
A exposição “Do Industrial ao Orgânico”, da autoria da artista plástica Inês Amorim, estará em exibição na nave principal da igreja dos missionários redentoristas, no Porto, até ao dia 12 de janeiro. Foto: Direitos reservados
A Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no centro do Porto, acolhe por estes dias o Ciclo “Matéria e Transcendente”, uma iniciativa que propõe o encontro entre arte, ciência, filosofia e teologia. Através de exposições, concertos, debates, mesas-redondas, poesia em diálogo com a liturgia e intervenções artísticas inovadoras, o objetivo é explorar a interação e diálogo entre materialidade e transcendência.
No centro da programação, encontra-se a exposição “Do Industrial ao Orgânico”, da autoria da artista plástica Inês Amorim. Em exibição na nave principal da igreja dos missionários redentoristas até 12 de janeiro de 2025, esta mostra centra-se na exploração de materiais de origem industrial, normalmente considerados impessoais, e apresentados neste contexto como promotores de sensações associadas à experiência com matérias orgânicas. A artista explora a metamorfose e transmutabilidade dos materiais, proporcionando uma experiência que liga o sensorial ao espiritual.
O ciclo arrancou no passado dia 6 de dezembro com um concerto da pianista Rafaela Ribeiro de Oliveira, que – com apenas 20 anos – foi a primeira portuguesa a tocar o álbum de piano mais vendido de todos os tempo: The Köln Concert. Esta quarta-feira, 18, às 21h, a iniciativa prossegue com uma mesa-redonda subordinada ao mote “Sentir a transmutação”, que colocará em diálogo a autora da exposição, o missionário redentorista Rui Santiago, o pintor Domingos Loureiro, e a neurocientista Patrícia Monteiro.

O ciclo arrancou no passado dia 6 de dezembro, com um concerto da pianista Rafaela Ribeiro de Oliveira. Foto: Direitos reservados
Na sexta-feira, 20 de dezembro, também às 21h, a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro recebe, no âmbito deste ciclo, o concerto de Natal do Vox International Choir.
A programação completa pode ser consultada no site oficial do evento e a entrada é livre em todos os eventos, que decorrem sempre na igreja, no ambiente da exposição de Inês Amorim. É ainda possível visitar a mostra tendo como guia a própria artista, todas as quartas, às 11h, mediante marcação através do e-mail ines.amorim24@gmail.com.
O 7MARGENS vive exclusivamente do apoio dos leitores.
Faça um donativo: https://setemargens.com/apoie-o-7-margens/
Inscreva-se para receber a nossa newsletter gratuita: https://setemargens.com/assine-o-7margens-diario/
Partilhe os nossos textos na sua página de Facebook, Instagram ou Twitter.
Escreva-nos: setemargens@setemargens.com









