
Papa Francisco de passagem pela Hungria, em setembro de 2021. Foto © Vatican Media.
A próxima viagem apostólica do Papa terá como destino a cidade de Budapeste, na Hungria, e irá realizar-se de 28 a 30 de abril, confirmou esta segunda-feira, 27 de fevereiro, a Sala de Imprensa do Vaticano.
Esta será a segunda vez que Francisco irá visitar o país, depois de aí ter estado brevemente em setembro de 2021, para presidir à missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional, quando ia a caminho da Eslováquia. Tal como o 7MARGENS já havia avançado em dezembro do ano passado, esta era uma das viagens apostólicas previstas para 2023.
O programa da viagem, também divulgado pelo Vaticano, começa com os habituais encontros com membros do Governo e corpo diplomático, e com os bispos, religiosos e agentes da pastoral no país, na sexta-feira, 28 de abril.
Já no sábado, 29, Francisco irá visitar as crianças do Instituto Beato László Batthyány-Strattmann, e terá um encontro com pobres e refugiados na Igreja de Santa Isabel da Hungria. Nesse mesmo dia, está também previsto um encontro com os jovens na Budapeste Arena, um pavilhão com capacidade para acolher 12.500 pessoas, e ainda a tradicional reunião com os membros locais da Companhia de Jesus.
No domingo, 30 de abril, o Papa presidirá à missa na praça Kossuth Lájos, situada no centro da capital húngara, e antes de regressar a Roma ainda passará pela Universidade Católica Péter Pázmany para um encontro com representantes do mundo universitário e da cultura.
Partilhando uma fronteira de 140 Km com a Ucrânia no seu extremo leste, a Hungria já recebeu, desde o início da invasão russa, quase um milhão de refugiados. De acordo com o Vatican News, mais de metade da população do país assume-se como cristã e pelo menos 37% dos húngaros identificam-se como católicos.
Esta será a 41ª viagem apostólica do Papa Francisco. João Paulo II esteve no país de 16 a 20 de agosto de 1991, e de 6 a 7 de setembro de 1996.