AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

A hipertrofia do desejo e a decadência da esperança

| 14/12/2023

“E assim vamos substituindo a contemplação de Deus e da criação pelo scrolling, e o diálogo pelos monossílabos do texting, numa perigosa regressão da humanidade na sua capacidade de ser inteiramente com e para os outros.” Foto © Tamara Malaniy / Unsplash

 

Agarrados ao smartphone e a todos os “devices” que nos são imprescindíveis com as vastíssimas sugestões à nossa medida, nem percebemos como transformamos paulatinamente a nossa vida e a nós mesmos num palco de consumo onde o desejo substitui a esperança.

Pelo algoritmo ficamos subordinados aos maravilhosos expedientes das ferramentas “inteligentes”: eficiência, imediatismo e “customização”, que, através de umas singelas preferências, nos fornecem tudo aquilo que precisamos, transformando os nossos desejos em necessidades que não podem esperar.

A gratificação diferida, eixo da esperança, perde terreno para a satisfação imediata, nomes do desejo, e nós tornamo-nos seus vassalos, impacientes, fátuos, fúteis e obviamente vazios de sentido.

Essa voracidade, como qualquer outra, engorda-nos e centra-nos em nós mesmos. Passamos a ser a medida de todas as coisas, tornando-nos cada vez menos capazes da alteridade cristã, isto é, de amar os outros e preferi-los a nós mesmos, que é o combustível da esperança.

Pelo contrário, o novo bezerro de ouro algorítmico cancela o outro e toda a diferença distanciando-nos da realidade inteira, polarizando posições e tornando-nos difícil sair de nós mesmos, perdendo a capacidade de aceitar os outros como eles são.

E assim vamos substituindo a contemplação de Deus e da criação pelo scrolling, e o diálogo pelos monossílabos do texting, numa perigosa regressão da humanidade na sua capacidade de ser inteiramente com e para os outros.

Desejo e esperança têm em comum a ausência do objeto e o movimento na sua direção. Ao orientarmos a nossa vida para coisas e ao abreviarmos o movimento do seu alcance, tornamo-nos progressivamente menos capazes de esperar o que não vemos e de o trazer para o presente num movimento de longo curso. Isso é a esperança cristã.

Nesta espera de Deus que nos é dado viver no tempo do advento, somos chamados a olhar para José e Maria a caminho de Belém. Esse caminho é todo feito de esperança cristã, de sermos conduzidos pelo que não vemos, mas intuímos com a força de um amor que nos sustenta. Pelo amor, esperamos; pelo amor, cremos. Por isso, a chave e o termómetro da esperança cristã são o amor como dom, que afirma seguro: “tu não morrerás”.

Que dificuldade seria hoje encontrar uma Maria que dissesse “sim” a Deus e fosse depois, grávida e cheia de pressa, ajudar a sua prima em fim de tempo!

Que difícil seria no nosso tempo encontrar um justo José, capaz de ler os sinais e receber Maria por esposa, em total castidade!

Como seria difícil José e Maria porem-se a caminho para Belém, na situação de gravidez avançada, sem cuidar previamente dos confortos mínimos; e como seria difícil aceitar sem amarguras, queixas e jogo de culpas a opção do estábulo para dar à luz!

No entanto, detendo-nos no caminho de Belém, o que encontramos é só suavidade, disponibilidade, aceitação, cuidado e luz. Mesmo no estábulo, o que vemos é José dando o seu melhor e Maria acolhendo com amor o que foi possível, o estábulo de Belém, o frio, os animais e Deus que ali quis nascer.

A tensão entre desejo e esperança é de todos os tempos e só é moderna a forma como se manifesta. Para um cristão, que se salva pela esperança (Rom. 8, 24), deixar o coração ser capturado por menos do que o próprio Deus é uma insensatez e uma tristeza. Porque Ele é a fonte da nossa alegria e a única razão da nossa esperança.

Que no Menino de Belém possamos encontrar a paz de sermos só para Ele, enchendo-nos de esperança e amor na Sua presença.

 

Dina Matos Ferreira é consultora e docente universitária. Contacto: dina.matosferreira@gmail.com

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia novidade

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória

[Entre Margens]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória novidade

No próximo Domingo, 11 de Outubro, Joana Lopes, que nos deixou a 5 de Fevereiro deste ano, completaria 88 anos. A Joana teve um papel importante na resistência católica contra a ditadura, tendo levado a cabo lutas muito importantes em que denunciava a guerra colonial. Tinha também uma atividade cívica intensa, assumindo a defesa de lutas políticas essenciais que não são menos importantes no nosso tempo. [Texto de Filipe Moisés].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.