Um novo arcebispo para Braga (6) – Adolescentes e crianças: “Amigo e solidário”

| 6 Set 20

Sé de Braga: arcebispo deve “ser um bom influenciador para os mais jovens”. Foto © Manuel Pinto

 

D. Jorge Ortiga foi nomeado arcebispo de Braga em 5 de junho de 1999, e solicitou a sua substituição em 2019, ao completar 75 anos. Estando para breve a sua substituição (já correm vários nomes de candidatos),e tendo em conta a importância da diocese de Braga no panorama católico português, o 7MARGENS lançou um curto inquérito sobre o perfil que várias pessoas da diocese desejariam ver para o novo arcebispo, em termos de qualidades humanas, sociais e eclesiais.

Num primeiro texto da série, recordámos o que se passou em 1999, quando a nomeação de D. Jorge Ortiga pelo Papa João Paulo II foi antecedida por uma movimentação de leigos da arquidiocese, no sentido de dizer que perfil deveria ter a pessoa escolhida.

A seguir, fica o quinto depoimento: grupo do Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças.

Grupo do MAAC de Mire de Tibães, Braga: “Congregar, unir, cativar”

 

  • Ser um bom influenciador para os mais jovens
  • Amar os mais pobres, os vulneráveis, os que têm deficiências, os que mais sofrem…
  • Ser sincero e honesto
  • Ser amigo
  • Congregar, unir, cativar
  • Ajudar os outros, ser solidário
  • Gostar dos grupos, movimentos e associações da diocese e ajudar ao seu crescimento
  • Ser como o Papa Francisco!

O grupo FriendZone, Mire de Tibães, Braga
Joana, 7 anos
Vasco, 12 anos
José, 12 anos
Rafael, 13 anos
Afonso, 14 anos
Edgar, 16 anos

 

Nota da animadora
Levei a questão ao grupo dos adolescentes de Mire de Tibães, durante uma reunião virtual. O MAAC é um movimento que preza a participação das crianças, promove a sua autonomia e valoriza o seu papel na sociedade. No MAAC as crianças votam e decidem o futuro do movimento. É algo lindo.

Neste sentido, achei que podia ser interessante o 7MARGENS poder também ser, de alguma forma, transmissor da vontade e da opinião de crianças e adolescentes sobre a temática em causa.

Com as limitações atuais, não nos foi possível fazer um texto, mas fizemos um pequeno debate no qual surgiram nove características fundamentais para o próximo arcebispo de Braga, que partilhamos convosco.

Elisabete Silva

Amanhã: depoimento de Miguel Sopas de Melo Bandeira, professor

Depoimentos já publicados: Alexandre Gonzaga (jornalista), Ana Maria Pinto (militante da LOC/Movº de Trabalhadores Cristãos), Luís António Santos (professor universitário), e Deolinda Machado (professora e militante da LOC/MTC). 

 

O segundo apagamento de Aristides

Comentário

O segundo apagamento de Aristides novidade

“Mesmo que me destituam, só posso agir como cristão, como me dita a minha consciência; se estou a desobedecer a ordens, prefiro estar com Deus contra os homens do que com os homens contra Deus.” Esta afirmação de Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, confirmada por muitas outras de cariz semelhante, mostra bem qual foi o fundamento para a sua decisão de, contra as ordens expressas de Salazar, conceder indiscriminadamente vistos de passagem a milhares de pessoas em fuga do terror nazi.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Vaticano

Mundo não pode ignorar sofrimento de haitianos novidade

O mundo não pode mais ignorar o sofrimento do povo do Haiti, uma ilha que há séculos é explorada e pilhada por nações mais ricas, apontou o arcebispo Vincenzo Paglia, presidente da Pontifícia Academia para a Vida. “O grito de ajuda de uma nação não pode passar despercebido, especialmente pela Europa.”

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This