Igreja e mesquita construídas lado a lado no Egito, em sinal de unidade

O projeto prevê também a construção de uma biblioteca e um parque infantil partilhados. Foto © Copts Today.
Uma igreja e uma mesquita estão a ser construídas lado a lado, sem nenhuma barreira entre os dois lugares de culto, no bairro de Moqattam, no noroeste do Cairo. O projeto é a concretização do sonho do ex-deputado Nabil Luke al-Babawi, que ficou conhecido pelas suas iniciativas destinadas a promover a harmonia nacional e a convivência entre os diferentes setores da sociedade egípcia.
A proposta de construir uma igreja e uma mesquita ao lado uma da outra, como um sinal de proximidade entre cristãos e muçulmanos, foi feita por Babawi em 2013, ano marcado por dezenas de atentados contra igrejas por parte de grupos islâmicos, na sequência da destituição do Presidente Mohamed Morsi, recorda a agência Fides.
No projeto, está prevista a construção de uma biblioteca onde poderão ser consultados e adquiridos livros sobre temas da espiritualidade cristã e muçulmana, estando apenas excluídas do catálogo obras associadas ao fanatismo religioso.
O espaço incluirá ainda um parque infantil e salas de atividades, para que cristãos e muçulmanos aí possam deixar os seus filhos enquanto participam nas celebrações, estimulando assim a interação entre as crianças das duas religiões.
Os promotores esperam que esta experiência piloto, que tem como principal objetivo promover a tolerância religiosa no país, em particular junto das gerações mais jovens, venha a ser reproduzida noutros bairros do Cairo e também noutras cidades do país.
Artigos relacionados

Abolir as armas nucleares
Dinâmicas colectivas mobilizadoras, pronunciamentos de líderes políticos, insistência nos apelos de dirigentes religiosos, são marcos que ajudam a explicar o facto de, a 7 de Julho de 2017, a Assembleia Geral da ONU ter adoptado, numa decisão histórica, o Tratado de Proibição das Armas Nucleares, votado por 122 países, com a ausência dos países detentores de armas nucleares, bem como dos membros da Aliança Atlântica.
Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC
Breves
Um debate virtual sobre A Economia de Francisco novidade
Com o objectivo de dar um contributo para a reflexão sobre o encontro A Economia de Francisco, que decorreu no final de Novembro, a Capela do Rato (Lisboa) organizou um debate, que decorrerá via Zoom, “sobre as pistas e os caminhos para uma economia mais humana e mais justa”.
Bispo católico une-se a líderes protestantes, judeus e muçulmanos contra perseguição de uigures na China
Um bispo católico inglês, Declan Lang, responsável pelo departamento de assuntos internacionais da Conferência Episcopal de Inglaterra e País de Gales, assinou uma carta pedindo ao Governo britânico que confira aos tribunais a possibilidade de rever os acordos comerciais do Reino Unido com países que sejam suspeitos de cometer genocídio.
Semana pela Unidade dos Cristãos: Aplicação disponibiliza orações em árabe
Pela primeira vez, os cristãos de língua árabe podem acompanhar as orações e meditações bíblicas da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (que se assinala entre 18 e 25 de janeiro) no seu próprio idioma, graças à tradução assegurada pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), em parceria com o Conselho de Igrejas do Médio Oriente (MECC) e a aplicação bíblica You Version – The Bible App.
Diocese espanhola vende bens patrimoniais para ajudar os pobres
O arcebispo de Valencia (Espanha), cardeal Antonio Cañizares, anunciou a criação da fundação diocesana Pauperibus, através da qual a sua diocese irá vender bens patrimoniais próprios “para aliviar as necessidades dos mais pobres e vulneráveis”, acentuadas pela pandemia de covid-19.
Reitor de Fátima lembra vítimas e todos os afectados pela pandemia
O reitor do Santuário de Fátima lembrou as “vítimas mortais, doentes, cuidadores e todos os que são afectados” pela pandemia, na homilia da primeira missa dominical em Fátima, neste novo confinamento em Portugal.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias

Organizações internacionais criam reserva global de vacinas contra o ébola
Várias organizações internacionais estão a criar uma reserva global de vacinas contra o ébola, que deverá chegar às 500 mil doses, com o objetivo de assegurar que os países afetados por epidemias deste vírus possam contê-las rapidamente.
É notícia
Entre margens
Banco de Tempo, solidariedade e o legado da minha mãe novidade
Pergunto-me ainda porque vivi quatro anos em Lisboa e não conheci um vizinho meu. Vivia num prédio com elevador, diga-se. Cruzava-me com pessoas nesse lugar, mas nunca nos falávamos, um bom dia que fosse… nunca ouvi, e nunca o disse… nunca quebrei o gelo. Tive de o quebrar, agora, dez anos depois, num prédio diferente, quando precisei que um residente em Portugal assinasse uma declaração atestando que um parente meu era seu vizinho. Para se obter um Atestado de Residência, em Portugal, é imperioso que um vizinho o ateste, antes da Junta da Freguesia.
Ihor Homenyuk, morada e conterrâneos
E para que não esqueçamos como é difícil romper a espessa camada do preconceito e da sobranceria nacionalista, não apenas em relação aos trabalhadores da construção civil como Ihor Homenyuk (onde se juntam o preconceito racial com o preconceito de classe), sir Hersch Lauterpacht, o académico de renome mundial, cavaleiro da Ordem do Império Britânico, foi eleito, em 1955, juiz do Tribunal Internacional de Justiça de Haia, “apesar da oposição de alguns que o consideravam insuficientemente britânico”.
O homem que o povo alemão pedia
Porquê escrever, a pretexto de um dia em memória das vítimas do Holocausto, sobre o homem responsável pelo maior genocídio da história? Porque também hoje pululam pequenos homens cheios de ódio, incapazes de lidar com a sua insignificância pessoal, mas cujo ego descomunal estimulado por um contexto favorável os pode transformar em caudilhos de populações exasperadas pelo abandono e pelo medo.
Cultura e artes
“Menina e Moça”, os judeus sefarditas e a emanação feminina de Deus
Gritos de espanto e assombro do poeta judeu português, Samuel Usque, face à perseguição e tragédia do seu povo. Dor que transcende o Universo. Atracou em Sepharad – nome judaico dado à Península Ibérica – nos séculos II ou III, numerosa comunidade judaica que aqui se estabeleceu: artesãos, cientistas, comerciantes, escritores, filósofos, juristas, médicos, frequentadores das cortes e conselheiros de reis.
A vida, o sofrimento e Jesus
Dois autores, ambos presbíteros com profundas experiências e preocupações pastorais – Valdés é biblista argentino, Bermejo é especialista na pastoral da saúde em Espanha – oferecem em Peregrinar a Jesus um contributo notável para aprofundar as difíceis e exigentes questões relacionadas com a saúde, o sofrimento e a relação de fé.
O olhar da raposa
Infelizmente, são ainda muitos os lugares deste mundo onde a pena de morte continua a existir e a ser praticada. Sirvam de exemplo estas notícias do Público de sexta, 11 de Dezembro e Domingo 13 de Dezembro: “Trump autoriza onda de execuções como não se via há 124 anos”; “Alfred Bourgeois é o segundo executado em dois dias pela Administração Trump”; “Irão executa jornalista por inspirar protestos de 2017 contra o regime”.
A pegada de religiosidade na obra de João Cutileiro
“Na vasta obra de João Cutileiro, há uma intermitente, mas persistente, pegada de religiosidade que deixou plasmada em poemas de pedra”, escreve o padre Mário Tavares de Oliveira, cónego da diocese de Évora, num texto que evoca a arte do escultor que morreu no passado dia 5.
Sete Partidas
Angela Merkel
Partilho o último discurso de Ano Novo de Angela Merkel como chanceler alemã. A princípio não gostava muito dela, e desgostei especialmente na época da crise do euro. A rejeição era tal que, há cerca de 15 anos, os meus filhos sentiram necessidade de tomar uma importante decisão pessoal: anunciaram que gostavam muito dos avós “apesar de eles votarem na Angela Merkel”.
Aquele que habita os céus sorri
e se Deus for esse que precisa de ti para erguer alguém?
breve comentário aos textos bíblicos lidos em comunidade | Domingo III TC B | Lisboa, 23 de Janeiro de 2021.
António Pedro Monteiro
Agenda