Igreja e mesquita construídas lado a lado no Egito, em sinal de unidade

| 10 Jul 20

Cópia de mesquita e igreja no egito, Foto Copts Today

O projeto prevê também a construção de uma biblioteca e um parque infantil partilhados. Foto © Copts Today.

 

Uma igreja e uma mesquita estão a ser construídas lado a lado, sem nenhuma barreira entre os dois lugares de culto, no bairro de Moqattam, no noroeste do Cairo. O projeto é a concretização do sonho do ex-deputado Nabil Luke al-Babawi, que ficou conhecido pelas suas iniciativas destinadas a promover a harmonia nacional e a convivência entre os diferentes setores da sociedade egípcia.

A proposta de construir uma igreja e uma mesquita ao lado uma da outra, como um sinal de proximidade entre cristãos e muçulmanos, foi feita por Babawi em 2013, ano marcado por dezenas de atentados contra igrejas por parte de grupos islâmicos, na sequência da destituição do Presidente Mohamed Morsi, recorda a agência Fides.

No projeto, está prevista a construção de uma biblioteca onde poderão ser consultados e adquiridos livros sobre temas da espiritualidade cristã e muçulmana, estando apenas excluídas do catálogo obras associadas ao fanatismo religioso.

O espaço incluirá ainda um parque infantil e salas de atividades, para que cristãos e muçulmanos aí possam deixar os seus filhos enquanto participam nas celebrações, estimulando assim a interação entre as crianças das duas religiões.

Os promotores esperam que esta experiência piloto, que tem como principal objetivo promover a tolerância religiosa no país, em particular junto das gerações mais jovens, venha a ser reproduzida noutros bairros do Cairo e também noutras cidades do país.

 

Artigos relacionados

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

Depois de Angola e Polónia

Símbolos da JMJ iniciam peregrinação pelas dioceses de Espanha

Dez jovens da diocese da Guarda irão entregar este domingo, 5 de setembro, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) aos jovens da diocese de Ciudad Rodrigo (Espanha), local onde terá início a peregrinação dos mesmos pelas dioceses espanholas. O encontro acontecerá na fronteira de Vilar Formoso, pelas 11h, e será seguido de uma celebração de acolhimento na Paróquia de Maria Auxiliadora, em Fuentes de Oñoro, divulgou o gabinete de imprensa da JMJ Lisboa 2023, em comunicado enviado às redações.

Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias

Boas notícias

É notícia

Entre margens

A palavra que falta explicitar no “cuidar da criação” novidade

No dia 1 de setembro começou o Tempo da Criação para diversas Igrejas Cristãs. Nesse dia, o Papa Francisco, o Patriarca Bartolomeu e o Arcebispo de Canterbury Justin assinaram uma “Mensagem Conjunta para a Protecção da Criação” (não existe – ainda – tradução em português). Talvez tenha passado despercebida, mas vale a pena ler.

Cultura e artes

Edgar Morin em entrevista

Só a capacidade de nos maravilharmos sustenta a resistência à crueldade e ao horror novidade

“Se formos capazes de nos maravilhar, extraímos forças para nos revoltarmos contra essas crueldades, esses horrores. Não podemos perder a capacidade de maravilhamento e encantamento” se queremos lutar contra a crise, contra as crises, afirmou Edgar Morin à Rádio Vaticano em entrevista conduzida pela jornalista Hélène Destombes e citada ontem, dia 18 de setembro, pela agência de notícias ZENIT

Cinema

Um machado, uma mulher e um cão

Se gosta de cinema e ainda for a tempo, não deixe de ver o filme de Pedro Almodóvar A Voz Humana. É uma curta-metragem (cerca de 30 minutos), complementada por uma entrevista muito interessante e esclarecedora com o realizador e a actriz, Tilda Swinton.

Sete Partidas

Aquele que habita os céus sorri

Agenda

[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]

Ver todas as datas

Parceiros

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This