Suspeita de irregularidades nas contas da Fábrica de São Pedro. Papa nomeia comissário para investigar

Cúpula da Basílica de São Pedro, Vaticano. Outubro de 2019. Foto © António Marujo/7MARGENS.
Na sequência de uma denúncia da existência de irregularidades nas contas da Fábrica de São Pedro (organismo responsável pela gestão da Basílica com o mesmo nome, no Vaticano), o Papa Francisco nomeou na segunda-feira, 29 de junho, um comissário extraordinário para investigar e proceder a uma reorganização do departamento administrativo.
A denúncia partiu do escritório do revisor geral do Vaticano, responsável por controlar os orçamentos e balanços dos diversos departamentos do Estado, e levou a Justiça da Santa Sé a apreender, esta terça-feira, alguns documentos e material informático nas instalações da Fábrica de São Pedro, avançou o Vatican News.
O Papa Francisco, que havia promulgado em maio o Motu Proprio “Sobre a transparência, o controlo e a concorrência nos procedimentos de adjudicação dos contratos públicos da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano”, nomeou agora o núncio apostólico Mario Giordana como comissário extraordinário para investigar especificamente a situação da Fábrica de São Pedro, tarefa na qual será assistido por uma comissão.
Giordana, que deixou o serviço diplomático da Santa Sé em 2017 depois de atingir a idade limite para o cargo, tem como missão “atualizar os estatutos, tornar transparente a administração e reorganizar os escritórios administrativos e técnicos da Fábrica”.
A Fábrica de São Pedro é a entidade criada para a gestão do conjunto de obras e serviços na Basílica de São Pedro e de algumas estruturas no território adjacente sob a responsabilidade daquela que é a maior igreja do mundo e símbolo do pequeno estado da Cidade do Vaticano.
Artigos relacionados

Precisamos de nos ouvir (17) – Maria do Céu Sousa Fernandes: As azáleas voltarão a abrir na primavera novidade
Recentemente, num dos raros dias de sol deste inverno chuvoso, reparei que no meu pequeno jardim havia uma azálea já florida. Fiquei contente. A primavera está a chegar e com ela as flores, os frutos e tudo o mais que é necessário e que a terra nos dá.
Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC
Breves
Acusado de abuso de menor, padre de Vila Real deixa sacerdócio
Heitor Antunes, durante décadas padre da diocese de Vila Real, pediu e obteve do Papa Francisco o abandono do ministério na sequência de um processo aberto pela diocese em 2019 por abusos de menores.
Peditório digital da Cáritas entre 28 de fevereiro e 7 de março
O peditório nacional da rede Caritas vai pela segunda vez decorrer em formato digital, podendo os donativos ser realizados, durante a próxima semana, de 28 de fevereiro a 7 de março, diretamente no sítio da Cáritas Nacional ou por transferência bancária.
Cardeal Tolentino vence Prémio Universidade de Coimbra
O Prémio Universidade de Coimbra foi atribuído ao cardeal José Tolentino Mendonça, anunciou a instituição nesta quinta-feira, 25. O reitor, Amílcar Falcão, referiu-se ao premiado como “uma figura ímpar, uma pessoa de cultura com uma visão social inclusiva.”
Recolha de bens e fundos para Pemba continua em Braga até 31 de março
O Centro Missionário Arquidiocesano de Braga – CMAB decidiu prolongar até 31 de março a campanha para recolha de bens a enviar para Moçambique, onde serão geridos e distribuídos pela Diocese de Pemba, para apoiar “o meio milhão de pessoas deslocadas que fogem das suas aldeias atacadas por um grupo sem rosto.
Regresso das celebrações presenciais: bispos com posição a 9 de março
O conselho permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai analisar a evolução da pandemia e divulgará novas orientações sobre as celebrações presenciais no próximo dia 9 de março.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias

Virgínia será o primeiro estado do Sul e o 23º dos EUA a abolir a pena de morte
Dois projectos de lei para abolir a pena de morte na Virgínia foram aprovados pela assembleia deste Estado norte-americano nesta segunda-feira, 22 e remetidos ao governador Ralph Northam (do Partido Democrata), que os deverá assinar.
É notícia
Entre margens
A sociedade e os idosos novidade
Ao longo do último ano, tempo em que já dura a dolorosa pandemia que nos tem retido confinados, embora pelos piores motivos muito se tem falado dos que vivem em residências para idosos. Antes da covid-19, pelo que nos é dado agora saber, uma boa parte dos cidadãos e dos políticos parece que pouco ou nada sabiam do que se passava nestas instituições, quer nas clandestinas quer nas comparticipadas pelo Estado.
Servir: lavar as mãos, lavar os pés, lavar o coração
Depois de alguma leitura, aquela conversa não me saía da cabeça. Lembrei-me do ritual do “Lava pés”, que teve lugar na última ceia de Jesus Cristo, na qual Ele ensinou-nos, entre outras coisas, a partilhar o pão e o vinho (a comida) e a servir (lavou os pés aos seus discípulos). Lembrei-me também de uma tradição ocidental, segundo a qual quando alguém vai à casa de outrem pela primeira vez, a dona de casa deve servir ao visitante o “primeiro copo”. Por ser de “bom tom”, é cortês. E é, porque abre o à vontade ao visitante.
Como o “bicho” mexe com a prática religiosa
A verdade é que um de cada três cristãos praticantes americanos parou de frequentar a igreja com a pandemia, apesar da evidência de que a comunidade de fé exerce um efeito integrativo do ponto de vista social, de estabilização emocional e promove o encorajamento e a esperança dos indivíduos. Curiosamente, as gerações mais novas apresentaram mais dificuldades na substituição das celebrações presenciais pelas online, eventualmente devido a uma maior necessidade gregária.
Cultura e artes
Canções para estes tempos de inquietação
No ano em que Nick Cave se sentou sozinho ao piano, para nos trazer 22 orações muito pessoais, desde o londrino Alexandra Palace para todo o mundo, numa transmissão em streaming, o australiano dedicou-se também à escrita de 12 litanias a convite do compositor neoclássico belga Nicholas Lens.
Franz Jalics, in memoriam: a herança mais fecunda
Correr-se-ia o risco de passar despercebido o facto de ser perder um dos mais interessantes e significativos mestres da arte da meditação cristã do século XX, de que é sinal, por exemplo, o seu reconhecimento como mestre espiritual (a par de Charles de Foucauld) pela conhecida associação espanhola Amigos del Desierto, fundada por Pablo d’Ors.
A luta de Abel com o Caim dentro dele
Como escrever sobre um filme que nos parece importante, mas nem sequer foi daqueles que mais nos entusiasmou? E, no entanto, parece “obrigatório” escrever sobre ele, o último filme de Abel Ferrara, com o seu alter-ego e crístico Willem Dafoe: Sibéria.
Mosteiro de Tibães recupera cinco retratos da Sala do Capítulo
Cinco retratos de abades gerais beneditinos foram devolvidos à Sala do Capítulo Geral do Mosteiro de Tibães, em Braga, na sequência dos trabalhos de recuperação e valorização patrimonial que têm sido levados a efeito, aproveitando o encerramento ao público por causa da pandemia.
Sete Partidas
Vacinas: Criticar sem generalizar
Alguns colegas de coro começaram a falar dos espertinhos – como o político que se ofereceu (juntamente com os seus próximos) para tomar as vacinas que se iam estragar, argumentando que assim davam um bom exemplo aos renitentes. Cada pessoa tinha um caso para contar. E eu ouvia, divertida.
Aquele que habita os céus sorri
que forma tem o Deus em que acreditas? novidade
breve comentário aos textos bíblicos lidos em comunidade | Domingo II Quaresma B | Lisboa, 27 de Fevereiro de 2021.
António Pedro Monteiro
Agenda