Grande peregrinação a Meca confirmada, mas com “número muito limitado” de fiéis

| 23 Jun 20

A Arábia Saudita anunciou esta segunda-feira, 22 de junho, que a grande peregrinação muçulmana a Meca, realizada anualmente no final de julho, irá acontecer também este ano, mas com um “número muito limitado de fiéis”, noticiou o jornal La Croix.

Aquele que é um dos maiores eventos religiosos do mundo, e que reuniu 2,5 milhões de fiéis em 2019, ficará este ano restrito à participação dos residentes no reino saudita, como medida de contenção da pandemia de covid-19.

A decisão de manter a peregrinação ocorre apesar do alerta lançado pelo diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, na passada sexta-feira, de que a pandemia de covid-19 está a acelerar e o mundo entrou agora “numa fase muito perigosa”. A Arábia Saudita é o país da região do Golfo onde se registaram até agora mais infeções pelo novo coronavírus, tendo já ultrapassado os 160 mil casos.

 

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

“A Lista do Padre Carreira” numa reportagem 7MARGENS/TVI com documentos inéditos

“A Lista do Padre Carreira” numa reportagem 7MARGENS/TVI com documentos inéditos novidade

A Lista do Padre Carreira é o título da reportagem televisiva sobre Joaquim Carreira, o reitor do Colégio Pontifício Português de Roma que, durante o ano lectivo 1943-44, deu refúgio e abrigo a meia centena de perseguidos, antifascistas, judeus e outros resistentes à ocupação nazi-fascista da capital italiana.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

Combustíveis fósseis

Seis organizações cristãs criticam inação do G7

Seis organizações cristãs expressaram publicamente, no dia 23 de maio, o seu “enorme desapontamento com o facto do comunicado final dos líderes do G7” reunidos na recente Cimeira de Hiroxima “descrever como ‘apropriado’ o investimento público em combustíveis fósseis” e de nele “os líderes pedirem uma expansão do setor de gás e bloquearam os esforços para se comprometerem com a data de eliminação do carvão doméstico em 2030”.

Dia 25 de maio

Bispo ortodoxo preside a vigília de Pentecostes na Capela do Rato

Uma vigília de Pentecostes para “invocar a paz como dom do Espírito de Cristo ressuscitado” será celebrada pela comunidade católica da Capela do Rato, em Lisboa, no próximo dia 25 de maio, às 21 horas, e presidida pelo bispo Petru Pruteanu, bispo da Igreja Ortodoxa Autónoma para a Europa ocidental, em Portugal e Espanha.

Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias

Boas notícias

Jesuítas lançam plataforma para ajudar refugiados a encontrar habitação em Portugal

Iniciativa A_REDE

Jesuítas lançam plataforma para ajudar refugiados a encontrar habitação em Portugal

Tendo em conta as dificuldades de acesso ao mercado imobiliário privado por parte de pessoas refugiadas, o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) e a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) acabam de lançar A_REDE, uma plataforma  online que pretende ser uma “ponte” entre as famílias de refugiados e todas as pessoas que queiram fazer parte do seu acolhimento e inclusão em Portugal.

É notícia

Entre margens

Liberdade e verdade

Liberdade e verdade novidade

As religiões, enquanto se consideram guardiãs da verdade, tendem a conviver mal com a afirmação da liberdade individual. Nas suas fileiras, coartam-na, limitam-na, enquanto apelam permanentemente à obediência férrea a uma autoridade que se considera incontestável, porque garante da verdade.

O escutismo católico português no seu centenário: três segredos, um desafio e o futuro

O escutismo católico português no seu centenário: três segredos, um desafio e o futuro

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português atingiu a 27 de maio de 2023 a bonita idade de 100 anos. Como com uma pessoa que chegue a esta idade, todos queremos saber qual o segredo para tal longevidade? Tudo se afigura passível de admiração! O que agora apresento é uma visão muito pessoal, de alguém que ingressou aos 17 anos num agrupamento cheio de história, em Brito, no núcleo de Guimarães.

Cultura e artes

Sete Partidas

Papa Francisco e Espiritanos abraçados

Papa Francisco e Espiritanos abraçados

Há sonhos de menino que levam tempo a ganhar corpo. Este era um deles: cumprimentar o Papa e até trocar com ele algumas palavras. Aconteceu hoje, uma segunda feira que é o primeiro dia do resto da minha vida. Os Espiritanos celebram os 175 anos da fusão das duas Congregações que estão na sua origem.

Aquele que habita os céus sorri

sem medo do fogo

sem medo do fogo

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo de Pentecostes A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 27 de Maio de 2023.

Agenda

[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]

Ver todas as datas

Parceiros

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This