AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Misoginia. Manosfera
Segundo a ONU, as mulheres e as raparigas sentem-se menos à vontade para se exporem a riscos e ameaças ao participarem em plataformas digitais. Foto © Anthony Tran | Unsplash

[Dicionário particular II]

‘m’ de manosfera – a máquina de destruir rapazes (2)

| 20/05/2026

 

Este artigo corresponde à segunda parte do texto publicado pelo 7MARGENS na última semana.

 

(…) O que resta de um rapaz quando lhe dizem que não vale nada?

– X, o algoritmo só mostra o que vês, não define quem és – disse-lhe o professor de informática.

X só queria ser visto, mas acabou por ser moldado pela narrativa da manosfera, que promete força e identidade, mas o que faz é alimentar a fragilidade e roubar humanidade.

A mãe do X continuou a entrar no quarto todos os dias. Afagava-lhe o cabelo, abraçava-o e deixava um prato com fruta descascada em cima da secretária. Compreendeu, procurou informação, e decidiu que não podia desistir de lhe transmitir que era visto.

X não é um caso isolado, é o espelho de muitos rapazes que crescem numa sociedade onde a masculinidade continua a ser predominantemente transmitida através do algoritmo pseudo patriarcal: quanto mais bem-sucedido e misógino, mais “macho” e poderoso.

Estes jovens não são monstros, são vulneráveis, procuram identidade, reconhecimento e pertença, e encontram tudo isso embrulhado no discurso:

“Estás perdido? A culpa é das mulheres. Queres poder? Domina-as. Queres sucesso? Compra-o.”

A manosfera não é apenas um fenómeno preocupante, é um problema estrutural, violento e organizado, que está a recrutar adolescentes enquanto a sociedade assobia e segue adiante.

Fingir que isto é apenas “conteúdo polémico” é ingenuidade. Fingir que é apenas “coisa de miúdos” é irresponsabilidade. A manosfera é hoje uma máquina que transforma inseguranças masculinas em misoginia militante, e faz isso com método, lucro e estratégia. Não se trata de um fenómeno cultural, é um projeto político de regressão social – muito entranhado nos movimentos e partidos de extrema-direita – é um ataque direto à igualdade de género, às mulheres e à saúde emocional dos próprios rapazes.

A manosfera oferece aquilo que o Estado, a escola e muitas famílias não oferecem: uma narrativa, uma identidade, uma pertença – que é falsa, tóxica e violenta – mas está disponível, através de um clique.

Os influencers não são acasos do algoritmo, são produto de um mercado que descobriu que a misoginia vende, fideliza e gera engajamento digital. E, o que é mais grave, vende-se como solução para o sofrimento real de rapazes reais.

Seria cómico, se não fosse trágico, mas enquanto isto está a acontecer, continua a discutir-se se se deve ou não falar de sexualidade nas escolas e se a educação para a cidadania é ideologia. Ideologia é isto: um ecossistema digital que ensina rapazes a odiar raparigas.

Nada disto se combate com silêncio, com moralismos, ou com medo de ferir suscetibilidades. E não basta desligar o Wi‑Fi ou mudar a password lá de casa. Também não resolve proibir palavras e dizer “isso é parvo”. É urgente ensinar outra linguagem.

É preciso combater este flagelo com educação sexual séria, e a sério, desde cedo; com professores preparados; com literacia digital real; com conversas sobre afetos, limites e consentimento; com políticas públicas que não vacilam perante polémicas.

Sem isto, estamos a entregar adolescentes a influenciadores que tratam as mulheres como objetos e os rapazes como carne para radicalização.

Durante décadas, dissemos aos homens que já não eram obrigados a ser chefes de família, machos alfa. Ótimo. Só que fomo-nos esquecendo de dizer o que poderiam ser em vez disso. O resultado? É o vazio. E onde há vazio, entra quem grita mais alto. E se não ocuparmos este espaço, alguém o ocupará, e esse alguém já lá está, organizado, barulhento e perigosamente eficaz.

A pergunta já não é “como chegámos aqui?”, a pergunta deve ser: “vamos continuar a deixar que isto aconteça?”

Aos poucos, com tempo e com ajuda, X está a reaprender a pensar e a falar uma linguagem em que a força não exclui a vulnerabilidade; em que o valor não se mede em centímetros, euros ou ângulos da mandíbula; em que ser homem é aprender a estar no mundo sem medo de cair. X começou a perceber que não precisa de seguir homens que confundem violência com coragem, porque ser homem é outra coisa, ser homem é ser gente, gente que pensa e não acredita em quem grita mais alto.

Nota Final: O que transmiti nestas duas semanas é como acender um fósforo num túnel, não ilumina tudo, mas quero muito que tenha sido um alerta para quem não estivesse ainda desperto para esta realidade.

 

Júlia Costa é cristã na essência, católica por tradição. Ligada à paróquia da Amadora, na Pastoral Juvenil e na Promoção da Comunidade. Mãe de uma filha, avó de três netos. Profissionalmente na área da contabilidade, embrenhada em números, mas desde sempre fascinada pela palavra.

O 7MARGENS aceita e incentiva a reflexão e o debate livre e plural. Os textos de opinião publicados traduzem a opinião dos seus autores.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This