TVE rejeita exibir documentário sobre a Semana Santa

| 31 Mar 19

Uma procissão de Semana Santa em Espanha. Foto © Pixabay

 

A RTVE decidiu não aceitar a proposta do produtor Juan Lebrón para emitir o documentário Semana Santa, dirigido por Manuel Gutiérrez Aragó. O documentário, considerado um clássico no género, terá sido considerado pela RTVE como não tendo “interesse actual”, apesar de, 27 anos depois da estreia, estar de novo a ser exibido e a encher salas de cinema, em formato remasterizado.

O documentário estreou há 27 anos e retrata as tradições culturais ligadas à Semana Santa, em Espanha. A proposta do produtor dava à RTVE os direitos de emissão, até 30 de Maio, incluindo durante a próxima Semana Maior, como também se designam os sete dias que levam à Páscoa.

Em declarações ao El Mundo, o produtor considerou a decisão como “incompreensível”. O filme é um “autêntico clássico” do cinema documental, defendeu, mais ainda num país “onde a paixão pela Semana Santa é tremenda”. “Não imagino a BBC fazer algo semelhante com um assunto cultural seu”, acrescentou.

Uma fonte da direcção da RTVE, citada pelo mesmo jornal, afirmava que “neste momento não se considerou oportuna a aquisição dos direitos”, para a qual são tidos em conta “critérios de serviço público e oportunidade”.

O documentário foi realizado em 1992, com o apoio da RTVE. O produtor propôs a venda dos direitos de exibição por 18 mil euros que, diz, é menos de metade dos custos de remasterização. “Não conheço outro documentário que seja reposto 27 anos depois e consiga encher as salas de cinema”, diz o produtor.  

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Share This