
Isabel Capeloa Gil deixou um alerta: “Apesar de todos os avanços, há ainda muito caminho a percorrer. As mulheres continuam a estar sub-representadas em todo o mundo académico como Presidentes, Vice-Chanceleres e Reitoras.” Foto © UCP.
A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Isabel Capeloa Gil, recebeu o doutoramento honoris causa pela Australian Catholic University (ACU), informa uma nota da instituição enviada ao 7MARGENS esta segunda-feira, 11 de setembro.
Isabel Capeloa Gil, que é já Doutora Honoris Causa pela Boston College e pelo Institut Catholique de Paris (ICP) e é também a primeira Presidente mulher da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), afirmou – citada no comunicado – que recebe este “doutoramento honoris causa com humildade e como prova do reconhecimento da liderança das mulheres no mundo académico”.
E aproveitou o seu discurso para deixar um alerta: “Apesar de todos os avanços, há ainda muito caminho a percorrer. As mulheres continuam a estar sub-representadas em todo o mundo académico como Presidentes, Vice-Chanceleres e Reitoras. No âmbito do ensino superior católico, é de salientar que, e mais devido ao legado do que por simples preconceito, há apenas 8% de mulheres nos lugares de topo das instituições, de acordo com um inquérito recente da Federação Internacional das Universidades Católicas. A mudança está em curso, mas tem de acontecer durante a nossa vida, e não para além dela, tem de acontecer agora”.
Recorde-se que Isabel Capeloa Gil foi nomeada pelo Papa Francisco como consultora do Dicastério para a Cultura e Educação, em 2023, sendo ainda consultora da Congregação para a Educação Católica e membro do Conselho Científico da AVEPRO, a Agência da Santa Sé para a Avaliação e a Promoção da Qualidade das Universidades e Faculdades Eclesiásticas.