AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Sarau de ballet. Foto Júlia Costa
Aceitar que nem todos nascem para o futebol, para o ballet ou para o piano não diminui; dá a oportunidade de não se perder tempo e descobrir onde é que, realmente, se pode fazer a diferença. Foto © Júlia Costa

[Lugar (in)comum]

“O importante é participar”

| 28/10/2026

Quero, antes de mais, deixar um alerta, em modo de confissão: de acordo com os padrões modernos, sou uma péssima e (in)comum avó!

Posto isto, debrucemo-nos então sobre a expressão “O importante é participar”, que tem a sua origem histórica bem documentada. Surgiu originalmente como: “O mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar”. Quem a proferiu foi o bispo norte-americano Ethelbert Talbot ao dirigir-se aos atletas que participavam nos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres. Esta edição do evento ficou marcada por uma grande rivalidade desportiva e foi nesse contexto que Pierre de Coubertin – historiador e pedagogo francês, fundador do Comité Olímpico Internacional e impulsionador dos Jogos Olímpicos da era Moderna – a citou no seu discurso, imortalizando-a, assim, como uma espécie de lema olímpico.

Apresentados que estão o quem, o onde, o como e o porquê desta tão conhecida frase feita, passemos à “zona da oficina” para a desmontagem por peças de mais um cliché.

Quando os meus netos eram pequenos, acompanhava-os às suas atividades desportivas. E enquanto à minha volta pais e familiares entoavam a sagrada ladainha: “Não faz mal… o importante é participar!”, eu sentia arrepios na nuca. Via algumas crianças que tinham passado o seu tempo num campo de futebol a tropeçar nos próprios pés ou a fugir da bola, ou no ballet a olhar para as nuvens sem acompanhar as coreografias. E via os pais, consoladores, a distribuir medalhas onde se lia: “Parabéns, vieste!”.

Perante o piscar de olhos e toda a encenação teatral daquela validação, a minha tentação era dizer aos meus netos: “Olha, querido(a), se calhar isto não é para ti… não tens lá muito jeito”.

Quando regressava a casa sentia-me a pior avó do planeta. Desabafava com a minha filha e desfazíamo-nos ambas a rir. Não era gozo cruel, ríamo-nos com os meus netos da falta de jeito que tinham para certas coisas – na minha família sempre foi cultivada a arte de nos rirmos das nossas próprias incapacidades.

A frase “O importante é participar” tem, obviamente, uma intenção nobre e bonita: não traumatizar as crianças. Contudo, pensemos: utilizando este amortecedor moral para poupar os miúdos ao desgosto da derrota, não estaremos a privá-los de uma vacina emocional que é indispensável?

A frustração de perder, ou de perceber que se é menos bom numa atividade, não é uma tragédia. É uma bênção. Admitir que “não tenho jeito para isto” é um passo importante para a liberdade. Aceitar que nem todos nascem para o futebol, para o ballet ou para o piano não diminui; dá a oportunidade de não se perder tempo e descobrir onde é que, realmente, se pode fazer a diferença através dos dons naturais com que cada um nasce. Atrevo-me a acrescentar que esta espécie de ditadura de participação cega poderá estar na origem de uma geração de adultos incapazes de ouvir um “não” sem que entrem numa crise existencial, e incapazes de olhar para alguém verdadeiramente talentoso e admitir: “Aquele tipo é mesmo bom nisto, talvez possa aprender com ele”.

A capacidade de reconhecer que alguém é melhor que nós é sinal de maturidade. É preciso desenvolver o respeito e a humildade perante o talento dos outros. Valorizar os melhores deve ensinar-nos a ter referências, não inveja.

Comecei com uma confissão, termino da mesma forma: vou permanecer neste meu papel de avó (in)comum. Quero que os meus netos tenham a consciência de que o mundo não lhes deve uma salva de palmas só por aparecerem. E desejo que continuem a saber perder com desportivismo, a rir dos seus trambolhões e que tenham sempre coragem para dizer: “Isto não é para mim, vou procurar o meu caminho noutro lado”.

 

Todos os dias nos cruzamos com frases feitas e dogmas do senso comum. Funcionam como atalhos mentais confortáveis, mas raramente resistem a quem se atreve a questionar. É aqui que nasce o Lugar (in)comum.

Esta rubrica surge para desarmar os automatismos da linguagem e dar espaço ao espírito crítico. Queremos desmontar as certezas absolutas que bloqueiam o debate de ideias, substituindo a reflexão por muletas intelectuais que encerram as conversas antes do tempo.

Porque as palavras que repetimos moldam a forma como pensamos. E levar estes clichés demasiado a sério não é sabedoria — é uma preguiça mental que nos afasta do essencial.

 

Júlia Costa é cristã na essência, católica por tradição. Ligada à paróquia da Amadora, na Equipa de Comunicação e na Promoção da Comunidade. Mãe de uma filha, avó de três netos. Profissionalmente na área da contabilidade, embrenhada em números, mas desde sempre fascinada pela palavra. 

O 7MARGENS aceita e incentiva a reflexão e o debate livre e plural. Os textos de opinião publicados traduzem a opinião dos seus autores.

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Temos de reconstruir a paz em todo o lado, não preparar outras guerras!”

Leão XIV relança "espírito de Assis"

“Temos de reconstruir a paz em todo o lado, não preparar outras guerras!” novidade

Quarenta anos depois do histórico encontro de líderes religiosos convocado por João Paulo II em Assis, o Papa Leão XIV apelou esta terça-feira, 27, à recuperação do “espírito de Assis” num mundo onde se assiste a uma “preocupante reabilitação da guerra como instrumento de política internacional”. “Temos de reconstruir a paz em todo o lado, não preparar outras guerras!”, afirmou, sublinhando que “não existe nenhuma guerra santa: só a paz é santa!”

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.