Próxima viagem confirmada

Papa visitará a Hungria no final de abril

| 27 Fev 2023

chegada do papa Francisco à Hungria em 2021, foto Vatican Media

Papa Francisco de passagem pela Hungria, em setembro de 2021. Foto © Vatican Media.

 

A próxima viagem apostólica do Papa terá como destino a cidade de Budapeste, na Hungria, e irá realizar-se de 28 a 30 de abril, confirmou esta segunda-feira, 27 de fevereiro, a Sala de Imprensa do Vaticano.

Esta será a segunda vez que Francisco irá visitar o país, depois de aí ter estado brevemente em setembro de 2021, para presidir à missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional, quando ia a caminho da Eslováquia. Tal como o 7MARGENS já havia avançado em dezembro do ano passado, esta era uma das viagens apostólicas previstas para 2023.

O programa da viagem, também divulgado pelo Vaticano, começa com os habituais encontros com membros do Governo e corpo diplomático, e com os bispos, religiosos e agentes da pastoral no país, na sexta-feira, 28 de abril.

Já no sábado, 29, Francisco irá visitar as crianças do Instituto Beato László Batthyány-Strattmann, e terá um encontro com pobres e refugiados na Igreja de Santa Isabel da Hungria. Nesse mesmo dia, está também previsto um encontro com os jovens na Budapeste Arena, um pavilhão com capacidade para acolher 12.500 pessoas, e ainda a tradicional reunião com os membros locais da Companhia de Jesus.

No domingo, 30 de abril, o Papa presidirá à missa na praça Kossuth Lájos, situada no centro da capital húngara, e antes de regressar a Roma ainda passará pela Universidade Católica Péter Pázmany para um encontro com representantes do mundo universitário e da cultura.

Partilhando uma fronteira de 140 Km com a Ucrânia no seu extremo leste, a Hungria já recebeu, desde o início da invasão russa, quase um milhão de refugiados. De acordo com o Vatican News, mais de metade da população do país assume-se como cristã e pelo menos 37% dos húngaros identificam-se como católicos.

Esta será a 41ª viagem apostólica do Papa Francisco. João Paulo II esteve no país de 16 a 20 de agosto de 1991, e de 6 a 7 de setembro de 1996.

 

Vaticano não identificou “má conduta ou abuso” por parte de cardeal Lacroix

Investigação suspensa

Vaticano não identificou “má conduta ou abuso” por parte de cardeal Lacroix novidade

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou esta terça-feira, 21 de maio, que a investigação canónica preliminar solicitada pelo Papa Francisco para averiguar as acusações de agressão sexual contra o cardeal canadiano Gérald Cyprien Lacroix não prosseguirá, visto que “não foi identificada qualquer ação como má conduta ou abuso” da parte do mesmo. O nome do prelado, que pertence ao Conselho dos Cardeais (C9), foi um dos apontados numa grande ação coletiva a decorrer no Canadá, listando supostas agressões sexuais que terão ocorrido na diocese do Quebeque, nos anos 1980.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Prémio de direitos humanos para marroquina Amina Bouayach é “instrumento de propaganda”

AAPSO denuncia

Prémio de direitos humanos para marroquina Amina Bouayach é “instrumento de propaganda” novidade

Amina Bouayach, Presidente do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) de Marrocos, recebeu esta terça-feira, 21 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa, o Prémio de Direitos Humanos do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa 2023. Mas a Associação de Amizade Portugal – Sahara Ocidental (AAPSO) considera, no mínimo, “estranha” a atribuição do galardão à marroquina.

Senhora do Rosário: Que batalhas há para vencer?

Senhora do Rosário: Que batalhas há para vencer? novidade

A exposição, intitulada «Mês de Maio. Mês de Maria», que tem por curador o Prof. José Abílio Coelho, historiador, da Universidade do Minho, conta com as principais ‘apresentações’ de Nossa Senhora do Rosário, sobretudo em escultura e pintura, que se encontram dispersas por igrejas e capelas do arciprestado de Póvoa de Lanhoso. Divulgamos o texto, da autoria do Padre Joaquim Félix, publicado no catálogo da exposição  «A Senhora do Rosário no Arciprestado Povoense».

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This