Igreja e mesquita construídas lado a lado no Egito, em sinal de unidade

O projeto prevê também a construção de uma biblioteca e um parque infantil partilhados. Foto © Copts Today.
Uma igreja e uma mesquita estão a ser construídas lado a lado, sem nenhuma barreira entre os dois lugares de culto, no bairro de Moqattam, no noroeste do Cairo. O projeto é a concretização do sonho do ex-deputado Nabil Luke al-Babawi, que ficou conhecido pelas suas iniciativas destinadas a promover a harmonia nacional e a convivência entre os diferentes setores da sociedade egípcia.
A proposta de construir uma igreja e uma mesquita ao lado uma da outra, como um sinal de proximidade entre cristãos e muçulmanos, foi feita por Babawi em 2013, ano marcado por dezenas de atentados contra igrejas por parte de grupos islâmicos, na sequência da destituição do Presidente Mohamed Morsi, recorda a agência Fides.
No projeto, está prevista a construção de uma biblioteca onde poderão ser consultados e adquiridos livros sobre temas da espiritualidade cristã e muçulmana, estando apenas excluídas do catálogo obras associadas ao fanatismo religioso.
O espaço incluirá ainda um parque infantil e salas de atividades, para que cristãos e muçulmanos aí possam deixar os seus filhos enquanto participam nas celebrações, estimulando assim a interação entre as crianças das duas religiões.
Os promotores esperam que esta experiência piloto, que tem como principal objetivo promover a tolerância religiosa no país, em particular junto das gerações mais jovens, venha a ser reproduzida noutros bairros do Cairo e também noutras cidades do país.
Artigos relacionados

Hans Küng: morreu um gigante da teologia e do questionamento
Uma das grandes figuras da teologia contemporânea, estudioso e defensor do movimento ecuménico: Hans Küng morreu esta terça-feira, 6, na Alemanha, país em que há muito vivia, com a idade de 93 anos.
Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC
Breves
Cardeal Tolentino Mendonça preside ao 13 de maio em Fátima
O cardeal José Tolentino Mendonça irá presidir à peregrinação aniversária de maio no Santuário de Fátima. A informação foi avançada à revista Família Cristã esta sexta-feira, 9 de abril, pelo também cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima.
Greta Thunberg não vai à Cimeira do Clima em protesto contra distribuição injusta das vacinas anti-covid-19
Greta Thunberg, jovem ativista da luta contra as alterações climáticas, não estará presente na próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), que terá lugar em Glasgow (Reino Unido) de 1 a 12 de novembro de 2021.
Ler Saramago em conjunto num zoom de Lisboa a Roma
O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago, foi a obra escolhida para dar o mote ao encontro organizado por dois clubes de leitura, um de Roma, outro de Lisboa, que decorrerá via Zoom, dia 16 de abril, às 18h00. Uma segunda sessão, na qual participará Pilar del Rio, presidente da Fundação José Saramago, terá lugar a 25 de junho, também às 18h00. A inscrição é gratuita e está aberta a todos.
Monge condenado a dois anos de cadeia na Turquia por dar comida
O padre Sefer Bileçen, padre Aho no nome monástico, da Igreja Siríaca Ortodoxa, ofereceu comida a um grupo que bateu à porta do seu mosteiro. O Ministério Público turco disse que o grupo era do PKK e acusa-o de prestar auxílio a uma organização terrorista, como o Governo turco considera o PKK, que reivindica há décadas a independência do Curdistão.
Bênção de uniões homossexuais em debate na TSF
“Há portas que não devem ser fechadas, porque Deus é que está do outro lado dessas portas”, dizia, a terminar o debate, Jorge Teixeira da Cunha, padre e professor de Teologia Moral na Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Porto. No programa Olhe Que Não, que passou nesta quarta-feira, 7 de abril, ao início da tarde, na TSF, com moderação do jornalista Pedro Pinheiro, discutiu-se o documento da Congregação para a Doutrina da Fé, do Vaticano, que respondia “negativo” a uma pergunta sobre se a Igreja não pode abençoar uniões homossexuais.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias

Canais de Youtube do Vatican News inauguram língua gestual
A audiência geral do Papa Francisco desta quarta-feira, 7 de abril, foi transmitida nos novos canais de Youtube do Vaticano com tradução em língua gestual italiana e também em língua gestual americana.
É notícia
Entre margens
Persistência da desigualdade: O que Kuznets não viu novidade
A área das desigualdades tem um problema que muitas outras áreas da economia não têm: falta de dados. Esta situação deve-se não só ao facto de no passado não se ter registado da melhor forma, ou de todo, dados a nível de desigualdades, como também ao facto de não ser fácil aferir a realidade, por exemplo, dos rendimentos mais altos da sociedade, para chegar aos indicadores.
A necessidade de fricção na comunicação
A comunicação é a capacidade que o ser humano desenvolveu para sobreviver ao longo dos milénios da nossa existência sobre a Terra. Por isso, qualquer coisa que afecta a nossa capacidade de comunicar, afecta a nossa sobrevivência. Assim, é legítimo questionar o que os meios de comunicação estão a fazer ao nosso modo de comunicar. Não me refiro, propriamente, aos que protagonizam esses meios, como os jornalistas, mas aos meios em si, sobretudo, os mais recentes como os que encontramos nos nossos telemóveis.
Saberei ser quem sou?
Que me fosse concedido o desejo de aquietar a consciência, aquele dom invejável dos sábios discretos;
às tantas, vivo cansada de uma mente desobediente a perturbar cada instante que a vida me dispõe.
Cultura e artes
A torrente musical de “Spem in Alium”, de Thomas Tallis
Uma “torrente musical verdadeiramente arrasadora”, de esperança pascal, diz o padre Arlindo Magalhães, comentador musical, padre da diocese do Porto e responsável da comunidade da Serra do Pilar (Gaia), a propósito da obra de Thomas Tallis Spem in Alium (algo que se pode traduzir como “esperança para lá de todas as ameaças”).
A Páscoa é sempre “pagã”
A Páscoa é sempre pagã / Porque nasce com a força da primavera / Entre as flores que nos cativam com promessas de frutos. / Porque cheira ao sol que brilha na chuva / E transforma a terra em páginas cultivadas / Donde nascem os grandes livros, os pensamentos / E as cidades que se firmam em pactos de paz.
Daniel Faria e a sua “arte de criar amigos”, segundo o bispo Carlos Azevedo, presidente da Casa Daniel
Devemos ao bispo Carlos Azevedo, hoje delegado no Conselho Pontifício da Cultura, a primeira edição dos primeiros livros de Daniel Faria, cujo 50.º aniversário de nascimento se assinala neste sábado, 10 de Março, com a realização de diversas iniciativas promovidas pela Casa de Daniel.
50 Vozes para Daniel Faria
Daniel Faria o último grande poeta português do século XX, morreu há pouco mais de vinte anos. No sábado, dia 10, assinala-se o 50.º aniversário do seu nascimento. A Associação Casa Daniel assinala a efeméride com a iniciativa “50 Vozes para Daniel Faria” para evocar os poemas e a memória do poeta.
Sete Partidas
É o vírus, estúpido!
No princípio da semana (22 março), Angela Merkel reuniu com os ministros-presidentes dos estados alemães para tomar decisões sobre o que fazer perante o actual descontrolo da situação na Alemanha. As hesitações dos políticos e os truques que alguns responsáveis regionais arranjaram para iludir as regras combinadas por todos foram fatais para a luta contra a mutação inglesa. Esta terceira vaga está a ser ainda mais rápida e avassaladora do que já se temia.
Aquele que habita os céus sorri
feridos, inteiros, pascais novidade
breve comentário aos textos bíblicos lidos em comunidade | II Domingo da Páscoa B | Lisboa, 10 de Abril de 2021.
António Pedro Monteiro
Agenda