Na Capela do Rato (LIsboa) ou em canais vídeo

Ucrânia, a guerra e a paz inspiram curso de filosofia, literatura e espiritualidade

| 12 Jan 2023

na ucrania, uma criança observa os edifícios destruídos pela guerra, Foto © UNICEF/Diego Ibarra Sánchez

Criança observa edifícios destruídos pela guerra na Ucrânia: o conflito provocado pela invasão russa foi a inspiração imediata para o tema do curso. Foto © UNICEF/Diego Ibarra Sánchez.

 

Tolstoi, Hannah Arendt, Sophia de Mello Breyner, Thomas Merton, Dorothy Day, Manuel Alegre ou o Papa Francisco. Estes são alguns dos autores que estarão em análise e debate no curso de filosofia, literatura e espiritualidade com o título Da Guerra e da Paz, que a partir do próximo dia 16 decorre na Capela do Rato, em Lisboa.

O curso pode ser acompanhado, por quem se inscreve, também através de canais vídeo. As sessões decorrem sempre às segundas-feiras a partir das 18h30. Com a coordenação científica de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, professora catedrática aposentada de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e colaboradora do 7MARGENS, a iniciativa conta com intervenções de especialistas de diferentes áreas, além da coordenadora: José Pedro Serra, Viriato Soromenho-Marques, Isabel Capeloa Gil, Mendo Castro Henriques, ou os padres Adelino Ascenso, José Frazão Correia e António Martins. O encerramento do curso, sobre o livro do Papa Francisco Contra a Guerra – A Coragem de Construir a Paz, terá a intervenção do cardeal português José Tolentino Mendonça, que era o responsável da Capela do Rato, quando nasceu a iniciativa destes cursos, em 2016, na sua primeira edição com o tema Os filósofos também falam de Deus.

Entre outras, estarão em análise e debate obras como A Tarde do Cristianismo (Tomáš Halík), Confiança e Medo na Cidade (Zygmunt Bauman), Da Guerra (Carl von Clausewitz), A Longa Solidão (Dorothy Day), Paz e Guerra Entre as Nações (Raymond Aron), Jornada de África (Manuel Alegre) ou A Guerra Não tem Rosto de Mulher (Svetlana Alexievich)

Nesta oitava edição, que se prolonga por 13 sessões até 27 de Abril, a escolha do tema teve em conta a situação que se está a viver no mundo, nomeadamente com a guerra provocada pela invasão russa da Ucrânia. Guerra e Paz, a obra de Tolstoi que inspirou o título do curso, será abordada na segunda sessão, por José Pedro Serra, professor da Faculdade de Letras de Lisboa.

O programa completo, formulário para as inscrições e outras informações podem ser encontradas na página da Capela do Rato.

Na secção “Curso dos dias” na mesma página, normalmente entre Janeiro e Abril/Maio de cada ano desde 2016, podem escutar-se as gravações de todas as sessões dos cursos anteriores.

 

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum

Reconhecida pela Universidade de Helsínquia

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum novidade

A Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa à ativista Greta Thunberg pelo seu “trabalho infalível e coerente pelo futuro do nosso planeta”. A jovem receberá o título a 9 de junho, juntamente com outros sete homenageados, entre os quais se encontra o ex-presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo emérito Munib Younan.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido

Conselho de Direitos Humanos

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido novidade

“Um em cada sete cristãos sofre perseguições hoje”, alertou o observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, arcebispo Fortunatus Nwachukwu, no discurso que proferiu esta terça-feira, 21 de março, em Genebra, durante a 52ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Em nome da Santa Sé, Nwachukwu, recentemente nomeado pelo Papa como secretário do Dicastério para a Evangelização, quis trazer à atenção internacional “a situação de muitas pessoas e comunidades que sofrem perseguições por causa das suas crenças religiosas”.

O poder clerical e os abusos

O poder clerical e os abusos novidade

É imperioso assumir os pecados dos crimes de abusos de crianças – como também dos outros abusos sexuais com pessoas de maior idade; é com clareza que se devem suspender todos os bispos e padres e agentes de pastoral envolvidos, pagar indemnizações e  todos os tratamentos a “abusados”. (Opinião de Joaquim Armindo)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This