AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Macieira da Lixa

Padre Mário sofre acidente de viação

| 27/01/2022

Padre Mário de Oliveira, da Lixa. Foto da sua página de Facebook.

 

O padre Mário de Oliveira, 84 anos, sofreu, na quarta-feira à tarde, um acidente de automóvel em Macieira da Lixa, onde reside, provocando-lhe diversas fraturas e ferimentos, segundo informou a revista Visão, esta quinta-feira, na sua edição online.

De acordo com a publicação, por razões ainda não esclarecidas, o carro que conduzia despistou-se, tendo embatido numa casa. 

Transportado ao Centro Hospital do Tâmega e Sousa, em Penafiel, em estado grave, com traumatismos múltiplos, Mário de Oliveira foi submetido a uma intervenção de urgência. Está internado nos cuidados intensivos, com prognóstico reservado.

Mário de Oliveira ficou conhecido por se ter oposto, enquanto capelão militar, à Guerra Colonial, o que lhe valeu ser preso duas vezes durante o regime do Estado Novo. Padre desde 1962 e antigo pároco de Macieira da Lixa, Mário de Oliveira acabaria, mais tarde, sem nomeação do bispo para qualquer serviço pastoral, por causa de muitas posições que foi assumindo, contestando vários enunciados da tradição católica.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Tinha 73 anos

[Olhar de teóloga]

Tinha 73 anos novidade

Decidi que, sempre que, infelizmente, escrever sobre o suicídio de um padre, vou intitular o artigo com a idade daquele que não encontrou outra saída.
Bernard Card, da diocese de Dijon, em França, suicidou-se na casa paroquial. Ao que parece, era um padre activo, envolvido em várias atividades diocesanas e de trato fácil e próximo. [Texto de Cristina Inogés Sanz]

Menos grelhas para preencher, mais pensamento em conjunto? O desafio da colaboração nas escolas

[Entre o quadro e o mundo (32)]

Menos grelhas para preencher, mais pensamento em conjunto? O desafio da colaboração nas escolas novidade

Ter reuniões marcadas, tempo reservado nos horários e instrumentos para registar o trabalho conjunto não significa necessariamente que exista colaboração entre professores. No novo episódio do podcast “Entre o Quadro e o Mundo”, Luís Francisco Marques questiona uma escola cada vez mais capaz de organizar e medir o que é feito por todos, mas nem sempre capaz de criar uma cultura em que os professores pensem verdadeiramente em conjunto.

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.