
Criança observa edifícios destruídos pela guerra na Ucrânia: o conflito provocado pela invasão russa foi a inspiração imediata para o tema do curso. Foto © UNICEF/Diego Ibarra Sánchez.
Tolstoi, Hannah Arendt, Sophia de Mello Breyner, Thomas Merton, Dorothy Day, Manuel Alegre ou o Papa Francisco. Estes são alguns dos autores que estarão em análise e debate no curso de filosofia, literatura e espiritualidade com o título Da Guerra e da Paz, que a partir do próximo dia 16 decorre na Capela do Rato, em Lisboa.
O curso pode ser acompanhado, por quem se inscreve, também através de canais vídeo. As sessões decorrem sempre às segundas-feiras a partir das 18h30. Com a coordenação científica de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, professora catedrática aposentada de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e colaboradora do 7MARGENS, a iniciativa conta com intervenções de especialistas de diferentes áreas, além da coordenadora: José Pedro Serra, Viriato Soromenho-Marques, Isabel Capeloa Gil, Mendo Castro Henriques, ou os padres Adelino Ascenso, José Frazão Correia e António Martins. O encerramento do curso, sobre o livro do Papa Francisco Contra a Guerra – A Coragem de Construir a Paz, terá a intervenção do cardeal português José Tolentino Mendonça, que era o responsável da Capela do Rato, quando nasceu a iniciativa destes cursos, em 2016, na sua primeira edição com o tema Os filósofos também falam de Deus.
Entre outras, estarão em análise e debate obras como A Tarde do Cristianismo (Tomáš Halík), Confiança e Medo na Cidade (Zygmunt Bauman), Da Guerra (Carl von Clausewitz), A Longa Solidão (Dorothy Day), Paz e Guerra Entre as Nações (Raymond Aron), Jornada de África (Manuel Alegre) ou A Guerra Não tem Rosto de Mulher (Svetlana Alexievich)
Nesta oitava edição, que se prolonga por 13 sessões até 27 de Abril, a escolha do tema teve em conta a situação que se está a viver no mundo, nomeadamente com a guerra provocada pela invasão russa da Ucrânia. Guerra e Paz, a obra de Tolstoi que inspirou o título do curso, será abordada na segunda sessão, por José Pedro Serra, professor da Faculdade de Letras de Lisboa.
O programa completo, formulário para as inscrições e outras informações podem ser encontradas na página da Capela do Rato.
Na secção “Curso dos dias” na mesma página, normalmente entre Janeiro e Abril/Maio de cada ano desde 2016, podem escutar-se as gravações de todas as sessões dos cursos anteriores.