AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

"Há que ter cuidado, não com as fotos que se tiram e que apanham os espelhos retrovisores dos automóveis, mas com os aspetos sombrios, para não sermos consumidos por eles." Foto © Júlia Costa

[Dicionário particular]

‘r’ de retrovisor, uma foto de um espelho

| 02/07/2025

 

Há uns dias, publiquei nas redes sociais uma foto que tirei de dentro para fora do carro e que apanhou o espelho retrovisor e o pôr do sol. A qualidade não era a melhor, mas o enquadramento e alguns pontos de fuga davam-lhe profundidade e, por outro lado, fazia algum paralelismo entre o pôr do sol, o dia que está a acabar, que já passou, e o espelho retrovisor, que reflete o que ficou para trás, o passado. Enfim, “cenas” que ficam bem nas “redes”.

Recebo uma mensagem de uma pessoa conhecida: “Então, de volta ao passado? Andas em Síndrome do Espelho Retrovisor (S.E.R.)?”

Achei que era uma piada, mas espante-se quem como eu não sabia: existe uma síndrome assim denominada e será uma de maneira de olhar a vida. Não é um diagnóstico médico, ao que percebi trata-se apenas de uma forma para referir alguém que se concentra no passado, que tem dificuldade em viver o presente e projetar o futuro, ou seja, é como conduzir uma viatura estando concentrado no espelho retrovisor, deixando de prestar atenção à estrada que se tem à frente. Perigoso!

Em geral, esta síndrome afeta quem passou por experiências traumáticas, pouco agradáveis, ou o contrário: ver o passado como algo sempre melhor do que o momento presente, permanecendo obstinado com comparações entre um e outro.

Respondi a quem perguntou que não andava com regressos ao passado e que era apenas uma foto, mas, na verdade, fiquei a pensar no assunto. Porque é que é tão difícil, às vezes, abandonar o passado? Relativizar, esquecer, desapegar? Bem, a principal razão será, certamente, a carga emocional, as memórias, sejam elas boas ou menos boas. No entanto, julgo que teremos sempre tendência para lembrar mais os acontecimentos negativos, sendo que alguns deles tendem a destruir-nos por via do arrependimento, do remorso, da culpa – como diria um amigo, “essa cena judaico-cristã que nos incutiram”.

Por outro lado, é quase impossível dissociarmo-nos do passado, da nossa própria história, daquilo por que passámos e que acabou por nos transformar na pessoa que somos, faz parte da construção da nossa identidade. Apegarmo-nos demasiado ao passado, mesmo não tendo sido o melhor, pode ser confortável e parecer um lugar seguro. É passado, já aconteceu, está controlado, não gera incerteza, não é imprevisto, e isso faz com que o futuro pareça assustador, pela mudança que implica. Mas ficar preso no passado traz consequências desastrosas em termos psicológicos, no desenvolvimento pessoal e, até mesmo, no relacionamento com os outros:  olhar para trás, através do espelho retrovisor, limita e afeta a aquisição de ferramentas que permitem evoluir, projetar o futuro e criar laços.

Há uma frase na obra Para além do Bem e do Mal, de Nietzsche, que pode ajudar a concluir este inusitado tema. Diz ele: “Aquele que luta com monstros deve ter cuidado para não se tornar um monstro e se olhas muito tempo para um abismo, o abismo vai começar a olhar para ti.”.

Há que ter cuidado, não com as fotos que se tiram e que apanham os espelhos retrovisores dos automóveis, mas com os aspetos sombrios, para não sermos consumidos por eles. E atenção à contemplação excessiva das memórias:  observar as mesmas coisas repetidamente condiciona o cérebro e cria, neste caso, um retorno ao passado, negligenciando a experiência maravilhosa que é a de viver o presente e olhar o futuro.

 

Júlia Costa é cristã na essência, católica por tradição. Ligada à paróquia da Amadora, na Pastoral Juvenil e na Promoção da Comunidade. Mãe de uma filha, avó de três netos. Profissionalmente na área da contabilidade, embrenhada em números, mas desde sempre fascinada pela palavra.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This