Cultura com programa para a JMJ

“O Sagrado na Ópera” em concerto solidário

| 25 Jul 2023

Concerto Artemisia, Holocausto, Música

Cartaz do concerto do trio Artemisia, realizado em Janeiro em Lisboa: a música estará também ao serviço do apoio aos refugiados e das crianças, no âmbito da JMJ. 

 

Um concerto solidário com o título “O Sagrado na Ópera”, com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos realiza-se nesta quarta-feira, 26, às 19h, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, como parte de um programa mais vasto com o título A Fé e a Cultura: Jornadas Novas e Antigas. A receita do concerto reverte para o Conselho Português para os Refugiados e para a Associação de Apoio à Criança e Adolescente e, para quem tem menos de 30 anos, o custo do bilhete é de 10 euros.

Promovido por várias instituições tuteladas pelo Ministério da Cultura, pela Brotéria – Associação Cultural e Científica e pelo Festival da Juventude da JMJ, o programa A Fé e a Cultura: Jornadas Novas e Antigas incluirá ainda o ciclo O Cinema Segundo Francisco, da Cinemateca, de que o 7MARGENS já deu conta, e que se inicia com uma conversa de apresentação do ciclo.

Na mesma lógica, já nesta quarta-feira, 26, às 17h30, na Brotéria, terá lugar o terceiro debate “À Volta dos Livros do Papa”, com uma conversa entre Joana Bértholo e Joaquim Moreno acerca de O Senhor do Mundo, obra de Robert Hugh Benson publicada em 1907. O ciclo continua com conversas acerca da
Divina Comédia (com Alberto Manguel, dia 27, 16h00), e O Outro, O Mesmo (com Rita Brutt e Catarina Wallenstein, dia 28, 19h30).

Inesgotável rosto é o título da exposição sobre Ruy Belo que, até 23 de Setebro, pode ser vista na Biblioteca Nacional de Portugal, evocando os 90 anos do nascimento do poeta de Despeço-me da Terra da Alegria. Outras exposições falam de Portugal no Mundo através de documentos da Torre do Tombo como bulas papais e documentos do registo de Memória do Mundo da UNESCO que estão em Portugal e Espanha (1 a 6 de Agosto, Torre do Tombo); da Barcelona Gótica – Obras do Museu Diocesano e da Catedral de Barcelona (Museu Nacional de Arte Antiga, até 6 de Agosto); e da vigília de 1973 na Capela do Rato pela paz e contra a guerra colonial (Palácio da Independência, até 4 de Agosto).

No âmbito desta última será projectado o documentário Um gesto de liberdade, da autoria de Jacinto Godinho e Carlos Oliveira (Cinema São Jorge, 2 de Agosto, 20h30).

O programa completo de A Fé e a Cultura: Jornadas Novas e Antigas, bem como as condições especiais de acesso para os peregrinos e voluntários da JMJ a vários museus e instituições culturais podem ser consultados na página do Ministério da Cultura. A lista completa das instituições aderentes e dos parceiros da iniciativa está também disponível no mesmo local.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This