“O grande sonho da Economia de Francisco é uma transformação na sociedade” – um debate dos Focolares em vídeo, nesta quinta, 30

Criar um modelo económico que não contribua para aumentar desigualdades é o objectivo do encontro de Assis. Foto: Direitos reservados
“O grande sonho d’A Economia de Francisco é uma transformação na sociedade, uma transformação no modo como vemos o mundo.” A afirmação é do economista Ricardo Zózimo, num debate pré-gravado sobre a economia social no contexto da pandemia da covid-19, que na noite desta quinta-feira, 30 de Julho, às 21h30, será transmitido no canal do Movimento dos Focolares no YouTube.
Com esta iniciativa, os Focolares portugueses assinalam os 100 anos do nascimento de Chiara Lubich, a fundadora do movimento que tem como algumas das suas intuições mais importantes o diálogo ecuménico e inter-religioso, a vida comunitária, a promoção de um novo modelo económico e a evangelização pelas artes. Ao mesmo tempo, o debate desta quinta-feira pretende ser também um contributo para a preparação do encontro A Economia de Francisco, que decorrerá entre 19 e 21 de Novembro, em Assis, depois de ter sido adiado por causa da pandemia e da quarentena.
Com essa iniciativa, convocada pelo Papa para reunir jovens economistas e empresários, pretende-se formular um pacto, no espírito de São Francisco de Assis, que ajude a construir um modelo económico mais justo e sustentável, que dê protagonismo a quem hoje é excluído. Na carta que escreveu a convocar o encontro, o Papa apresenta a proposta de questionar as actuais “leis” económicas produtoras de desigualdade e exclusão e levar à construção de uma economia feita à medida das pessoas. Ou seja, uma economia socialmente justa, economicamente viável, ambientalmente sustentável e eticamente responsável.
Ricardo Zózimo, professor auxiliar de gestão na Universidade Nova de Lisboa (NovaSBE), diz que o seu sonho para o encontro de Assis “é partir de uma economia que se foca no valor” e no impacto: “Como é que provocamos impacto nas pessoas, nas empresas e no ambiente à nossa volta? Essa é a grande transformação que todos queremos ver.”
A economia actual tem “o foco no valor acrescentado e esse foco deixou o mundo com muitas cicatrizes, cicatrizes sociais nas relações entre as pessoas que vemos ao nosso redor”, diz Ricardo Zózimo no debate, de que o 7MARGENS antecipa alguns excertos.
O economista português considera-se “bastante entusiasmado”, porque já houve “algum tempo, devido ao adiamento de Março para Novembro, para aprofundar” como “mudar a economia para um novo modelo”.
Muita coisa a acontecer
Luigino Bruni, um dos principais responsáveis pela organização do encontro, acrescenta que há “várias coisas muito interessantes a acontecer”, na dinâmica de preparação do encontro. “Depois da crise da covid, muitas actividades já começaram com seminários digitais”, a um ritmo de duas ou três iniciativas, acrescenta o professor de economia na Universidade de Roma. O que quer dizer que os participantes não estão só à espera, mas estão já a viver o encontro A Economia de Francisco:
As comemorações do centenário de Chiara Lubich, iniciadas no último 7 de Dezembro de 2019, em Trento (Norte de Itália, cerca de 200 quilómetros a nordeste de Veneza), onde ela nasceu, prolongam-se até final deste ano. (O programa das comemorações é divulgado e actualizado em permanência na página oficial do Movimento dos Focolares.)
Nesta primeira iniciativa, intitulada Impacto Comunitário, haverá também uma homenagem ao poeta brasileiro Heleno Oliveira, membro dos Focolares e sobre cuja poesia escreveu Sophia de Mello Breyner Andresen: “A poesia de Heleno é um mundo simultaneamente uno e múltiplo. É simultaneamente um caminho e o diário desse caminho. É uma busca espiritual que passa através de uma busca intelectual. É caminho e é encruzilhada. A sua poesia é escrita entre a luz e a escuridão, entre peso e graça. Entre o esplendor múltiplo da terra e o escândalo do mundo. Entre a beleza que o homem criou e a dor, o abuso e a opressão.”
Dois outros vídeo-debates terão lugar no dia 1 de Outubro e 10 de Dezembro de 2020, sobre os temas Impacto Intergeracional e Impacto Ecológico. As comemorações do centenário no nascimento de Chiara Lubich, sob o lema Celebrar para Encontrar, iniciaram-se com uma exposição em Trento, com a colaboração do Museu Histórico da cidade (Fondazione Museo Storico del Trentino), que pode ser vista na página virtual.

Chiara Lubich. Foto extraída de um vídeo do Movimento dos Focolares
Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, nunca fez votos religiosos, permanecendo solteira e leiga – factos que nem sempre foram bem aceites por várias estruturas do Vaticano. Chiara, como é chamada entre os Focolares, iniciou a nova experiência em 1943, com 23 anos, quando deixou a sua casa e, com algumas amigas, foi apoiar os mais pobres que sofriam com os bombardeamentos da II Guerra Mundial.
Hoje, os Focolares (nome italiano para “lar”) são perto de 150 mil (uns quatro mil em Portugal), e cerca de metade pertence a igrejas e comunidades cristãs não-católicas ou a outras religiões (muçulmanos, judeus, hindus, budistas…). Autora de vários livros, a sua vida e obra estão contadas em Um Povo Nascido do Evangelho (ed. Paulus). Morreu em 2008, aos 88 anos. Na ocasião, o então Papa Bento XVI saudou o “compromisso constante pela comunhão na Igreja, pelo diálogo ecuménico e a fraternidade entre os povos” de Chiara Lubich.
A maioria dos focolares vivem em 780 pequenas comunidades (em 87 países) de homens ou mulheres. A economia de comunhão, que desafia as empresas a partilhar a riqueza com os mais pobres, foi outra das suas propostas.
Artigos relacionados

360 mil saídas em 2021
Caminho Sinodal não evitou “êxodo dos fiéis” numa Igreja alemã em crise profunda novidade
Cerca de 360 mil pessoas abandonaram oficialmente a Igreja Católica na Alemanha no ano de 2021. Um número elevado como nunca! Que se passa afinal? Quem são estes baptizados e baptizadas que se dirigem às repartições do registo civil para declarar que querem desligar-se da Igreja?
Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC
Breves
Para mostrar proximidade
Papa envia Secretário de Estado ao Congo e Sudão
O Papa Francisco vai enviar o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, para visitar o Congo e o Sudão do Sul, Kinshasa e Juba, respetivamente, como forma de «mostrar a sua proximidade aos amados povos do Congo e do Sudão do Sul».
Ao Caminho Neocatecumenal
“Tudo na Igreja, nada fora da Igreja”, pede o Papa
O Papa recebeu hoje uma delegação do Caminho Neocatecumenal no Auditório Paulo VI, do Vaticano, pedindo “docilidade e obediência”, com particular atenção à ligação com os bispos de cada diocese. Num curto discurso, ao qual juntou algumas palavras de improviso,...
De 1 a 31 de Julho
Helpo promove oficina de voluntariado internacional
Encerram nesta sexta-feira, 24 de Junho, as inscrições para a Oficina de Voluntariado Internacional da Helpo, que decorre entre 1 e 3 de Julho. A iniciativa é aberta a quem se pretenda candidatar ao Programa de Voluntariado da Organização Não Governamental para...
Declaração conjunta
Conselho Mundial das Igrejas condena guerra na Ucrânia
O Conselho Mundial das Igrejas (CMI) condenou de forma veemente a guerra na Ucrânia.
Isenção de propinas
Católica lança programa de bolsas para refugiados
A Universidade Católica Portuguesa vai atribuir 24 bolsas de estudo para refugiados com isenção de propinas. a Universidade declara que “junta-se ao esforço nacional de acolhimento e integração dos refugiados com o lançamento de um programa de atribuição de bolsas”, num comunicado enviado ao 7MARGENS.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias

L'Osservatore di Strada
Um jornal do Vaticano para dar voz aos sem-abrigo
São 12 páginas para fazer a diferença: o Vaticano vai lançar esta quinta-feira a primeira edição especial do seu jornal, L’Osservatore di Strada, em versão online e impressa, para dar voz a quem vive na rua, muitos deles junto à Praça de São Pedro.
É notícia
Dia dos Mártires
Igreja na Índia recorda massacre de 2008
Treze anos depois da onda de violência que varreu o Estado de Orissa, na Índia, provocando mais de 100 mortos, a justiça é ainda uma miragem, denuncia a Fundação AIS. Desde 2016 que é celebrado pela Igreja em Orissa o dia dos Mártires.
Fundação AIS
Padre haitiano morto a tiro
Um padre que dirigia um orfanato no Haiti foi morto a tiro, Andrè Sylvestre, de 70 anos de idade, foi assassinado na tarde de segunda-feira, 6 de setembro, durante uma tentativa de assalto, revelou a Fundação AIS.
IndieLisboa
Cinema: prémio Árvore da Vida atribuído a “Sopro”
O filme “Sopro”, realizado por Pocas Pascoal, uma cineasta angolana de 58 anos, foi distinguido na segunda-feira com o prémio Árvore da Vida, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), no final da 18.ª edição do festival de cinema independente IndieLisboa.
Vídeo do Papa
Francisco pede estilo de vida sóbrio e ecossustentável
Adotar um estilo de vida sóbrio e ecossustentável é o desafio lançado pelo Papa Francisco no vídeo com a intenção de oração para setembro, divulgado pela Rede Mundial de Oração do Papa.
Máximo histórico
Quatro em cada dez espanhóis dizem-se ateus ou não crentes
O estudo mais recente do Centro de Investigações Sociológicas de Espanha revela que quase quatro em cada dez espanhóis (38,7%) se declaram ateus ou não crentes e são apenas 16,7% os inquiridos que se assumem como católicos praticantes. Trata-se do máximo histórico do número de não crentes e do valor mais baixo alguma vez registado em relação aos católicos praticantes. Se a tendência se mantiver, estima-se que dentro de dois anos o número de não crentes no país ultrapasse, pela primeira vez, o de crentes.
Entre margens
Saúde mental dos jovens: a urgência de um novo paradigma novidade
A saúde mental dos jovens tem-se vindo a tornar, aos poucos, num tema com particular relevância nas reflexões da sociedade hodierna, ainda que se verifique que estas possam, muitas das vezes, não resultar em concretizações visíveis e materializar em soluções para os problemas que afetam os membros desta mesma sociedade. A verdade é que, apesar de todos os esforços por parte dos profissionais de saúde e também das pessoas, toda a temática é, ainda, envolvida por uma “bolha de estigmas”, o que a transforma numa temática-tabu.
O segredo da multiplicação
Se houve alguém que soube colocar as suas qualidades excecionais de comunicador e de mobilizador de vontades, foi o cónego João Seabra.
Por onde pode começar a sinodalidade?
Será que os grupos que se reúnem para realizar como comunidade este percurso sinodal se lembram do gesto mais simples e mais evidente que o ser humano consegue identificar à distância? Um gesto que pode iluminar uma sala inteira sem se acender a luz? Um gesto...
Cultura e artes
"The Red Hand Files"
“Enough!”. O fã que se fartou das “tretas” de Nick Cave sobre Deus
A mensagem é curta e grossa: “For fuck’s sake, enough of the God and Jesus bullshit!” – a tradução pode ser suavizada, ou carregada nas tintas. Dada a ira do leitor de Nick Cave, o tom será mais o calão forte que a interjeição zangada. “Caramba! Chega desta treta de Deus e Jesus!”
Projeto polémico
Movimento cívico organiza cordão humano pela não destruição do património da Sé de Lisboa
O movimento cívico “Apoiar a Sé de Lisboa 2022” promove este sábado, 25 de junho, um cordão humano pela preservação e musealização adequada dos vestígios arqueológicos da Sé Patriarcal. A concentração está marcada para as 11h, em frente à catedral.
Clérigos e Misericórdia do Porto
Um “tesouro literário português” entregue à Biblioteca do Vaticano
O presidente da Irmandade dos Clérigos e o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto entregam na Santa Sé um manuscrito da Tragédia Amorosa de Dona Inês de Castro, obra histórica do poeta quinhentista António Ferreira.
Livro de João Reis
“Cadernos da Água”, um romance a ler
É um livro envolvente e inquietante. Alienante, só se for no sentido de nos transportar para outra realidade, mas de nenhum modo sem nos deixar sossegados no nosso hoje. Cadernos da Água é o seu título, João Reis o seu autor. Valeram a pena as horas intensas de leitura que lhe dediquei, porque me alargaram os horizontes da vida e da esperança.
Saborear os clássicos (IX)
“Demónios”, de Dostoiévski: Polifonia de vozes e caracteres
Comemoraram-se em 2021 os duzentos anos do nascimento de Fiódor Dostoiévski (1821-1881). Segundo James Joyce, ele criou, mais do que qualquer outro, a prosa moderna; Nietzsche considera-o “o único psicólogo… do qual tive algo a aprender”. Demónios, uma das suas grandes obras-primas, talvez menos conhecida, revela grande actualidade nos séculos XX e XXI.
Sete Partidas
Acolher sem porquês
Eu e o meu namorado vivemos na Alemanha e decidimos desde o início da guerra na Ucrânia hospedar refugiados em nossa casa. Pensámos muito: nenhum de nós tem muito tempo disponível e sabíamos que hospedar refugiados não é só ceder um quarto, é ceder paciência, muita paciência, compreensão, ajuda com documentos…
Aquele que habita os céus sorri
a quem pediram autorização os profetas?
Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XIII do Tempo Comum C. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 25 de Junho de 2022.
Agenda
[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]