Diminui o número de padres e ordenações, mostra Anuário Estatístico da Igreja Católica
Os católicos do mundo eram, em 2017, 1313 milhões, o que perfaz 17,7 por cento da população mundial, segundo o Anuário Estatístico da Igreja, publicado na semana passada pela Tipografia Vaticana, em Roma. O Anuário Pontifício 2019 e o Anuário Estatístico da Igreja 2017 reúnem dados mundiais relativos ao número de católicos, padres, religiosos, missionários leigos e catequistas presentes em todo o mundo.
Os católicos do mundo estão distribuídos por continentes da seguinte forma: 48,5 por cento na América, 21,8 por cento na Europa, 17,8 por cento na África, 11,1 por cento na Ásia e 0,8 por cento na Oceânia. Os dois anuários registam uma diminuição do número de padres e de ordenações, mas um aumento de “forças de apostolado”, de diacónos, missionários leigos e catequistas.
As estatísticas contabilizam ainda a celebração, em 2017, de 2,3 milhões de casamentos e 15,6 milhões de baptismos.
[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]
Breves
Publicada a 4 de outubro
Continuação da Laudato si’ já tem nome: Laudate Deum novidade
O Papa revelou que o título de sua nova exortação apostólica sobre o meio ambiente será Laudate Deum (Louvai a Deus). A carta, que Francisco descreveu como uma continuação da sua encíclica de 2015 Laudato si’ (Louvado sejas), será publicada no próximo dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis.
Vaticano anuncia
Escolhidos os temas das próximas JMJ “locais” novidade
“Alegres na esperança” (cf. Rm 12, 12) e “Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar” (cf. Is 40, 31) são os temas escolhidos pelo Papa Francisco para as duas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que serão celebradas nas Igrejas particulares em 2023 e 2024, por ocasião da solenidade de Cristo Rei. O anúncio foi feito esta terça-feira, 26 de setembro, pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e divulgado pelo Vatican News.
Com a presença do patriarca
Pastoral Juvenil de Lisboa apresenta programa 23/24 num bar do Cais do Sodré
A Pastoral Juvenil do Patriarcado de Lisboa vai apresentar, na próxima quinta-feira, dia 28, o seu programa para o ano 2023/24. O evento, que terá lugar no Tiles Bar (Rua de São Paulo, 33), no Cais do Sodré, em Lisboa, contará com a presença do patriarca de Lisboa, Rui Valério.
Com a complacência do Governo Modi
Violência contra cristãos bate recordes na Índia
Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.
Boas notícias

Encontro da Rede Cuidar da Casa Comum
Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática novidade
Porque o Planeta é de todos e todos são chamados a cuidar dele, a REDE Cuidar da Casa Comum vai realizar, no próximo dia 30, o encontro nacional “Também Somos Terra”, para o qual convida… todos. O evento terá lugar no Seminário de Leiria e será uma oportunidade para conhecer melhor o conceito de ecologia integral, em particular na vertente da economia social e desenvolvimento comunitário.
É notícia
Entre margens
Pontes para o divino- Calendário Litúrgico Ortodoxo novidade
No Cristianismo o calendário litúrgico é uma importante ferramenta para organizar e estruturar os eventos e celebrações religiosas ao longo do ano, com base em acontecimentos significativos dos Evangelhos, dos santos e da história das igrejas locais e universais. Na ortodoxia o ano litúrgico inicia-se a 1 de Setembro, tendo como primeira festa, a 8 do mesmo mês, a Natividade da Virgem Maria (Esta comemoração é como uma fonte para celebrar todas as festas do Senhor abrindo a história do Evangelho – Metropolita Epifânio).
Que mistério este, o coração humano novidade
Acreditamos na paz, na humanidade, em nós próprios, em Deus, em deuses, no diabo, na ciência. E é legítimo. Sem dúvida. Somos livres, e livres de buscar a verdade conforme nos apraz. Assim, deixamo-nos levar por normas, por credos, por mestres de todas as cores e feitios; submetemo-nos livremente a uma entidade, a uma ideia, na perspetiva de que isso nos aproxima do grande mistério do universo.
As prisões e as suas falácias – alguns contributos
O conhecimento da realidade do sistema prisional em Portugal está longe de estar patente em muitos responsáveis políticos e, ainda menos, na opinião pública em geral. Assiste-se, de vez em quando, à propalação de indicadores e comentários baseados em elementos superficiais falaciosos. [A opinião de Manuel Hipólito Almeida dos Santos]
Cultura e artes
Exposição póstuma
Um diálogo imaginário com Artur Bual
Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]
Encontro em Lisboa
Leitores do 7MARGENS propõem encontrar-se para debater quotidiano, espiritualidade ou inteligência artificial
Criar grupos interconfessionais de leitores do 7MARGENS para pensar a actualidade e o quotidiano, fazendo disso informação, notícia ou opinião no próprio jornal – esta foi uma das propostas saídas do encontro de leitores e colaboradores do 7MARGENS, que decorreu este sábado, 23 de Setembro, em Lisboa.
Dias 23 e 24 de setembro
Festival Terras sem Sombra chega a Santiago do Cacém
Um recital pelo famoso pianista belga Olivier de Spiegeleir é o grande destaque do Festival Terras sem Sombra, que neste fim de semana de 23 e 24 de setembro terá como palco Santiago do Cacém, mas haverá muito mais para ouvir, ver, sentir e aprender, assegura a organização do evento.
Nas margens da filosofia (LVII)
Uma Saga Familiar
Li nestas férias de verão muitos textos que me agradaram. Um deles foi o livro recentemente publicado por Lívia Franco sobre a Primeira Guerra Mundial interpretada através dos personagens concretos que nela viveram e que com a sua acção a construíram, imprimindo-lhe os traços que hoje nos permitem lê-la e estudá-la.
Sete Partidas
As contas do tempo
Para ti que me lês hoje é dia 12 de Setembro de 2023. Um dia de fim de verão. Para os etíopes — e para mim que com eles partilho o diário viver — hoje é o primeiro dia do mês de Meskerem do ano de 2016, o Ano Novo etíope, que a liturgia nacional dedica à solenidade de João o Precursor, São João Batista no santoral católico.
Visto e Ouvido
Igreja tem política de “tolerância zero” aos abusos sexuais, mas ainda está em “processo de purificação”
Agenda
[ai1ec view=”agenda”]