AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Poetas sociais e a felicidade como efeito colateral

| 26/02/2022

“ ‘Encher a vida dos outros com coisas belas, sublimes, edificantes’. Ainda que o belo possa ser apenas sorrir, o sublime seja apenas perdoar, o edificante seja dizer bem ou apenas calar.” Foto © Tim Mossholder | Unsplash

 

A felicidade como efeito colateral foi referida pelo psicólogo judeu Viktor Frankl no seu livro Em Busca de Sentido, que retrata a sua vivência nos campos de concentração. Diz Frankl: “Não procurem o sucesso. (…) Porque o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido; ele deve acontecer, e só tem lugar como efeito colateral de uma dedicação pessoal a uma causa maior que a pessoa ou como subproduto da rendição pessoal a outro ser.”

Exemplificando, Frankl sublinha a importância da liberdade pessoal neste processo, que é independente das circunstâncias: “Nós que vivemos nos campos de concentração podemos recordar homens que andavam pelos alojamentos confortando outros, dando o seu último pedaço de pão. Eles devem ter sido poucos em número, mas ofereceram prova suficiente que tudo pode ser tirado do homem, menos uma coisa: a última das liberdades humanas – escolher a sua atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho.”

Não se trata, porém de uma atitude qualquer, ou de uma escolha qualquer: a felicidade como efeito colateral resulta da “dedicação a uma causa maior do que a pessoa” ou a “rendição pessoal a outro ser”.

O mesmo caminho foi feito por Nelson Mandela, com as mesmas conclusões (ou os mesmos efeitos). Tornando-se uma pessoa espiritualmente superior exatamente durante o seu cativeiro de quase trinta anos, Nelson Mandela inspirou-se diariamente nos últimos versos de um poema de William Ernest Henley, “Eu sou o mestre do meu destino: Eu sou o capitão da minha alma.”

“O mestre do destino, o capitão da sua alma” usou a liberdade para a edificação e não para a ruína: unindo em vez de dividir, perdoando e enterrando, com o perdão, todas as feridas do passado, e podendo seguir ligeiro o seu caminho.

Na ligação entre “escolha” e “bem” há um aspeto mais decisivo ainda: precisamos dela para SER. Porque cada escolha de bem (por mais difíceis que sejam as circunstâncias) é performativa, ou seja, contém em si o poder de nos revelar a nós mesmos e nos colocar no trilho da nossa própria história.

O Papa Francisco chama “poetas sociais” a quem prefere a realidade à ideia e faz do concreto da vida o palco das suas escolhas, tecendo maravilhas num mundo onde Deus pode assim habitar com a Sua graça.

Trata-se, tão simplesmente, de “encher a vida dos outros com coisas belas, sublimes, edificantes”. Ainda que o belo possa ser apenas sorrir, o sublime seja apenas perdoar, o edificante seja dizer bem ou apenas calar.

No atordoamento da nossa vida, preferimos repetir procedimentos e não escolher, nem sequer questionar. Paramos pouco para avaliar o peso de cada gesto, de cada palavra, de cada escolha, como se “no barulho das luzes” nada fizesse a diferença. Mas tudo faz a diferença, a começar pela nossa própria estatura moral e o nosso caminho como seres humanos.

Se a opção por amar (condição de felicidade) constitui efetivamente o critério sobre o valor ou a inutilidade duma vida humana, devemos questionar-nos diariamente sobre o amor. Escolhemos amar? Onde amamos mal? Como podemos amar melhor?

Deixando de ser o nosso próprio eixo (no critério, na referência e na finalidade), podemos viver a mesma vida, porém a vida não é a mesma: enche-se de rostos, de encontros, de profundidade e de propósito.

E a cada dia somos não apenas nós e o nosso pequeno mundo, mas a vida que nos rodeia e Deus amando em nós nas nossas (crescentes) escolhas de bem. Sabemos como acordamos, mas no mistério do amor, não sabemos quem seremos no final. Com a graça de Deus em nós, seremos, sim, seguramente, mais nós mesmos e, colateralmente, mais felizes.

 

Dina Matos Ferreira é consultora e docente universitária. Contacto: dina.matosferreira@gmail.com

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

As cápsulas

[Sete Partidas]

As cápsulas novidade

No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.