
Pormenor trabalhado dos dois retábulos de Santa Úrsula e São Lourenço. Foto: Direitos reservados
Uma visita ao Seminário Maior, com uma paragem na oficina-museu Nunes Pereira ou a exposição de dois painéis de um retábulo quatrocentista de Santa Úrsula e São Lourenço no Museu Nacional Machado de Castro – estes são apenas dois exemplos das múltiplas atividades que Coimbra acolherá neste sábado, 18, em que se comemoram o Dia Internacional e a Noite Europeia dos Museus.
Em destaque está, porém, a iniciativa “15 minutos sobre…”, organizada pela Rede de Museus de Coimbra. Cada parceiro desta rede apresentará um tema a partir de uma obra, objeto ou espécime da sua coleção. Integrarão esta iniciativa a Casa-Museu Miguel Torga, o Seminário Maior de Coimbra, a Casa-Museu Bissaya Barreto, a Casa-Museu Elysio de Moura, o Museu Nacional Machado de Castro, o Museu da Misericórdia, o Museu Municipal de Coimbra, o Museu da Água, o Convento de Santa Clara-a-Velha, o Jardim da Quinta das Lágrimas e o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.
No caso do Museu Machado de Castro, o foco será a mais recente aquisição para a coleção de pintura do museu: Santa Úrsula e São Lourenço são dois painéis de retábulo, uma pintura sobre madeira do final do século XV. Às 21h15, a pintura será apresentada por Virgínia Gomes, do Museu Machado de Castro, e Joana Antunes, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Depois disso, às 22h, Tiago Anjinho no violoncelo ainda levará a música de Bach ao museu, antecedendo um Porto de honra.










