, coordenado por Amadeu Araújo, vice-postulador da causa de canonização do antigo missionário português, inclui textos de 16 autores, correspondentes a intervenções proferidas desde 2012 em sessões evocativas da figura do bispo.

Entre os autores, contam-se Carlos Azevedo, historiador, bispo e delegado do Conselho Pontifício da Cultura no Vaticano; Guilherme de Oliveira Martins, administrador da Fundação Gulbenkian; António Júlio Trigueiros, historiador e padre jesuíta; Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora; e os sociólogos Manuel Silva Costa e Manuel Carlos Silva. Luís Carlos Amaral, da Universidade do Porto e da Universidade Católica Portuguesa (UCP-Porto) apresenta o livro.

Entre a Monarquia e a República: Os Tempos de D. António Barroso, no Centenário da sua Morte (1918-2018), coordenado por Adélio Fernando Abreu e Luís Carlos Amaral, resulta das comunicações do colóquio com o mesmo título que decorreu dias 7 e 8 de Junho no Porto. Eugénio dos Santos, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, será o apresentador.

A sessão é organizada pela Diocese do Porto, Centro de Estudos de História Religiosa da UCP, Fundação Voz Portucalense e Postulação da causa de canonização e conta com a presença do bispo do Porto, Manuel Linda. Mais informações pelo telefone 226 196 200 (ext. 106).

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This