
Cartaz do concerto do trio Artemisia, realizado em Janeiro em Lisboa: a música estará também ao serviço do apoio aos refugiados e das crianças, no âmbito da JMJ.
Um concerto solidário com o título “O Sagrado na Ópera”, com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos realiza-se nesta quarta-feira, 26, às 19h, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, como parte de um programa mais vasto com o título A Fé e a Cultura: Jornadas Novas e Antigas. A receita do concerto reverte para o Conselho Português para os Refugiados e para a Associação de Apoio à Criança e Adolescente e, para quem tem menos de 30 anos, o custo do bilhete é de 10 euros.
Promovido por várias instituições tuteladas pelo Ministério da Cultura, pela Brotéria – Associação Cultural e Científica e pelo Festival da Juventude da JMJ, o programa A Fé e a Cultura: Jornadas Novas e Antigas incluirá ainda o ciclo O Cinema Segundo Francisco, da Cinemateca, de que o 7MARGENS já deu conta, e que se inicia com uma conversa de apresentação do ciclo.
Na mesma lógica, já nesta quarta-feira, 26, às 17h30, na Brotéria, terá lugar o terceiro debate “À Volta dos Livros do Papa”, com uma conversa entre Joana Bértholo e Joaquim Moreno acerca de O Senhor do Mundo, obra de Robert Hugh Benson publicada em 1907. O ciclo continua com conversas acerca da
Divina Comédia (com Alberto Manguel, dia 27, 16h00), e O Outro, O Mesmo (com Rita Brutt e Catarina Wallenstein, dia 28, 19h30).
Inesgotável rosto é o título da exposição sobre Ruy Belo que, até 23 de Setebro, pode ser vista na Biblioteca Nacional de Portugal, evocando os 90 anos do nascimento do poeta de Despeço-me da Terra da Alegria. Outras exposições falam de Portugal no Mundo através de documentos da Torre do Tombo como bulas papais e documentos do registo de Memória do Mundo da UNESCO que estão em Portugal e Espanha (1 a 6 de Agosto, Torre do Tombo); da Barcelona Gótica – Obras do Museu Diocesano e da Catedral de Barcelona (Museu Nacional de Arte Antiga, até 6 de Agosto); e da vigília de 1973 na Capela do Rato pela paz e contra a guerra colonial (Palácio da Independência, até 4 de Agosto).
No âmbito desta última será projectado o documentário Um gesto de liberdade, da autoria de Jacinto Godinho e Carlos Oliveira (Cinema São Jorge, 2 de Agosto, 20h30).
O programa completo de A Fé e a Cultura: Jornadas Novas e Antigas, bem como as condições especiais de acesso para os peregrinos e voluntários da JMJ a vários museus e instituições culturais podem ser consultados na página do Ministério da Cultura. A lista completa das instituições aderentes e dos parceiros da iniciativa está também disponível no mesmo local.