AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Parlamento
Há dias em que a lei passa a vestir uma armadura. Fecha-se, torna-se fria, e as pessoas que nela deveriam encontrar abrigo, ficam à porta sem chave.

[Dicionário particular II]

‘l’ de lei – quando atrás da lei já não está um rosto

| 05/11/2025

 

Há dias em que a lei passa a vestir uma armadura. Fecha-se, torna-se fria, e as pessoas que nela deveriam encontrar abrigo, ficam à porta sem chave.

Foi o que senti ao ler sobre a nova Lei da Nacionalidade, aprovada há dias no nosso parlamento. Uma lei que, em nome da segurança e da identidade nacional, decide que uma criança nascida em solo português só será portuguesa se o pai, ou a mãe, tiver vivido legalmente no país durante cinco anos. Cinco anos… como se o tempo fosse medida de pertença e como se a infância pudesse esperar.

Não sou jurista, sou apenas alguém que acredita que a justiça não se mede em artigos, mas em rostos; que a nacionalidade não é apenas um papel, mas um sentimento de pertença; e que uma criança que nasce aqui, que aprende a dizer “mãe” com sotaque de Lisboa ou do Porto, já é, de alguma forma, nossa.

A mesma lei impõe, ainda, dez anos de residência legal para quem deseja naturalizar-se português, e sete anos para cidadãos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) ou da União Europeia. Introduz critérios de “integração” que não se percebe bem como, e por quem, serão avaliados, mas que já se adivinham como barreira adicional. Alguns desses critérios são: testes de língua portuguesa, provas de conhecimento da cultura e história nacional, demonstrações de envolvimento comunitário. A subjetividade destas exigências preocupa juristas e associações de imigrantes, que alertam para o risco de discriminação e arbitrariedade.

A lei permite, ainda, em certos casos que não se sabe bem quais, a perda da nacionalidade por condenações criminais. Tudo isto foi aprovado com maioria qualificada, como se a força dos números pudesse compensar a fragilidade dos princípios.

Mas há uma pergunta que não me larga: e os portugueses? Se os critérios de “integração” fossem aplicados aos nacionais, quantos passariam? Quantos saberiam explicar a Constituição, identificar os autores da nossa literatura, ou descrever com clareza os marcos da história portuguesa? Quantos participam ativamente na comunidade, conhecem os seus vizinhos, ou contribuem para o bem comum? A cidadania não é um teste, é uma vivência, e se começarmos a medir o valor de alguém por provas formais, então teremos, também, de excluir todos os nacionais que não sabem cantar o hino, ou que o cantam de mão ao peito, mas para quem Camões é o largo onde se encontram à noite para beber uns canecos.

A lei tem o seu lugar, mas quando se sobrepõe ao humanismo, quando se afasta dele e esquece que por trás de cada processo há uma vida, algo se perdeu: deixa de ser justiça e passa a ser apenas poder.

Vivemos hoje num mundo cada vez mais interligado, onde as migrações são uma realidade estrutural, legislar com base no medo e na exclusão é não só ineficaz, como profundamente desumano. A lei deve proteger, sim, mas nunca à custa da dignidade de quem nela procura abrigo.

Thomas More – considerado um dos grandes humanistas do Renascimento e declarado Patrono dos Estadistas e Políticos pelo Papa João Paulo II – na sua obra Utopia, imaginou uma ilha, em nenhures, onde a justiça, a igualdade e o bem comum eram pilares da organização social, demonstrando que a lei deve servir o povo e não o contrário.

Talvez seja tempo de lembrar More, de escrever leis com menos ferro e mais pele, fazendo da justiça um lugar onde todos cabem, porque no fim, o que nos define não é o número de anos que vivemos num país, é o modo como nele existimos.

 

Júlia Costa é cristã na essência, católica por tradição. Ligada à paróquia da Amadora, na Pastoral Juvenil e na Promoção da Comunidade. Mãe de uma filha, avó de três netos. Profissionalmente na área da contabilidade, embrenhada em números, mas desde sempre fascinada pela palavra.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This