De Pessah à Páscoa e ao Ramadão no 7MARGENS

| 29 Mar 2021

Pessah judaica, Páscoa cristã, Ramadão muçulmano. Em cerca de mês e meio (dois meses, se juntarmos ainda a celebração da Páscoa pelos ortodoxos, que este ano será no início de Maio), as três grandes tradições abraâmicas assinalam datas importantes dos seus calendários: a festa judaica de Pessah, iniciada no passado dia 27, sábado, é uma das datas maiores do calendário hebraico; a Páscoa é o centro do cristianismo; e o Ramadão é o mês mais sagrado para os muçulmanos.

Depois de publicar um vídeo de Isaac Assor, hazan da sinagoga de Lisboa, explicando os símbolos e significado profundo da festa de Pessah no judaísmoo 7MARGENS publicou também já vários vídeos dedicados à música e à reflexão sobre o sentido da Páscoa no cristianismo. 

Até ao Domingo de Páscoa, além de replicar diariamente os vídeos de reflexão preparados pela comunidade ecuménica de Taizépublicaremos também alguns trabalhos mais extensos – de que são exemplo a reportagem na abadia de Cister, a propósito da venda de três toneladas de queijos ou o trabalho sobre a truncagem da chamada Bíblia dos escravos e da influência desse facto ainda hoje no cristianismo dos EUA – e ainda outros preparados expressamente para estes dias: teremos, assim, colaborações especiais do antropólogo e compositor Alfredo Teixeira (música), do encenador e actor Júlio Martin (teatro e “mistérios”) e do jornalista Eduardo Jorge Madureira (poesia e literatura)

O 7MARGENS continuará também a publicar a série de crónicas de Luigino Bruni, coordenador d’A Economia de Francesco, sobre O Mercado e o Templo, nas quais o economista analisa a crise contemporânea e propõe a busca de soluções a partir das iniciativas de franciscanos e outras dinâmicas católicas nos séculos XIV-XV.

Para mais tarde, ficarão ainda também trabalhos especiais a propósito do Ramadão e, de novo, sobre a Páscoa, a pretexto da sua celebração no calendário ortodoxo.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses

Sucedendo a José Diogo Ferreira Martins

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses novidade

A psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da direção nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP). A médica, que trabalha na Casa de Saúde do Telhal (Sintra) e é uma das responsáveis pelo Gabinete de Escuta do Patriarcado de Lisboa, foi eleita por unanimidade no passado sábado, 13 de abril, para o triénio 2024-2026.

Cristianismo e democracia

Cristianismo e democracia novidade

Em tempo de comemoração dos cinquenta anos da revolução de 25 de abril, penso dever concluir que o maior legado desta é o da consolidação do Estado de Direito Democrático. Uma consolidação que esteve ameaçada nos primeiros tempos, mas que se foi fortalecendo progressivamente. Esta efeméride torna particularmente oportuna a reflexão sobre os fundamentos éticos da democracia. [Texto de Pedro Vaz Patto]

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã

Alfredo Teixeira em conferência dia 16

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã

Podem algumas canções de intervenção ligadas à Revolução de 25 de Abril de 1974 relacionar-se com o catolicismo? O compositor e antropólogo Alfredo Teixeira vai procurar mostrar que há uma “afinidade” que une linguagem bíblica e cristã à música de Zeca, José Mário Branco, Lopes-Graça, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho e outros.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This