Um Pacto Educativo Global apresentado neste dia 15 pelo Papa

| 15 Out 2020

Escola da Associação Amigos da Missão, na Guiné-Bissau: um projecto para que “a educação se transforme em criadora de fraternidade, paz e justiça”. Foto © Alice Cardoso, cedida pela autora.

 

O Papa Francisco apresenta esta quinta-feira, 15 de Outubro, um Pacto Educativo Global, às 13h30 de Lisboa, através de uma mensagem de vídeo a que seguirão depoimentos de personalidades da Igreja e da cultura, anunciou o Vaticano.

Após a sua intervenção, Francisco convidará personalidades e instituições de todo o mundo a subscrever “um pacto de incentivo à mudança, à escala global, para que a educação se transforme em criadora de fraternidade, paz e justiça”.

A iniciativa é promovida pela Congregação para a Educação Católica, da Santa Sé, e reunirá na Universidade Pontifícia Lateranense responsáveis de universidades e escolas de vários países. A sessão pode ser acompanhada através do portal do Vatican News e dos seus canais no Youtube.

Este momento “é uma oportunidade para que todas as realidades educativas se conheçam melhor, dialoguem e, em conjunto, perspectivem e concretizem novas e ousadas maneiras de educar”, comentou o director do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), Fernando Moita, à agência Ecclesia.

“Qualquer acto educativo é uma relação de encontro, pelo que cabe à educação dar as ferramentas que provoquem mudanças de mentalidade e conduzam a novas formas de vida centradas no valor da fraternidade”, acrescenta Fernando Moita.

Esta iniciativa retoma o apelo feito pelo Papa, a 12 de Setembro de 2019, quando disse que havia “necessidade de unir esforços e de criar uma aliança educacional”, reiterando, mais tarde, o convite aos embaixadores de todo o mundo, reunidos por ocasião do discurso ao Corpo Diplomático, a 9 de Janeiro deste ano.

Apesar da pandemia e do cancelamento de iniciativas, o Vaticano diz que o projecto não foi interrompido. A “Aldeia Global da Educação”, onde seriam apresentadas as experiências educacionais internacionais, foi transformada num espaço virtual com mais de 70 experiências educacionais no mundo inspiradas nos temas do Pacto: “Dignidade e direitos humanos, paz e cidadania, ecologia integral, fraternidade e desenvolvimento”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Irritações e sol na cara

Irritações e sol na cara novidade

“Todos os dias têm muito para correr mal, sim. Mas pode-se passar pela vida irritado? Apitos e palavras desagradáveis, respirações impacientes, sempre com o “não posso mais” na boca.” – A crónica de Inês Patrício, a partir de Berlim

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This