Na Beira, após o ciclone Idai: um Natal incompleto e de superação

| 31 Dez 19

Para muitos cristãos o Natal simboliza o nascimento de Jesus Cristo, redentor do mundo. Desde há muito tempo, este tornou-se também um dos dias mais esperados do ano para os cristãos: além de comemorarmos o nascimento do nosso Salvador, trata-se também do dia em que damos uma atenção especial às nossas famílias e às pessoas que mais amamos.

O dia do Natal é indiscutivelmente marcado por muita alegria, partilha, confraternização e união. Este ano, não é assim para muitas pessoas: muitos dos nossos irmãos que foram vítimas do devastador ciclone Idai, na província de Sofala, em Moçambique no dia 14 de Março de 2019, este Natal fica marcado por sentimentos de dor, consternação e saudades de todos e de tudo o que perdemos durante a intempérie. Muitos de nós tivemos lugares vazios durante a ceia, outros tiveram de encontrar conforto na precariedade dos seus lares destruídos.

Uma melancolia se fez presente e a lembrança do que a tempestade nos tirou deixou os nossos corações entristecidos. Por mais que se tenham passado vários meses após o ocorrido, a vivência do desastre ainda está presente na memória. Contudo, apesar das perdas, gratidão é o que oferecemos a Deus por nos ter mantido fortes e por nos ter dado mais uma oportunidade de celebrar o nascimento de Jesus.

Perder familiares, amigos, o lar, a igreja, a escola foi e continua a ser desconcertante; recomeçar exige coragem no meio da angústia, mas a pequenos passos vamos em busca de uma nova realidade.

O Natal em 2019 foi incompleto. Mas, acima de tudo, foi um símbolo de superação, União e gratidão pelo que ainda temos e pelo que iremos construir ajudando-nos uns aos outros, com espírito de amor e reciprocidade.

 

Chelsia Robeto nasceu na Beira (Moçambique), estuda na Universidade de Aveiro e integra o Movimento Católico de Estudantes

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Pin It on Pinterest

Share This