AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

O compromisso político como vocação

| 06/03/2022

José Manuel Pureza (o 4º a contar da direita), entre o grupo de deputados que recebeu a oferta da encíclica Fratelli Tutti: “O ‘recado’ essencial da vida de Jesus é a convocação a mudar a vida.” Foto © António Marujo

 

Sou a minha circunstância. Cresci na fé, como jovem adulto, com a noção de que ser cristão é sempre um compromisso militante, expressão chave dos meus anos de Ação Católica. E, na minha vida, esse compromisso militante significou invariavelmente um compromisso político, um envolvimento sem disfarces nem reservas com a construção da sociedade a partir de escolhas coletivas contrastantes.

Essa imbricação do compromisso político com a minha condição de cristão é uma decorrência natural da radicalidade da vida fraterna e despida que, para mim, significa ser cristão e que o movimento cristão bebeu do testemunho de Jesus e as primeiras comunidades – as dos dois primeiros séculos – materializaram num desafio insuportável para todas as estruturas de poder então vigentes. Foi assim nesse tempo, é assim agora.

Sucede que o tempo e os poderes transformaram o Jesus questionador de todos os poderes e de todos os confortos num Cristo light e sobrepuseram a prioridade da religião, dos seus preceitos e das suas estruturas institucionais à imitação pessoal e comunitária da vida de Jesus. E, com isso, despolitizaram a condição cristã. Entendamo-nos bem: eu compreendo a advertência de que os critérios de Jesus, na sua vida pública, foram de outra natureza que não a de um programa político; e comungo da noção de que a imitação de Jesus não se verte num programa e muito menos se atrela a um poder instituído. Mas constato que a marca da divina rebeldia de Jesus (como lhe chama José Veiga Torres) cedeu, em muito do percurso da Igreja, o lugar a um pietismo alérgico à conformação estrutural do “recado” essencial da vida de Jesus: a convocação a mudar a vida. Voltar a essa convocação faz dos Evangelhos uma referência política de primeira grandeza. Faz da política a organização da sociedade alimentada por vidas mudadas e que potencia essa mudança. A política que conta é essa: a da escolha de caminhos que mudem as vidas sofridas e, ao mesmo tempo, as vidas arrogantes.

Certo: a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Mas Deus é o avesso de um referencial de neutralidade nos gestos de César. Deus é louvado ou negado em cada gesto de César. Não por invocar o Seu nome. Mas por aquilo que cada um desses gestos traz ou não para a vida de cada um dos mais frágeis, como Jesus vincou.

Resgatar a imitação da vida de Jesus para o centro das nossas vidas de cristãos apaixona-nos, por isso, pela luta política enquanto disputa entre visões do que pode e deve ser o mundo e entre práticas que se querem coerentes com essas visões. Estou profundamente convencido de que um tal resgate do que foi a prática das comunidades fundadoras do movimento cristão é uma ameaça para a política dominante e será por ela combatida com todas as suas forças. Porque esse resgate do cristianismo originário – tão presente no pontificado de Francisco – vincula a política ao rosto concreto de cada um/a dos/as que sofrem e ao amor por que cada um/a dos/as que sofrem suplica e desvaloriza o que na política dominante há de formalismo e de poder sem amor.

Creio ser esse o sentido da mensagem de Francisco: “Temos de nos convencer que a caridade é o princípio não só das micro-relações estabelecidas entre amigos, na família, no pequeno grupo, mas também das macro-relações como relacionamentos sociais, económicos, políticos”; daí concluindo que “a política, tão denegrida, é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum.” (Evangelii Gaudium, 205).

 

José Manuel Pureza é professor universitário e dirigente do Bloco de Esquerda

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This