De Pessah à Páscoa e ao Ramadão no 7MARGENS

| 29 Mar 2021

Pessah judaica, Páscoa cristã, Ramadão muçulmano. Em cerca de mês e meio (dois meses, se juntarmos ainda a celebração da Páscoa pelos ortodoxos, que este ano será no início de Maio), as três grandes tradições abraâmicas assinalam datas importantes dos seus calendários: a festa judaica de Pessah, iniciada no passado dia 27, sábado, é uma das datas maiores do calendário hebraico; a Páscoa é o centro do cristianismo; e o Ramadão é o mês mais sagrado para os muçulmanos.

Depois de publicar um vídeo de Isaac Assor, hazan da sinagoga de Lisboa, explicando os símbolos e significado profundo da festa de Pessah no judaísmoo 7MARGENS publicou também já vários vídeos dedicados à música e à reflexão sobre o sentido da Páscoa no cristianismo. 

Até ao Domingo de Páscoa, além de replicar diariamente os vídeos de reflexão preparados pela comunidade ecuménica de Taizépublicaremos também alguns trabalhos mais extensos – de que são exemplo a reportagem na abadia de Cister, a propósito da venda de três toneladas de queijos ou o trabalho sobre a truncagem da chamada Bíblia dos escravos e da influência desse facto ainda hoje no cristianismo dos EUA – e ainda outros preparados expressamente para estes dias: teremos, assim, colaborações especiais do antropólogo e compositor Alfredo Teixeira (música), do encenador e actor Júlio Martin (teatro e “mistérios”) e do jornalista Eduardo Jorge Madureira (poesia e literatura)

O 7MARGENS continuará também a publicar a série de crónicas de Luigino Bruni, coordenador d’A Economia de Francesco, sobre O Mercado e o Templo, nas quais o economista analisa a crise contemporânea e propõe a busca de soluções a partir das iniciativas de franciscanos e outras dinâmicas católicas nos séculos XIV-XV.

Para mais tarde, ficarão ainda também trabalhos especiais a propósito do Ramadão e, de novo, sobre a Páscoa, a pretexto da sua celebração no calendário ortodoxo.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Reino Unido

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Glyn Secker, secretário da Jewish Voice For Labor – uma organização que reúne judeus membros do Partido Trabalhista ­–, lançou um violento ataque aos “judeus que colocam Israel no centro da sua identidade” e classificou o sionismo como “uma obscenidade” ao discursar no dia 10 diante de Downing Street, durante um protesto contra os ataques de Israel na faixa de Gaza.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This