AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Jardim Romântico: Parque D. Carlos I

| 27/07/2025

 

O Sol brilhava, inundando de luz toda aquela vastidão e eu caminhava pela Terra batida.

De um e outro lado, a relva verde, muito bem regada, as frondosas e transcendentais árvores de folhas verdes e algumas com flores amarelas, rosa, laranja, rosa alaranjadas, arroxeadas, douradas, inúmeras e belas esculturas, algumas das quais profundamente significativas. Os pássaros chilreavam.

Continuava a caminhar, pela Terra batida, avistava já o Museu de José Malhoa e a escultura “O náufrago” de Simões de Almeida Sobrinho, mas antes, à minha direita deparava-se-me, um grupo de “naufragados” vivos.

As canadianas são do senhor à direita das mesmas. O senhor Chico, o único de pé, pinta casas e dorme no Jardim com o seu casal de cachorros, o Tobias e a Pulga. De óculos escuros, está o senhor cego. A Maria está de camisola rosa. Todos muito amáveis, não só queriam partilhar as suas histórias e ser fotografados, como retribuíram, com palavras afectuosas a escuta e a foto. Foto © Maria Aldina Brás.

Seria um piquenique de amor, a união da paisagem do mundo natural com a paisagem profunda da sua vida interior, o eterno do Espírito?

Continuei, vista ainda a 20-30 metros de distância, a escultura de Simões de Almeida Sobrinho, parecia-me uma mulher a acariciar um naufragado. Não consegui encontrar muita informação sobre ela. Uma amante a amar ainda o amado já morto? Morto ou eternamente vivo dentro dela?

Náufrago, 1913, estátua em bronze de Simões de Almeida  Sobrinho (1880-1950). Esculpiu múltiplos bustos, monumentos e as estátuas Relembrando e a Escrava. Foto © Maria Aldina Brás.

Legenda: Náufrago, 1913. Bronze. De Simões de Almeida  Sobrinho (1880-1950). Esculpiu múltiplos bustos, monumentos e as estátuas Relembrando e Escrava.

A caminhada continuou pela Terra batida, rodeada de erva, de árvores, de arte, de pássaros, numa mistura de história, cultura, arquitectura, desporto, democracia e vida comunitária … até chegar ao lago verde.

A água tem um significado espiritual transcendente e universal. Ela também constitui quase a totalidade do líquido amniótico, que nos envolve e protege, enquanto fetos dentro do útero materno. Os sons transmitidos através do líquido amniótico são suaves e confortantes, tanto os inúmeros da mãe como a voz do pai. A água que vemos e ouvimos, em adultos, ainda nos remete para lá.

“Ó Senhora nossa, ó senhora minha …” e naquele silêncio calmo, lembro a pequeníssima /grande pergunta “E nós?” com que Adelino Ascenso termina o texto subordinado ao “Cristo maternal” no seu livro “A mística do arado”. Tal como se pode ler no mesmo , “O Cristo…como uma mãe que abraça o seu filho e perdoa todas as suas faltas…pois o amor de mãe tudo vence.”

Tenho a certeza disto!

Medito quiescentemente, assim como uma ferida vai a pouco e pouco cicatrizando, a minha alma anseia, como uma ave voando livre, pelo entendimento dos povos entre si, e pelo respeito das boas e infinitas formas de vida na Terra e no Céu. Foto © Maria Aldina Brás

Por montes e vales, pela alegria e pela escuridão, consciente ou à beira do abismo, na Terra plana ou no precipício, a mãe nunca desiste da tarefa divina de tentar aliviar o sofrimento dos seus filhos/filhas!

Tanto homens como mulheres reunimos as polaridades, masculino e feminina, através da nossa profundidade divina. Estou convicta que, algumas das mulheres e mães portuguesas, digo portuguesas porque são as que conheço melhor, há muito tempo o conseguimos fazer. Foi o resultado do que a vida nos exigiu ao longo dos séculos: vivemos quase celibatárias, simultaneamente pais e mães (maridos emigrados, embarcados, falecidos, ausentes ou então “non-sense  chauvinists”). De modo idêntico, há pais que são como mães. Como o foi Jesus!  “Eu e o Pai somos um” (João 10:30) e Cristo é “como uma mãe”.  Beatrice Bruteau, uma pioneira da inter-espiritualidade,  descreveu Jesus como tendo uma consciência “neo-feminina” que incluía conectividade, misericórdia, paixão e liberdade, levando a um novo relacionamento de uns com os outros/outras.

A Terra, a Mãe, Maria aceita todos/as os/as seus/suas filhos/as, abraça-os/as, e ama-os/as, como amou Jesus. Ela nos apresenta continuamente Jesus!

Nota: Peço aos leitores para terem em consideração que não tenho qualquer formação na área de Humanísticas.

 

Maria Aldina Brás é geneticista médica e professora aposentada da UNL.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba

Ano jubilar-800 anos da morte (8)

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba novidade

O Papa Leão XIV proclamou, desde 10 de janeiro e até final deste ano, um ano jubilar assinalando os 800 anos da morte de Francisco de Assis, ocorrida em 3 de outubro de 1226 – a festa litúrgica é assinalada dia 4. Com esse pretexto, o 7MARGENS publica, até final do ano, nos dias 3 ou 4 de cada mês, uma série de dez textos da autoria de frei Isidro Lamelas, da Ordem dos Frades Menores, professor de Teologia. Este é o oitavo texto da série.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This