Comissão Independente divulga apelos

“Por um futuro de crianças salvas pela vossa dura partilha”

| 4 Ago 2022

Abuso de menores.

“Não tenhas medo” é o apelo simples e direto do vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, padre José Manuel Pereira de Almeida. Ilustração: Churchandstate.org.

 

Atores, médicos, jornalistas, magistrados, artistas… São ao todo 23 as personalidades da sociedade civil que apelam aos que tenham sido vítimas, em criança, de abusos sexuais no seio da Igreja Católica para que deem “voz ao seu silêncio”. As frases, conselhos, pedidos e reflexões partiram de um convite da Comissão Independente (CI) para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa e foram partilhadas pelo coordenador da mesma, Pedro Stecht, em nota enviada esta quinta-feira, 4, aos meios de comunicação.

“Que a dor inimaginável de voltar a sum sítio tão escuro, seja iluminada pela ideia de um futuro de crianças salvas pela vossa dura mas preciosa partilha”, escreveu o humorista Bruno Nogueira. “Não tenhas medo” é o apelo simples e direto do vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, padre José Manuel Pereira de Almeida.

“Vamos juntos, são infelizmente muitas as vozes, por isso será melhor e mais solidário o caminho. Ninguém te deixa só, ninguém te deixa para trás. Mas tens de ser tu a dar o primeiro passo. Vamos por todos. Por todos, obrigada!” é a mensagem de Margarida Pinto Correia, radialista e diretora de relações institucionais da EDP.

Nuno Almeida (bispo auxiliar de Braga), Eugénio Fonseca (Presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado), Maria João Pires (Pianista), ou Maria Dulce Rocha (Procuradora da República) são alguns dos restantes nomes que assinam os apelos divulgados pela CI.

“Esperamos que outros possam continuar a divulgar este apelo, que afinal é de toda a sociedade, no sincero intuito de que, sob anonimato, qualquer pessoa possa ainda enviar o seu depoimento dando finalmente ‘voz ao silêncio’, pode ler-se no comunicado.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chamou a comissão independente liderada por Pedro Strecht para uma reunião em Belém, a qual está agendada para as 16h30 desta sexta-feira, 5 de agosto. Os membros da comissão estiveram reunidos com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, na semana passada, num encontro que havia sido pedido pela própria comissão, com o intuito de apresentar o trabalho desenvolvido até agora pelo organismo.

A comissão está em funcionamento desde janeiro e recebeu até ao momento 368 testemunhos, tendo encaminhado 17 casos para o Ministério Público. O relatório final da comissão deverá ser conhecido em dezembro.

 

Contactos da CI:
geral@darvozaosilencio.org
Tlm: 91 711 00 00

 

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Reino Unido

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel novidade

Glyn Secker, secretário da Jewish Voice For Labor – uma organização que reúne judeus membros do Partido Trabalhista ­–, lançou um violento ataque aos “judeus que colocam Israel no centro da sua identidade” e classificou o sionismo como “uma obscenidade” ao discursar no dia 10 diante de Downing Street, durante um protesto contra os ataques de Israel na faixa de Gaza.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

Nos 77 anos do ataque atómico

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

“Apelo a todos os membros” do Parlamento japonês, “bem como aos membros dos conselhos municipais e provinciais” para que se “encontrem com os hibakusha (sobreviventes da bomba atómica), ouçam como eles sofreram, aprendam a verdade sobre o bombardeio atómico e transmitam o que aprenderem ao mundo”, escreve, numa carta lida nas cerimónias dos 77 anos do ataque atómico sobre Nagasaki, por um dos seus sobreviventes, Takashi Miyata.

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Resgatadas 29 pessoas

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Dezenas de pessoas estão desaparecidas depois de um barco ter naufragado no mar Egeu, na quarta-feira, ao largo da ilha grega de Cárpatos, divulgou a ACNUR. A embarcação afundou-se ao amanhecer, depois de da costa sul da vizinha Turquia, em direção a Itália. “Uma grande operação de busca e resgate está em curso.”

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This