AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Tapete
Tapete voador sobre o deserto. Imagem gerada por IA. Foto © Pholigo / Freepik

[Dicionário particular]

‘t’ de tapete – quando o tapete foge debaixo dos pés

| 23/07/2025

 

Há quem diga que a vida é feita de caminhos. É verdade, mas, algumas vezes, são os tapetes que definem o percurso. Não são apenas adornos, são palco, abrigo e memória. Crescemos sobre eles e neles aprendemos a andar, a cair, a levantar. Há tapetes que guardam segredos, risos, lágrimas, e outros que se desenrolam em silêncio, à nossa frente, à espera de serem pisados com coragem.

Há tapetes que voam – quem é que não lembra o tapete do Aladino, símbolo daquilo que tanto procuramos: a liberdade – Sonhamos tantas vezes com a ideia de voar, de fugir às limitações, escapar ao peso das rotinas e dos medos. Por vezes, até conseguimos, quando deixamos a imaginação ganhar corpo, quando acreditamos no improvável, quando ousamos confiar que há algo mais do que aquilo que é dado a ver. É nesses momentos, que o nosso tapete levanta voo e, com ele, voamos nós também.

Por vezes, pela pressa e por não pensar, usamos o tapete para esconder “lixo”. Varremos para debaixo do tapete o que não queremos ver ou pensar: os desentendimentos adiados, os ressentimentos que deixamos acumular, os pensamentos que julgamos desadequados, tudo o que incomoda, desconforta, e é lá que vai ficando, camuflado sob padrões bonitos e tecidos pesados, até que, um dia, tropeçamos. Tentámos fingir, ignorar, mas o pequeno montículo foi aumentando de tamanho até que se transformou num obstáculo. Nessa altura, procuramos desculpas para o esbardalhanço, mas, na verdade, o que nos fez cair não foi o mundo, não foram os outros, foi o que fomos deixando por limpar, por resolver.

O que de pior pode acontecer com o nosso tapete, é ser-nos arrancado debaixo dos pés, de repente, sem aviso, quando nos dizem que alguém partiu, alguém que nos segurava, até mesmo sem o sabermos. O tempo para. O chão foge. Ficamos imóveis, como se a vida tivesse puxado o tapete e deixado o abismo à vista. Nesse instante, não sabemos como respirar, onde pousar o olhar, o que fazer com esse absoluto vazio. É como se o padrão do tapete que conhecíamos desde sempre tivesse sido apagado. Já não sabemos onde pisar, como seguir em frente, onde encontrar segurança e conforto.

Quando o tapete nos foge debaixo dos pés, não é só o equilíbrio que se perde, é a ilusão de que temos o controle de tudo. É nesse momento que percebemos que a vida não é feita apenas de chão firme, mas da capacidade de encontrar apoio, mesmo onde já não há nem chão, nem tapete. É preciso aprender a cair e a levantar com paciência, repensar onde e como pisar.

Há quem diga que o tempo cura. Talvez não cure…talvez ensine a caminhar de novo. A tecer e a estender um novo tapete, mesmo com as mãos trémulas. Alguns tapetes serão feitos de esperança, outros de dúvida, mas todos terão algo em comum: continuarão a apoiar os nossos passos, agora mais delicados devido à consciência que passamos a ter da nossa própria finitude e fragilidade. Mas, pouco a pouco, lá vamos descobrindo que o amor não desaparece. Transformou-se. Está nos gestos que repetimos, nas histórias que contamos, nas lembranças que vão aquecendo o coração. E começa-se a tecer um novo tapete — feito de memória, de gratidão, de sobrevivência.

Mas, afinal, o que será viver senão este aprender a voar de tapete, este esconder porque não há tempo ou coragem para enfrentar? O que será viver senão este descobrir, dia após dia, que, mesmo com o tapete a fugir debaixo dos pés, mesmo a cair, há sempre forma de continuar?

Enquanto houver estrada pra andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada pra andar
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar

 Jorge Palma

Nota: Nesta letra ‘t’, em cada palavra, estão duas mulheres, a Ana V. – que me inspirou no “varrer” lixo para debaixo do tapete – e a Elsa M. – cuja partida precoce e inesperada veio forçar a família a procurar fios para tecer um novo tapete, feito de memória, de gratidão, de sobrevivência.

 

Júlia Costa é cristã na essência, católica por tradição. Ligada à paróquia da Amadora, na Pastoral Juvenil e na Promoção da Comunidade. Mãe de uma filha, avó de três netos. Profissionalmente na área da contabilidade, embrenhada em números, mas desde sempre fascinada pela palavra.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This