Uma dezena de padres investigados pela Igreja em Portugal, desde 2001, por abusos sexuais

| 12 Fev 19

 

A Igreja Católica já investigou desde 2001, em Portugal, uma dezena de denúncias de abuso sexual de menores. De acordo com o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Barbosa, “os casos tratados nos tribunais eclesiásticos onde chegam as denúncias são pouquíssimos” e, desses, em mais de metade “a investigação prévia parou por falta de fundamento”. 

Durante esta semana, o jornal digital Observador está a publicar as histórias dos vários casos que vieram a público e abriu uma caixa de contactos para quem queira partilhar alguma história ou informações relevantes.

Citado pela mesma fonte, o porta-voz da CEP, que falou a vários jornalistas no final da reunião do conselho permanente da CEP, que decorreu em Fátima esta terça-feira, 12 de Fevereiro, admitiu que se deve reconhecer “com humildade se houve casos em que não se agiu corretamente”, porque “pode acontecer que aqui ou ali não tenha existido essa investigação”. Mas considera também ser “justo reconhecer” que a CEP tem trabalhado “a nível de orientações comuns”. E acrescentou: “Além da Igreja, pergunto se há outras instituições que têm levado isto a peito. É uma interrogação que deixo.”

Manuel Barbosa reafirmou ainda a orientação de “tolerância zero” para com estes casos e a “disponibilidade activa” dos bispos “para escutar as presumíveis vítimas” destes processos. Citado na Ecclesia, o porta-voz da CEP afirmou: “Como o Papa diz, temos de ter tolerância zero neste drama e, nesse sentido, esta escuta, todo o processo que se deve ter em consideração, passa sobretudo, naturalmente, pelas dioceses, porque é aí que as pessoas vivem. Se houver denúncias têm de ser encaminhadas para quem de direito, nas próprias dioceses.”

Na próxima semana, entre os dias 21 e 24, decorre em Roma uma cimeira sobre abusos sexuais, convocada pelo Papa, e que reunirá os presidentes das conferências episcopais de todo o mundo. A comissão organizadora da reunião pediu aos bispos que ouçam vítimas de abusos mas a CEP já fez saber que o seu presidente, estando disponível para o caso de alguém aparecer, não terá a iniciativa de chamar alguém nessa situação. Segundo o Observador, há pelo menos, nove vítimas cujas identidades são do conhecimento da hierarquia católica.

Tão pouco está previsto qualquer levantamento nacional deste tipo de casos. No entanto, se houver uma “orientação da Santa Sé nesse sentido”, a assembleia plenária da CEP poderá tomar outras decisões. “Mas teremos de esperar pelo encontro” da próxima semana, sublinhou.

Citado na Ecclesia, o padre Hans Zollner, da comissão organizadora da reunião, afirmou que nela “serão discutidas as responsabilidades pastorais e jurídicas do bispo” e o “tema da transparência”, seja ela “interna, mas também para com as autoridades estatais e com todo o povo de Deus”.

(Vídeo: Agência Ecclesia)

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Breves

Dia 4 de outubro

Filme “A Carta” exibido em Campo de Ourique

O documentário “A Carta” que relata a história da Encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco vai ser exibido no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo na terça-feira, dia 4 de outubro, às 21h15.

Boas notícias

Apoio escolar a crianças de Cabo Delgado

Cristãos e muçulmanos juntos

Apoio escolar a crianças de Cabo Delgado

A tragédia que ocorre na província moçambicana de Cabo Delgado em consequência de ataques de insurgentes que se reivindicam do jihadismo obriga, constantemente, a rever o número de mortos e de deslocados. Mas também impõe que se olhe com muita atenção para o trabalho de apoio aos que se apresentam numa situação mais vulnerável

É notícia 

Entre margens

John Rawls: a religião nos limites da razão

John Rawls: a religião nos limites da razão

John Rawls nasceu há pouco mais de 100 anos (21.2.1921) e A theory of justice, a sua obra mais conhecida e seguramente o mais importante tratado de filosofia política de todo o século XX, data de 1971. Duas datas que os amantes da liberdade e da democracia política têm abundantes razões para celebrar, mas quase despercebidas na imprensa e na pomposamente chamada academia, territórios onde a razão serena vem tendo evidente dificuldade em singrar.

Como árvores desfolhadas

Como árvores desfolhadas

Um dia destes, alguém chamou a minha atenção para as duas árvores defronte à minha casa. Duas árvores da mesma natureza; mas enquanto uma delas estava coberta de folhas, a outra estava desfolhada.

Cultura e artes

Silêncio: devolver à vida a sua beleza

Livro de oração

Silêncio: devolver à vida a sua beleza novidade

Será um passo paradoxal falar do silêncio: afinal, ele será rompido para que dele se fale. Mas sabemos, na nossa experiência quotidiana, como a ausência de reflexão pode ser sinónimo, não de silêncio, mas de um adormecimento nos ruídos, distrações e imagens que constantemente nos interpelam.

Os Evangelhos Apócrifos traduzidos por Frederico Lourenço

Pré-publicação 7M

Os Evangelhos Apócrifos traduzidos por Frederico Lourenço

Frederico Lourenço, que tem estado a traduzir a Bíblia, num projeto muito aplaudido, apresenta agora a tradução para português dos evangelhos apócrifos, a partir das línguas originais – latim e grego. Combatidos a partir do século IV e excluídos a partir do século XVI, estes evangelhos apócrifos são agora reunidos numa edição bilingue. Pré-publicação.

Sete Partidas

Vigília

Vigília

Cai a noite. Esta noite é em Berlim. As noites são agora aqui, mas já foram em Coimbra, no Porto, em Lisboa. E estas noites acontecem em todo o mundo, disso tenho a certeza. O que faz um(a) médico(a) passar a noite à volta de um doente que sabe que, após uma primeira avaliação, é quase certo que não vai sobreviver? É quase certo.

Visto e Ouvido

Igreja tem política de “tolerância zero” aos abusos sexuais, mas ainda está em “processo de purificação”

D. José Ornelas

Bispo de Setúbal

Agenda

[ai1ec view=”agenda”]

Ver todas as datas

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This